220 pessoas concluem os cursos da Pastoral da Saúde em 2022

Marcos Rubens

No sábado, 10, a Pastoral da Saúde da Arquidiocese de São Paulo realizou a missa em ação de graças, na Catedral da Sé, pelos serviços, atividades e cursos realizados em  2022. Ao todo, 220 alunos concluíram as formações: 170 no Curso da Pastoral da Saúde, oferecido nas seis regiões episcopais e outros 50 no Curso de Pastoral Hospitalar, realizado na Paróquia Santa Generosa, na Região Sé.

A missa foi presidida por Dom Rogério Augusto das Neves, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, tendo entre os concelebrantes o Padre João Inácio Mildner, Assistente Eclesiástico da Pastoral da Saúde na Arquidiocese de São Paulo e no Regional Sul 1da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e os demais sacerdotes assistentes eclesiásticos desta Pastoral, bem como os capelães em hospitais.

Na homilia, Dom Rogério lembrou dos testemunhos que os agentes da Pastoral da Saúde dão e do que representam para aqueles que como “ovelhas perdidas” se deparam com o sofrimento. “Nós não podemos minimizá-los ou reduzi-los àquilo que eles vivenciam; Também nós acolhemos as pessoas em situações de vícios e dependentes químicos, além de suas famílias, como chamados de Deus todos os dias, em todos os momentos para cura e libertação”.

Muitos dos que se formaram manifestaram a alegria pela conclusão do curso, como foi o caso da pedagoga Márcia Ramírez Paludett, que fez o curso na Região Ipiranga. “Nesta celebração, disse para Deus o sim ao meu irmão, também para escutá-lo e sentir o pedido dos filhos para conseguir se libertar, pois para Deus nada é impossível!”.

A senhora Sandra, da Paróquia Nossa Senhora de Loreto, na Região Santana, destacou que a formação foi importante “para sabermos lidar com os doentes, principalmente para nós levarmos a Comunhão aos doentes e idosos. Nesta missa, o que me tocou foi  quando o bispo falou da importância do nosso comportamento diante das pessoas, nossas atitudes, como podemos influenciar”.

Marcos Rubens

“Após os dois anos de pandemia, a Pastoral da Saúde continua formando novos voluntários para atuarem em hospitais e lares daqueles que sofrem, orientando-os e minimizando dores, angústias e sofrimentos”, enfatizou a senhora Izabel, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Vila Nova Cachoeirinha. 

Já a recém-formada Adriana de Souza Alves, da Diocese de Campo Limpo, é agente de pastoral na Capela São Joaquim, do Hospital Beneficência Portuguesa. Quando ela trabalhou em uma prestadora de serviços do hospital, começou a participar das missas em seu horário de jantar e assim permaneceu mesmo após ser desligada da empresa, e neste ano decidiu fazer o curso. “Agora, pretendo, com a graça de Deus, auxiliar na visitação hospitalar ao Cristo sofredor no irmão acamado”.

Paulina Lawand lembra que se preparava para ser ministra da eucaristia na Região Ipiranga quando a Cúria anunciou sobre o curso da Pastoral da Saúde, e que se sentiu chamada a organizar a Pastoral da Saúde de sua paróquia: “Por ser enfermeira, posso colaborar na escuta, no alívio do sofrimento, levar Jesus Eucarístico aos que sofrem e se sentem abandonados na Paróquia São João Batista, do Ipiranga.

Padre João Mildner, após a comunhão, agradeceu a Dom Rogério pela presidência da Eucaristia, aos demais assistentes eclesiásticos e capelães, e a todos os envolvidos com a formação dos novos Agentes de Pastoral da Saúde.

Por Marcos Rubens
Especial para O SÃO PAULO
 

guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Marcos Rubens Ferreira
Marcos Rubens Ferreira
1 ano atrás

Peçamos ao Senhor e Mestre da Messe que envie mais operários: enviasse Senhor muitos operários, pois a Messe é grande e os operários são poucos!

Marcos Rubens Ferreira
Marcos Rubens Ferreira
1 ano atrás

Peçamos ao Senhor e Mestre da Messe que envie mais operários: enviai Senhor muitos operários, pois a Messe é grande e os operários são poucos!