CNBB recebe em sua sede bispos recém nomeados na 33ª Edição do Encontro de Novos Bispos

CNBB recebe em sua sede bispos recém nomeados na 33ª Edição do Encontro de Novos Bispos, Jornal O São Paulo
Foto: Ascom CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe em sua sede em Brasília (DF) de 27 de fevereiro a 3 de março, a 33ª edição do Encontro de Novos Bispos, organizado pela Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada. Desta vez, o encontro reúne os 19 bispos que foram nomeados pelo Papa Francisco a partir do segundo semestre de 2021 até o final do ano passado.

Na manhã deste primeiro dia, os participantes estão sendo apresentados à história, a forma como está organizada, a teologia e os desafios atuais da Conferência.

Quem conduziu a reflexão foram o bispo-auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, e o arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Scherer, que representa a entidade no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).

O presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom João Francisco Salm reforçou que o objetivo do encontro é integrar os novos bispos na dinâmica e na vida da Conferência, promovendo a comunhão e a colegialidade no serviço à Igreja no Brasil.

O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a celebração de abertura do encontro. Dom Walmor manifestou alegria de participar do encontro com os bispos nomeados pelo Papa Francisco recentemente.

Comunhão com irmãos

Um dos participantes, é o monsenhor Reginei José Modolo nomeado em 7 de dezembro do ano passado como bispo auxiliar na arquidiocese de Curitiba (PR). O reverendo faz parte do clero de Cascavel (PR) e, até então, exerceu o ministério de pároco na Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Cascavel. Ele disse sentir-se bem acolhido na comunhão com os outros irmãos bispos para esta nova missão que está assumindo na Igreja no Brasil. 

“Espero, neste encontro, conhecer, partilhar e estudar sobre o que é a vida de um bispo como membro da CNBB”, disse.

Programação 

27 de fevereiro
– 7h – Celebração Eucarística
– 8h30 – Acolhida e apresentação da CNBB, conversa com os assessores e visita aos setores, com dom Joel Portella, secretário-geral da CNBB
– 10h25 – A Teologia da Conferência e seus desafios atuais, com cardeal Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo
– 14H45 – O bispo e sua missão hoje, com o arcebispo de Porto Alegre (RS) e primeiro-vice presidente da CNBB, dom Jaime Spengler
– 18h – Vésperas
– 20h – Partilha de Experiências

28 de fevereiro
7h – Celebração Eucarística com laudes
8h30 – Visitas à Edições CNBB, CCM, Casa de Formação dom Luciano e Pontifícias Obras Missionárias
14h30 – Hora média
14h45 – Direito Canônico, com o bispo de Ribeirão Preto (SP) e presidente da Comissão de Redação, dom Moacir Silva
18h – Vésperas
20h – Partilha de Experiências

1º de março
7h – Laudes
8h – Relações institucionais, com o assessor político da CNBB, padre Paulo Renato
10h30 – Visita à ao Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro
12h – Celebração Eucarística na Nunciatura Apostólica no Brasil
15h30 – Projeto Comunhão e Partilha
17h – Fundo Nacional de Solidariedade, com o subsecretário-adjunto geral, padre Patriky Samuel Batista
18h – Vésperas
20h – Partilha de Experiências

2 de março
7h  – Celebração Eucarística com Laudes
8h30 – Gestão Eclesial com o monsenhor Nereudo Freire Henrique e José Luna
14h30 – Hora Média
14h45  – Assuntos jurídicos com o advogado da CNBB, doutor Hugo Saruby
16h30 – Proteção de menores, com o bispo auxiliar de Brasília, dom José Aparecido
18h – Vésperas
19h – Confraternização

3 de março
7h – Celebração Eucarística com Laudes
8h30 – Liturgia, com o bispo de Paranaguá (PR) e presidente da Comissão de Liturgia, dom Edmar Perón
12h – Almoço

Assine nossa Newsletter

Mantenha-se informado das novidades da Igreja e do Mundo

Clique aqui para assinar!

1 comentário em “CNBB recebe em sua sede bispos recém nomeados na 33ª Edição do Encontro de Novos Bispos”

  1. Parabéns, á Diocese de Santo Amaro.
    Parabéns, á todos os bispos que puderam estar, nestes dias de muito trabalho, partilhas de experiências, estudos e conhecimentos.
    Que Deus abençoe e dê sabedoria a cada um
    dos bispos nesta nova missão. Parabéns, pela nomeação do Monsenhor Marcelo Antonio da Silva.

    Responder

Deixe um comentário