Diocese de Bragança Paulista presta solidariedade a afetados por chuvas

Pelas redes sociais, paróquias de cidades afetadas na Grande São Paulo pedem doações para ajudar as vítimas

Centro de Franco da Rocha tomado pelas chuvas no domingo, 30 (foto: Prefeitura de Franco da Rocha)

Deslizamento de terras, transbordamento de rios e alagamentos aconteceram no último fim de semana em diferentes cidades da Grande São Paulo. Ao menos 21 pessoas morreram, entre as quais oito crianças. Cerca de 500 pessoas, em 11 municípios paulistas, estão desalojadas.

Parte da população afetada pelas fortes chuvas vive nas cidades de Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato, na área de abrangência da Diocece de Bragança Paulista. Na manhã da segunda-feira, 31, Dom Sérgio Aparecido Colombo, Bispo Diocesano, emitiu nota de solidariedade às vítimas das chuvas, exortando-lhes “à firmeza na fé, confiança, comunhão e à solidariedade entre todos, para superar esse momento de sofrimento”.

Na nota, a Diocese de Bragança Paulista afirma que paróquias e comunidades nas regiões pastorais de Francisco Morato e Caieiras, com seus párocos e lideranças, foram mobilizadas para acolher as vítimas.

“Apelamos aos responsáveis pela coisa pública, para que busquem soluções definitivas, capazes de evitar, o quanto possível, a ocorrência de tragédias como as do momento, que se repetem todos os anos nessa época”, prossegue a nota. “Sofremos com os que sofrem e lamentamos que a política não leve em conta o suficiente, a realidade do povo, sobretudo, a realidade habitacional, e nos indignamos pelos discursos e promessas facilmente negligenciados”.

Ainda na nota, Dom Sérgio Aparecido ressalta que “faz-se urgente a Política da escuta, do estar presente, da proximidade, do acolher os desafios e da fraternidade, não só nos momentos de tragédia, mas cotidianamente. O cuidado com o povo para que viva com segurança e dignidade é o dever primeiro dos que o representam, a verdadeira Política”.

PEDIDOS DE AJUDA

Pelas redes sociais, paróquias da Diocese de Bragança já tem se mobilizado no pedido de doações que serão revertidas em prol dos afetados pelas chuvas.

A Área Pastoral Nossa Senhora de Fátima, em Franco da Rocha, por exemplo, pede doações de itens de higiene e colchões, bem como doações financeiras que podem ser feitas pela chave PIX (11) 95128-9691.

Na Área Pastoral Nossa Senhora da Paz, os pedidos são água, descartáveis, itens de higiene pessoal. Outros detalhes podem ser obtidos pelo telefone (11) 99496-2137.

No página do Facebook da Diocese de Bragança Paulista há atualizações das mobilizações em prol dos afetados pelas chuvas.

Fonte: Diocese de Bragança Paulista

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários