Dioceses promovem ações evangelizadoras no mês missionário

“A Igreja é missão”, tema do mês missionário 2022, tem inspirado as dioceses em diferentes partes do Brasil a viver a missionariedade de modo ainda mais intenso em outubro, à luz do lema escolhido para este ano: “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8). 

Dioceses promovem ações evangelizadoras no mês missionário, Jornal O São Paulo

Na Diocese de Petrópolis (RJ), os fiéis da Paróquia Imaculada Conceição e Santo Aleixo participaram, no sábado, 8, da Vigília Missionária, com orações diante do Santíssimo Sacramento e pedidos para que cada batizado possa viver a vocação missionária com intensidade. Ao longo deste mês, têm sido feitas reuniões de pastorais nas casas dos fiéis, formações missionárias, visitas aos enfermos e missões de porta em porta. 

Em Ponta Grossa (PR), a Paróquia Nossa Senhora de Fátima instalou, no dia 1º, o primeiro Conselho Missionário Paroquial daquela diocese, composto por 17 pessoas: 14 leigos, a Irmã Matilde Sacardo (Servas do Espírito Santo), o Diácono Pedro Lang (coordenador) e o Padre Edemar de Souza. “Todos somos primeiramente discípulos missionários porque temos Jesus como único mestre e é dele que aprendemos como viver a vida, como servir, como amar”, ressaltou o Pároco. Na Capela Nossa Senhora da Luz, pertencente a esta Paróquia, também já existe um grupo de crianças missionárias, a partir de 4 anos de idade. 

Eventos missionários estão programados para acontecer até o fim deste mês em diferentes partes do Brasil. Na Arquidiocese de Teresina (PI), haverá uma grande visita pastoral missionária na Catedral de Nossa Senhora das Dores, entre os dias 20 e 23. Além disso, famílias acolherão em suas casas pessoas que cheguem de outras cidades para participar dos dias de missão. 

Em Manaus (AM), entre os dias 17 e 22, sempre às 18h, será realizada a Jornada Missionária, na rádio Rio Mar FM, pertencente àquela Arquidiocese, com reflexões sobre o mês das missões. No dia 23, acontecerá a Caminhada Missionária, com saída às 16h da Catedral Metropolita- na Nossa Senhora da Conceição até o Santuário de São José Operário, onde haverá a missa pelo Dia Mundial das Missões. No dia 29, será realizado o Festival Missionário, pelas redes sociais do Conselho Missionário Diocesano de Manaus, às 19h30, com músicas e testemunhos missionários. 

COLETA MISSIONÁRIA 

Durante o mês missionário, é realizada também a Coleta Missionária, no fim de semana dos dias 22 e 23, quando as coletas das missas em todo o Brasil serão integralmente enviadas às Pontifícias Obras Missionárias (POM) que as repassarão ao Fundo Universal de Solidariedade para apoiar projetos em todo o mundo. 

No ano passado, este fundo colaborou com 1.050 dioceses, nos territórios de missão nos cinco continentes, distribuindo mais de R$ 418 milhões. O Brasil contribuiu com a doação de mais de R$ 6 milhões. Foram ajudados projetos nas áreas de catequese, obras sociais, comunicação, cuidado pastoral para crianças, animação e formação missionária, educação escolar, proteção à vida e formação de seminaristas. 

Outros detalhes podem ser obtidos no site www.pom.org.br/cm2022. 

Deixe um comentário