Dom Algacir Munhak toma posse como 3º Bispo diocesano de São Miguel Paulista

Jefferson Bezerra

Na tarde do domingo, 8, a Diocese de São Miguel Paulista, na zona Leste de São Paulo, acolheu seu novo bispo, Dom Algacir Munhak, que tomou posse como 3º Bispo Diocesano, na Catedral de São Miguel Arcanjo. 

A celebração contou com a presença de diversos bispos, entre os quais, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, os bispos eméritos da diocese, Dom Manuel Parrado Carral e Dom Fernando Legal. Participaram, ainda, o clero diocesano, fiéis e familiares do Prelado. Entre as autoridades públicas, participou o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

DE BRAÇOS ABERTOS 

No início da celebração, Dom Odilo acolheu Dom Algacir em nome da Igreja, “de braços abertos e com muita alegria”. 

“Que Deus o abençoe, ilumine e dê sabedoria da Palavra de Deus, conforme o Papa o aconselhou, e essa sabedoria sempre o acompanhe e sempre possa conduzir o povo que lhe é confiado neste momento”, afirmou o Arcebispo Metropolitano. 

O Cardeal Scherer também se dirigiu ao povo de Deus, ressaltando a solenidade da Epifania. “Hoje vocês estão recebendo um grande presente, presente de Deus, enviado pela Igreja na pessoa do Papa, que enviou Dom Algacir para vocês. Presente para ser o bispo de vocês, próximo de todos, acompanhando passo a passo a vida de todos”, acrescentou. 

SEGUIR A ESTRELA

Na homilia, Dom Algacir ressaltou sobre a Solenidade da Epifania do Senhor, exortando os fiéis a caminharem com fé, em busca da “estrela” que é Jesus. Além disso, motivou os fiéis a se deixarem guiar por Deus e superarem a falta de sentido, do medo, da angústia e da dúvida. Dom Algacir sublinhou a adoração dos reis magos ao encontrarem o Menino Jesus. O Prelado ainda afirmou que, após conhecer Jesus, é impossível caminhar como antes. 

“A manifestação de Jesus ao mundo nos coloca na direção da estrela, o encontro com ele e o reconhecimento de seu reinado, em sua forma frágil e humilde enaltece a nossa pequenez e nos dá força para ser luz e sal da terra”, afirmou. 

Ao final da celebração, Dom Algacir foi cumprimentado pelas autoridades eclesiásticas e públicas presentes. 

O vídeo da íntegra da celebração pode ser visto em: https://www.facebook.com/catedraldesaomiguelarcanjo/videos/1181730969126690 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários