Dom Odilo: ‘Que Deus nos ajude a aprender sempre o caminho das bem-aventuranças’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidiu missa na manhã desta segunda-feira, 8, da 10º Semana do Tempo Comum, na capela de sua residência, transmitida pelo Facebook da Arquidiocese e pela rádio 9 de Julho.

Na homilia, recordando a primeira leitura, o Cardeal refletiu sobre a história do povo de Deus em busca da terra prometida e a importância dos grandes profetas como Elias, que pregou contra a idolatria, anunciando um Deus Único e Verdadeiro. Dom Odilo reforçou que ainda hoje existem idolatrias a falsos deuses.

“Devemos sempre estar atentos para não cairmos na idolatria que tributa louvor e adoração a coisas que não são de Deus e desvia a consideração que devemos ter com o Deus Único e verdadeiro, a quem somente temos que amar e respeitar. É o primeiro mandamento que está sempre em jogo quando se trata da idolatria”, afirmou.

BEM-AVENTURANÇAS

Sobre o Evangelho do dia, o Arcebispo de São Paulo reforçou que as Bem-aventuranças para os cristãos são propostas diárias para o caminho da santidade e devem ser vividas em tudo, pois “Jesus com a Bem-aventuranças está indicando o caminho do reino de Deus.”

“O Papa Francisco recentemente falando sobre o caminho da santidade, afirmou que as bem-aventuranças são um caminho de santificação acessível para todos. Não é um caminho extraordinário, não se trata de fazer milagres ou coisas extraordinárias, que chamam a atenção. Trata-se de fazer no dia a dia, aquilo que de fato mostra a coerência com o reino de Deus e com a fé cristã”.

FERMENTOS DE GUERRA

O Cardeal Scherer reforçou que neste tempo de pandemia, as pessoas estão mais presentes e existe muita caridade e solidariedade. Ele suplicou que Deus recompense a todo que estão se doando a esse serviço. O Arcebispo alertou, porém, que, infelizmente, se continua a viver também os ‘fermentos de guerra’, não guerras com armas, mas com palavras e mentiras que desorientam as pessoas.

“O primeiro a viver as bem-aventuranças foi o proprio Jesus, que viveu e a partir disso pregou e anunciou, convidando também os discípulos a seguir por este caminho. Nós precisamos muito dos caminhos das bem-aventuranças também em nosso tempo marcado por tanta discussão, partidarismo, ódio e egoísmo.”

SINCERA HUMILDADE

Dom Odilo recomendando que todos vivam o espírito das bem-aventuranças, que requer uma sincera humildade e busca diária pela verdade e a retidão, não apenas no exterior, mas no interior. Ele concluiu a homilia alertando que naturalmente a consequência desse caminho é a perseguição, calúnia e a maledicência.

“Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, disse Jesus.  Por isso mesmo, em tempos de perseguição religiosa que acontecem vamos ter sempre as lembranças do caminho indicado por Jesus e vivido em primeiro lugar por Ele mesmo. Que Deus nos ajude a aprender sempre o caminho das bem-aventuranças, como o caminho humano de santificação diária da nossa vida.”

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários