Confira nossa versão impressa

Dom Odilo: ‘Que Deus nos ajude a aprender sempre o caminho das bem-aventuranças’

Dom Odilo: ‘Que Deus nos ajude a aprender sempre o caminho das bem-aventuranças’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidiu missa na manhã desta segunda-feira, 8, da 10º Semana do Tempo Comum, na capela de sua residência, transmitida pelo Facebook da Arquidiocese e pela rádio 9 de Julho.

Na homilia, recordando a primeira leitura, o Cardeal refletiu sobre a história do povo de Deus em busca da terra prometida e a importância dos grandes profetas como Elias, que pregou contra a idolatria, anunciando um Deus Único e Verdadeiro. Dom Odilo reforçou que ainda hoje existem idolatrias a falsos deuses.

“Devemos sempre estar atentos para não cairmos na idolatria que tributa louvor e adoração a coisas que não são de Deus e desvia a consideração que devemos ter com o Deus Único e verdadeiro, a quem somente temos que amar e respeitar. É o primeiro mandamento que está sempre em jogo quando se trata da idolatria”, afirmou.

BEM-AVENTURANÇAS

Sobre o Evangelho do dia, o Arcebispo de São Paulo reforçou que as Bem-aventuranças para os cristãos são propostas diárias para o caminho da santidade e devem ser vividas em tudo, pois “Jesus com a Bem-aventuranças está indicando o caminho do reino de Deus.”

“O Papa Francisco recentemente falando sobre o caminho da santidade, afirmou que as bem-aventuranças são um caminho de santificação acessível para todos. Não é um caminho extraordinário, não se trata de fazer milagres ou coisas extraordinárias, que chamam a atenção. Trata-se de fazer no dia a dia, aquilo que de fato mostra a coerência com o reino de Deus e com a fé cristã”.

FERMENTOS DE GUERRA

O Cardeal Scherer reforçou que neste tempo de pandemia, as pessoas estão mais presentes e existe muita caridade e solidariedade. Ele suplicou que Deus recompense a todo que estão se doando a esse serviço. O Arcebispo alertou, porém, que, infelizmente, se continua a viver também os ‘fermentos de guerra’, não guerras com armas, mas com palavras e mentiras que desorientam as pessoas.

“O primeiro a viver as bem-aventuranças foi o proprio Jesus, que viveu e a partir disso pregou e anunciou, convidando também os discípulos a seguir por este caminho. Nós precisamos muito dos caminhos das bem-aventuranças também em nosso tempo marcado por tanta discussão, partidarismo, ódio e egoísmo.”

SINCERA HUMILDADE

Dom Odilo recomendando que todos vivam o espírito das bem-aventuranças, que requer uma sincera humildade e busca diária pela verdade e a retidão, não apenas no exterior, mas no interior. Ele concluiu a homilia alertando que naturalmente a consequência desse caminho é a perseguição, calúnia e a maledicência.

“Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, disse Jesus.  Por isso mesmo, em tempos de perseguição religiosa que acontecem vamos ter sempre as lembranças do caminho indicado por Jesus e vivido em primeiro lugar por Ele mesmo. Que Deus nos ajude a aprender sempre o caminho das bem-aventuranças, como o caminho humano de santificação diária da nossa vida.”

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Maradona jogou pela paz a pedido de Francisco

Campeão do mundo com a seleção da Argentina, em 1986, um dos maiores jogadores de todos os tempos morreu nesta quarta-feira, 25. Ele encontrou-se com o Papa, no Vaticano, em 2014

Câmara lança campanha de 21 dias pelo fim da violência contra a mulher

Além da violência física contra a mulher, deputadas destacam importância de se combater violência política e psicológica A Secretaria da Mulher e a Primeira-Secretaria...

Dom Odilo à TV Canção Nova: ‘Que Deus continue iluminando e fortaleça este trabalho’

Arcebispo Metropolitano presidiu missa na comemoração dos 20 anos da emissora na capital paulista Na noite da segunda-feira, 23, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo...

Em live, Cardeal Scherer refletirá sobre a encíclica Fratelli tutti

Nesta quarta-feira, 25, às 20h30, a Arquidiocese de São Paulo realizará mais uma edição do Diálogos com a Cidade, totalmente on-line, em virtude da...

Jovens se conectam a Assis para pensar em uma economia a serviço da vida

Mais de 2 mil jovens, de 115 países, participaram, entre os dias 19 e 21, do encontro internacional “Economia de Francisco”, atendendo ao convite...

Newsletter