A Arquidiocese de São Paulo comunicou, no sábado, 20, o falecimento do Padre Ivan Roberto Danhoni, sacerdote incardinado no clero arquidiocesano. Padre Ivan, de 66 anos, faleceu no início da manhã daquele dia no Hospital Oswaldo Cruz, após sofrer um infarto na noite da sexta-feira, 19.
Padre Ivan nasceu em 28 de abril de 1957 na capital paulista e foi ordenado sacerdote em 28 de novembro de 1987. Durante seu ministério sacerdotal, passou por diversas paróquias da Região Belém.
O velório aconteceu na Paróquia São Pedro Apóstolo, Decanato Santa Maria e São José. Às 16h, Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, presidiu a missa exequial, concelebrada por dezenas de sacerdotes.
Na homilia, Dom Cícero ressaltou que no mistério da cruz, Jesus venceu a morte.“É exatamente o que Ele nos diz hoje no Evangelho: ‘Eu sou a Ressurreição e a Vida’. A sua Morte e a sua Paixão não foram em vão. Padre Ivan creu nisso, viveu a partir desta verdade. Portanto, diante de seu corpo, nesta tarde, ao entregar-lhe a Deus, nós queremos dizer, antes de tudo: ‘Sim, Senhor, nós cremos que tu és a Ressurreição e a Vida, e quem vive em Ti, quem crê em Ti, não morre’”, prosseguiu.
Recordando os momentos de convívio com o Padre Ivan, Dom Cícero afirmou que, durante as conversas que tiveram, percebeu que o Sacerdote amava o ministério sacerdotal e que recebeu dele o pedido de que rezasse por ele diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nacional, durante a realização da 61ª Assembleia Geral da CNBB.
“Se cremos na Ressurreição, sabemos que o Padre Ivan está em Deus, e com Deus, e intercede por nós”, afirmou.
Ao final da celebração, Dom Cícero presidiu o rito da encomendação do corpo do Sacerdote, que, às 18h, foi transferido para o Cemitério Gethsêmani Anhanguera, local em que, no domingo, 21, foi realizado outro velório e o enterro, no começo da tarde.
Por Fernando Arthur/Colaboração especial para Região Belém