Economize dinheiro mudando hábitos domésticos e de consumo

O SÃO PAULO apresenta dicas para uma boa gestão da economia doméstica, que vão do reaproveitamento de alimentos à produção de itens de limpeza

Way Home Studio /Freepik

Cuidar das finanças é uma prioridade para muitos brasileiros, a começar pela economia doméstica, a fim de que economizar se torne um hábito, evitando, assim, o consumismo e o desperdício, e incentivando, em contrapartida, o consumo sustentável.

Pequenos gestos e mudanças de hábitos na hora das compras, na reutilização de itens que se tem em casa, na economia de água, energia ou consumo de alimentos colaboraram na obtenção de uma boa economia doméstica.

AÇÕES EM FAMÍLIA

Cristiane Lima é artesã e a cada dia mais tem pesquisado formas para economizar em casa. “Atualmente, tenho optado por promoções no supermercado, compro as frutas da época, que são mais baratas, e faço substituições nas refeições. A criatividade é nossa aliada nesses tempos de alta constante dos alimentos”, afirmou.

“Costumo higienizar a casa e meu ateliê com água sanitária, detergente e álcool, evitando comprar aqueles produtos caros das prateleiras do supermercado”, relatou.

Em entrevista ao O SÃO PAULO, Maiara Xavier, educadora financeira, ressaltou que a economia doméstica é uma “arte de controlar e administrar o orçamento familiar, suprindo as necessidades de bem-estar, segurança, educação, saúde e lazer. Uma ferramenta eficaz para gerenciar e equilibrar o quanto se ganha e o quanto se gasta todos os meses”.

Ela destacou que o planejamento financeiro é um guia norteador para tomada de decisões, e que, diante de recursos mais escassos, algumas posturas são fundamentais para todas as famílias:

Não comprar por impulso;

Fazer uma lista dos itens necessários, sem extrapolar o orçamento familiar;

Pesquisar preços e promoções. Por vezes, comprar pela internet é sinônimo de economia de tempo e de transporte;

Priorizar uma alimentação mais natural e feita em casa;

Trocar as lâmpadas comuns pelas de LED, que são cerca de 60% mais econômicas;

Lavar mais roupas em menos vezes;

Verificar possíveis pontos de vazamento de água;

Reaproveitar a água da chuva e da máquina de lavar roupas.

ECONOMIA NA COZINHA

Fátima Miquelim, nutricionista e fitoterapeuta, apresentou à reportagem uma lista de dicas para reduzir os gastos com os alimentos e para se evitar desperdícios:

Sobrou molho da macarronada? A dica é congelar em forminhas de gelo e depois utilizar os cubinhos para temperar sopas, carnes e outros molhos. Utilize-os no lugar de temperos industrializados;

A carne está muito cara? Substitua por ovos ou a utilize em quantidade menor e acrescente legumes e vegetais ricos em proteínas, como brócolis, couve e berinjela;

Reaproveite os alimentos! Use as folhas e os talos das verduras e legumes, que são ricos em nutrientes e vitaminas, para fazer caldos e bolinhos;

Substitua a carne vermelha por frango, peixe ou ovos.

E, para que as dicas não fiquem só no papel, experimente fazer estas duas receitas repassadas pela Fátima:

Arquivo pessoal
OVOS À PARMEGIANA

1 colher (sopa) de azeite

6 ovos inteiros

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 xícara (chá) de molho de tomate

½ xícara (chá) de queijo branco picadinho

Orégano, salsinha e cebolinha a gosto

Modo de preparo

Em uma frigideira antiaderente, em fogo baixo, adicione o azeite e acrescente os ovos um a um, deixando-os lado a lado separados. Tampe a frigideira e espere as claras começarem a ficar branquinhas. Acrescente sal, pimenta e, com cuidado, adicione o molho por cima dos ovos. Coloque o queijo branco cobrindo tudo, salpique orégano, tampe a panela e deixe cozinhar os ovos (pode ser com gema mole ou gema dura). Para finalizar, acrescente salsinha e cebolinha. Servir quentinho!

BOLO DE CHOCOLATE 
Arquivo pessoal

(Sem açúcar, sem farinha e sem leite)

4 ovos

180g de chocolate meio amargo

Modo de preparo

Bata as claras em neve, sem desligar a batedeira, acrescente as gemas e continue batendo até obter um creme fofo. Após isso, derreta o chocolate no micro-ondas de 30 em 30 segundos e agregue o creme de ovos com um fuê delicadamente para que não perca as bolhas de ar. Unte a assadeira e leve para assar, em forno preaquecido a 180 graus, por aproximadamente 35 minutos ou até que se espete um palito e ele saia limpo.

Para a calda do bolo (opcional)

100ml de leite de coco

2 colheres (sopa) de cacau em pó

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e leve ao micro-ondas por dois minutos. Depois, é só espalhar a calda pelo bolo e colocar raspas de chocolate amargo (70%).

ECONOMIZE GÁS

Pixabay

E é possível fazer estas e outras delícias economizando gás de cozinha, conforme orienta Fátima:

Limpe sempre as bocas do fogão para evitar escape de gás e, consequentemente, um gasto maior, e até prevenir acidentes;

Use as bocas certas do fogão: nada de colocar panelas pequenas nas bocas grandes, pois isso causa desperdício;

Use a panela de pressão e acelere o tempo de cozimento;

Faça o cozimento dos alimentos sempre com a panela fechada;

Corte os alimentos em pedaços menores: quanto menor, mais rápido vai cozinhar!

Evite abrir o forno toda hora quando estiver assando algo.

NÃO EXAGERE NO USO DOS ITENS DE HIGIENE E DE LIMPEZA

Fátima Miquelim também compartilhou algumas dicas para economizar na hora da limpeza da casa. “As pessoas costumam usar produtos de limpeza em excesso, compram em quantidade ou embalagens maiores. Por exemplo: sabão líquido para louças de cinco litros. Ler o rótulo é fundamental para administração e uso certo”, pontuou, indicando que uma colher do detergente diluído em 100ml de água já é o suficiente para lavar uma pia cheia de louças.

Outro exemplo mencionado por Fátima é o hipoclorito, conhecido popularmente como água sanitária. “As pessoas estão acostumadas a derramar em quantidade para garantir a limpeza das bactérias e germes. Eu indico que a cada um litro de água se utilize uma colher de sopa do ingrediente. O suficiente para limpar, por exemplo, o banheiro”, pontuou.

Além disso, ela lembra que o vinagre pode ser usado em lugar do amaciante de roupas, “pois ambos eliminam as sujeiras e os odores”. Já o bicarbonato de sódio diluído em água pode ser usado para limpar o box do banheiro.

Pixabay
JÁ PENSOU EM PRODUZIR SABÃO EM CASA?

Na internet e nas redes sociais existem vários sites e canais com receitas e dicas para fazer em casa os próprios itens de limpeza. Umas dessas foi compartilhada por Maria Aparecida para transformar óleo de cozinha em sabão. Para isso, você vai precisar de:

5 litros de óleo de cozinha coado;

1 litro de soda líquida;

1 pote de detergente de coco;

200 ml de desinfetante eucalipto.

Modo de preparo

Em uma vasilha, misture todos os ingredientes e mexa bem. Depois, derrame em uma fôrma forrada com jornal. Após três dias, basta cortar e está pronto para o uso.

*Atenção: a soda líquida exige cuidado. Assim, evite a proximidade com a região dos olhos e boca.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários