Em Roma, Dom Odilo participa da celebração dos 40 anos da Comunidade Shalom

“Shalom: Amigos de Deus, Amigos dos Jovens e Amigos dos Pobres”. Com esta temática, acontece até quarta-feira, 28, a Convenção Shalom 40 anos, com momentos de adoração, oração e catequeses, além de missa nas principais basílicas de Roma.

Na segunda-feira, 26, os missionários tiveram uma audiência com o Papa Francisco, e na terça-feira, 27, participaram da missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, onde está o túmulo do apóstolo São Paulo. O Arcebispo de São Paulo esteve em Roma nas últimas semanas para participar da visita ad Limina do episcopado paulista.

Dom Odilo, no começo da missa, lembrou que a Basílica de São Paulo Fora dos Muros foi construída nos primeiros séculos do Cristianismo, mas que após um incêndio, no século XIX, precisou ser reconstruída. Ao longo dos anos, portanto, muitos cristãos, incluindo santos e beatos, até lá peregrinaram para renovar o amor a Jesus Cristo, à Igreja e ao Evangelho.

“Nós estamos na companhia de todos eles! Não estamos sozinhos. Somos dessa Igreja que caminha ao longo do tempo. Depois de nós, virão outros, isso se formos missionários, como foram os que nos precederam. Portanto, hoje, é ocasião para renovarmos a vocação missionária que está dentro de nós, e que é tão bonita na Comunidade Shalom”, disse Dom Odilo, destacando o trabalho que a comunidade realiza de modo especial com os jovens. 

Ao recordar o exemplo do apóstolo São Paulo, que perseverou na fé para anunciar o Evangelho aos diferentes povos, nem sempre sendo bem recebido nos lugares onde chegava, Dom Odilo recomendou que os missionários se mantenham firmes no anúncio da fé, independentemente das circunstâncias, pois cada pessoa tem seu próprio momento para o encontro com a Graça de Deus.

“Em sua missão, a Igreja não trabalha em função do sucesso. A religião de Jesus Cristo é a da cruz, é a do testemunho do Ressuscitado na força do Espírito Santo”, comentou, apontando que a sucesso da missão não é mensurado pelas vanglórias pessoais dos missionários, mas nas pessoas que conseguiram fazer com que  acolhessem a Deus em suas vidas.

A Comunidade Católica Shalom é uma Associação Privada Internacional de Fiéis, com personalidade jurídica reconhecida pela Santa Sé em fevereiro de 2007. Em 2012, seus estatutos tiveram a aprovação definitiva. É formada por homens e mulheres que engajam-se em uma vida comunitária e missionária com a finalidade de levar o Evangelho de Jesus Cristo a todas as pessoas, especialmente àquelas distantes de Cristo e da Igreja. Os missionários estão em diferentes países, incluindo o Brasil, onde foi fundada por Moysés Louro de Azevedo Filho.

Saiba mais sobre a Convenção Shalom 40 anos.

Deixe um comentário