ExpoCatólica reúne fornecedores de produtos e prestadores de serviços em prol da evangelização

Em novo espaço e formato, a ExpoCatólica visa a dar suporte a quem evangeliza; edição de 2023 alcança recorde de público da história da Feira
Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO

A 16ª edição da ExpoCatólica, realizada no Pro Magno – Centro de Eventos, na zona Norte da capital paulista, entre os dias 18 e 21, manteve a tradição de agregar em um mesmo local fornecedores de produtos e serviços do segmento católico.

No entanto, entre os 180 expositores não foram apenas apresentados livros e artigos religiosos, mas também serviços pastorais, os múltiplos carismas da Igreja, reflexões, música católica e rotas do turismo religioso católico no Brasil. A Arquidiocese de São Paulo também esteve no evento, com um estande coordenado pelo Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação.

O evento foi um sucesso de público: ao longo de quatro dias, cerca de 20 mil pessoas visitaram a ExpoCatólica, um recorde para este formato da Feira, conforme explicou, ao O SÃO PAULO, Fábio Castro, diretor da Promocat Marketing Integrado, empresa idealizadora e promotora do evento: “Já tivemos a participação de 50 mil pessoas, mas isso foi quando tínhamos grandes shows ou missas campais, um formato que não fazemos mais. A média sempre esteve próxima a 17 mil, 18 mil pessoas”.

LEIA TAMBÉM
Comunicadores fazem experiência de imersão no estande da Arquidiocese de São Paulo

VARIEDADE

Na Feira foi possível encontrar uma variedade de produtos, como imagens sacras (algumas até feitas de borracha), camisetas, canecas e itens de papelaria, velas, hóstias, sinos, paramentos litúrgicos, móveis e decorações para templos.

“Desde o banco da assembleia de fiéis, passando pelo mármore do chão de uma igreja, pela Bíblia pela qual se pregará a Palavra, até a hóstia que será consagrada pelo padre, tudo isso é feito por um expositor que está aqui na ExpoCatólica. O nosso objetivo primeiro é dar suporte a quem evangeliza”, ressaltou Fábio Castro, que organiza a Feira com a esposa, Kiara Castro.

As principais editoras do Brasil também participaram, como Edições CNBBPaulus EditoraEditora Canção Nova Editora Ave-Maria.

INOVAÇÃO

Na linha de serviços, foi significativa a presença das agências de turismo religioso, bem como de empresas dos ramos de restauro de vitrais e de bancos, de tecnologias de gestão de dados, e dos segmentos de sonorização e acústica.

No estande da Garbe – Soluções Acústicas, por exemplo, o visitante, por meio de um óculos de realidade virtual, pôde “adentrar” em uma das igrejas que passaram pelo tratamento acústico feito pela empresa. “Quando vamos ao local, percebemos quando alguma coisa não está correta, como quando os sons da música e da fala se misturam ou um som fica tempo demais no ambiente. E o que fazemos é diminuir esse tempo de reverberação”, explicou Leonardo Tedesco, uns dos proprietários da empresa.

Muitas novidades em produtos voltados para crianças puderam ser vistas. A empresa ABCToys, por exemplo, adaptou brincadeiras tradicionais, como quebra-cabeça, jogo da memória e jogos de tabuleiros para criar jogos bíblicos, por meio dos quais as crianças podem ser evangelizadas enquanto se divertem.

MÚSICA CATÓLICA E CARISMAS

Na Arena Fina Tom, houve espaço para reflexões sobre a música católica e breves apresentações, com as participações de artistas como Adriana Arydes, Dunga, Eliana Ribeiro, Fraternidade São João Paulo II, Banda Dom, Anjos de Resgate e os Padres Joãozinho, Antonio Maria e Diogo Albuquerque.

Em outro espaço, a Arena Promocat, houve palestras gratuitas sobre temas como acessibilidade, arte e liturgia sacra e arquitetura religiosa.

E não faltou espaço para a divulgação dos carismas. Marcaram presença a Comunidade Filhos de João Batista, Aliança de Misericórdia, Toca de Assis, Copiosa Redenção, Apostolado Mães dos Sacerdotes, Rogacionistas, Missão Belém, Filhas de São Camilo, Família Religiosa do Verbo Encarnado, Comunidade Obra de Maria, Freis Carmelitas Mensageiros, entre outros.

A Feira também foi momento de reencontro do público com alguns padres nacionalmente conhecidos, como o Padre Zezinho, 81, cantor, compositor e escritor, que lançou o livro “Espiritualidade Conciliadora”; e o Padre Márlon Múcio, fundador da Missão Sede Santos. Ele tem uma doença genética neurodegenerativa, e após três anos acamado conseguiu ir à ExpoCatólica para a sessão de autógrafos do seu mais recente livro “O que fazer com os limões que a vida te dá”. O Sacerdote também foi o organizador da Mostra Internacional dos Milagres Eucarísticos, divulgados pela internet pelo Beato Carlo Acutis (1991-2006).

TURISMO RELIGIOSO

Oito estados brasileiros apresentaram na ExpoCatólica seus atrativos de turismo religioso católico. O estado do Pará divulgou as festas da Marajuda (em honra a São Benedito, no município de Bragança) e do Sairé (em louvor ao Espírito Santo, na cidade de Santarém), além do tradicional Círio de Nazaré. Uma pequena réplica da imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi levada à Feira.

Já a Secretaria de Turismo do estado da Bahia divulgou os Caminhos da Fé na cidade de Salvador, um itinerário que envolve a passagem pela Basílica Santuário Conceição da Praia, Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, Mosteiro do Salvador, Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II, Santuário Santa Dulce dos Pobres e Basílica Santuário Senhor do Bonfim. Mostrou ainda outras festas da piedade popular no estado, como a do Bom Jesus da Lapa.

No estande do estado do Espírito Santo, além da tradicional Festa de Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, houve a divulgação do Santuário de Nossa Senhora da Saúde, na cidade de Ibiraçu, e do Santuário Nacional de São José de Anchieta, na cidade de Anchieta, que após dois anos de restauro foi reaberto ao público em 2021.

“Em Anchieta, o nosso turismo principal sempre foi de sol e praia, mas agora, após as obras de restauro do Santuário, está sendo intensificado o turismo religioso, com um aumento expressivo do fluxo de fiéis na cidade”, assegurou Caio Mozer, secretário de Turismo de Anchieta.

CONGRESSOS

Paralelo aos eventos da ExpoCatólica, foram realizados congressos com temáticas voltadas à gestão eclesial (Conage), comunicação paroquial (Conacomp), liderança pastoral (CPP), dízimo (Conadiz), secretaria paroquial (Conaspar) e gestão contábil e financeira (Economatus).

Também houve o 2° Seminário para Coordenadores de Catequese e a 1ª edição dos Festeiros – Seminário para Organizadores de Festas Religiosas. A realização deste último, inclusive, foi enaltecida pelo prefeito Ricardo Nunes, que visitou a ExpoCatólica na sexta-feira, 19: “Fico feliz em ver a preocupação da ExpoCatólica em preparar as pessoas para organizar eventos. A nossa Igreja vai além das quatro paredes, é toda a nossa comunidade e, assim, é fundamental haver este preparo para fazer bem os trabalhos de evangelização”, disse o Prefeito.

EXPOCATÓLICA 2024

De acordo com Fábio Castro, ainda não está definida a data para a realização da ExpoCatólica 2024, mas esta deve ocorrer em maio ou junho. O que é certo é que será no mesmo local, o Pro Magno – Centro de Eventos, dado o sucesso de público e a avaliação positiva sobre a infraestrutura que permitiu a realização simultânea da Feira e dos congressos.

O diretor da Promocat Marketing Integrado assegurou que o visitante já pode se preparar para algumas novidades, como mostras mais detalhadas do turismo religioso e cultural das cidades e estados, e um pavilhão exclusivamente voltado para tecnologias para a Igreja.

(Colaboraram: Fernando Arthur, José Ferreira Filho, Cleide Barbosa, Karen Eufrosino e agentes da Pastoral da Comunicação das regiões episcopais)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários