Mariana e Carlos: um amor sem medidas multiplicado por 12

‘Juntos, vivenciamos no cotidiano o amor de Deus por nós’, diz o casal, pais de 10 filhos e ao aguardo da chegada de gêmeas. No perfil @coracaodemami no Instagram, a dinâmica da criação dos filhos é compartilhada com mais de 537 mil seguidores

@coracaodemami

Mariana e Carlos Arasaki estão casados há 12 anos. Ambos têm 38 anos de idade. Eles são pais de dez filhos e estão à espera de gêmeas. Em entrevista ao O SÃO PAULO, o casal enfatizou a vocação à vida, a experiência da maternidade e da paternidade, a rotina e curiosidades sobre os filhos.

Maria Philomena, 11, Martin, 10, Maria Clara, 8, Maria Sophia, 7, Bernardo, 6, Margarida Maria, 4, Maria Madalena, 3, Stella Maria, 2, os gêmeos João Pio e Josemaría, 1, já convivem com o amor dos pais, bem como as gêmeas, com cinco meses de gestação, cujos nomes ainda não foram escolhidos por Mariana e Carlos.

Diariamente, Mariana compartilha em seu perfil no Instagram (@coracaodemami) a dinâmica da criação dos filhos, a ajuda de uma rede de apoio, e inspira outras mulheres na arte de ser mãe. Atualmente, mais de 537 mil pessoas são seguidoras desse perfil nas redes sociais.

VOCAÇÃO À VIDA

Mariana e Carlos se conheceram em 2010, no Domingo de Páscoa, na Paróquia Nossa Senhora do Brasil, na Região Sé, onde são paroquianos e membros do Apostolado da Oração. Carlos é filho único e Mariana de uma família com seis irmãos. Eles afirmaram que desde que se conheceram, desejavam constituir uma família numerosa.

“Não sabíamos quantos filhos teríamos, mas sempre brinquei com ele que, no mínimo, seriam quatro, para começar!”, recordou Mariana.

Carlos enfatizou que constituir uma família é “estar aberto à vocação de gerar uma nova vida, é acolher nos braços o maior tesouro que são os filhos, é, sobretudo, amar sem medidas”.

Ao falar sobre a descoberta desta décima gestação e a segunda de gêmeos, o casal mencionou que foi uma grande surpresa e, ao mesmo tempo, um momento de profunda alegria. “Cada gestação é única, assim como cada um dos nossos filhos é único”, afirmaram, enfatizando estarem sempre abertos à vida. “Juntos, nós vivenciamos no cotidiano o amor de Deus por nós, um amor que não se mede, não se divide, soma-se”, disseram.

ALEGRIAS E DESAFIOS EM FAMÍLIA

Mariana lembrou que em curto período de tempo, a família ganhou quatro novos membros. “Que bênção. Éramos 8, somos 10 e em breve 12. Sinto-me feliz, abençoada, realizada e agradeço a Deus todos os dias por tantas bênçãos na minha vida e na minha família”, disse.

A mãe enfatizou que uma gestação gemelar nunca é fácil. “É um momento que requer mais atenção e cuidado. É uma experiência única. Cada uma das dez gestações teve suas particularidades, desafios. Nesta, por exemplo, tive mais enjoos, mais cansaço e fome, mas a alegria de gerar uma nova vida é singular”, contou.

A mãe ressaltou que a família conta com uma rede de apoio para a rotina diária com as crianças. “Adaptar-se à rotina é um desafio, mas, também, um momento precioso em família, no qual, como casal, compartilhamos as atividades e contamos com o apoio da minha mãe, irmãs e duas babás”.

“Dá muito trabalho! São muitos detalhes, e, sim, também me sinto cansada, esgotada e penso que não vou dar conta, mas ao ver o sorriso, ao receber um beijo e abraço, a cada ‘mamãe eu te amo’, a energia é renovada, e a presença de cada filho é contagiante!”, destacou Mariana.

Sobre o dia a dia, os pais afirmaram que o ideal não é lotar a agenda da criança – mas, sim, estar presente, orientar e educar para que se sintam protegidas em todos os momentos –, ter horários a serem seguidos com disciplina e diálogo, para que cresçam confiantes e responsáveis.

“Aqui em casa, por exemplo, o horário de dormir é sagrado. Além de fazer bem às crianças, proporciona momentos de diálogo e intimidade ao casal. Outra prioridade são os momentos de oração: rezamos o Terço e participamos das missas aos domingos. Assim como nossos pais nos introduziram na fé, queremos transmitir esse legado aos nossos filhos”, garantem.

PAIS EM CONSTRUÇÃO

O casal é enfático ao afirmar que são pais em construção, e que cada nova gestação é uma experiência de aprendizado e que estão sempre abertos às novas possibilidades. “Sou uma mãe em construção. A cada amanhecer e entardecer, aprendo elementos novos para minha vida e para meus filhos. Juntos, Carlos e eu buscamos no amor, no diálogo e na ajuda mútua o melhor para as crianças”, conta, ressaltando que a prioridade é a educação dos filhos na fé, no amor a Deus e ao próximo.

“Eu sou um pai em construção. Todos os dias, aprendo com as crianças coisas novas. Foi em casa, com meus pais, que aprendi que o essencial da vida são os valores da fé, da vida, do diálogo, do respeito mútuo, entre outras coisas. E, diariamente, eu me esforço para transmitir o essencial aos meus filhos”, diz Carlos.

INSPIRAR OUTRAS MÃES

Quem acompanha regularmente o perfil @coracaodemami no Instagram se depara com publicações que têm por objetivo inspirar outras mães.

“É uma forma de comunicar e incentivar os casais nessa jornada, mostrando um pouco da nossa vida em família”, disse Mariana, que, mesmo com a agenda cheia, compartilha dicas para levar a maternidade com leveza; de organização do lar, alimentação das crianças e jogos caseiros em família.

“O perfil surgiu com o intuito de mostrar a rotina e a rede de apoio que me auxilia nesta brilhante jornada da maternidade”, afirmou Mariana, lembrando que recebe críticas pelo número de filhos, mas que as mensagens de amor e apoio a motivam a ser uma mãe melhor todos os dias.

“Os comentários maldosos até me magoam, mas busco priorizar a missão pela qual o perfil existe. As mensagens de amor e apoio são a grande maioria e isso me fortalece, até porque o amor e a adesão à vida são os pilares da nossa união matrimonial e estamos abertos aos filhos que Deus nos mandar”, conta.

Mariana mencionou que muitas mulheres desejam ser mães, mas, por causa do cenário atual, têm medo; outras, estão gestantes e inseguras; outras que não querem ter filhos, mudam de ideia inspiradas no amor compartilhado.

“Poder ajudar muitas mulheres a ressignificar o sentido da maternidade é inspirador. Ser mãe não é um mar de rosas, mas busco mostrar a beleza e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres”, conta, destacando que isso a tem ajudado a ser uma mãe e esposa melhor.

DICAS DA MAMÃE

Questionada sobre as solicitações nas redes sociais, Mariana afirmou que a maior demanda gira em torno das perguntas (abaixo) e que sempre busca compartilhar dicas a partir da própria experiência.

“Com tantos filhos, como você dá conta?”

“Com amor, carinho e organização tudo dá certo. Não existe a maternidade perfeita e sim mães sempre tentando fazer o seu melhor. Mesmo diante do cansaço, da exaustão, a maternidade mostra que somos capazes de tirar forças da onde nem imaginávamos que existiam”.

“Quem a ajuda nas atividades com tantas crianças? Como é a rede de apoio e a rotina”

“Sempre ressalto que sozinha eu realmente não conseguiria. Tenho uma rede de apoio que me auxilia diariamente, minha mãe, irmãs e duas babás, e o mais importante, o apoio e parceria do meu esposo. Sempre procuro mostrar que ser mãe é ser e estar presente na rotina dos filhos. Preparo o café da manhã, levo-os à escola e os busco depois, vou às atividades extracurriculares, passeamos juntos e estou sempre atenta às necessidades de todos e à particular de cada um.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários