Na ExpoCatólica, congregações e comunidades expressam a pluralidade da Igreja

Feira termina nesta segunda-feira, 30, no Expo Center Norte

Foto Luciney Martins com arte O SÃO PAULO

Considerado o maior evento de promoção do segmento católico da América Latina, ExpoCatólica torna-se lugar propicio para congregações e comunidades divulgarem seus carismas.

A 15ª ExpoCatólica, que termina na segunda-feira, 30, no Expo Center Norte, na capital paulista, recebe as comunidades Canção Nova, Shalom, Filhos João Batista e Aliança de Misericórdia; assim como a Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, Fraternidade Jesus Salvador, Instituto Verbo Encarnado, Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará, os Padres e Irmãos Paulinos e as Irmãs Paulinas.

Referente à vida dos Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica, o Catecismo da Igreja Católica caracteriza como “extraordinários ou simples e humildes, os carismas são graças do Espírito Santo que, direta ou indiretamente, têm uma utilidade eclesial, ordenados como são para a edificação da Igreja, o bem dos homens e as necessidades do mundo”. (cf. CIC cân. 799)

Segundo Padre Fabio Vanderlei, IVE, do Instituto Verbo Encarnado, pela ExpoCatólica ser um evento que reúne pessoas e produtos católicos de todo Brasil, trata-se de uma “oportunidade de, com a presença, evangelizar, mostrar o carisma da Família do Verbo Encarnado – que é a evangelização da Cultura – e também se colocar a serviço de todos que por aqui passam e apresentar para eles Jesus Cristo”.

“Muitos jovens vêm nos visitar e acabam vendo os religiosos, padres, seminaristas, freiras. Estamos sempre à disposição para dar informações dos exercícios espirituais, das visitas que podem fazer às nossas casas de formação, eventos que promovemos ao longo do ano  e a Editora Verbo Encarnado”, afirmou o padre sobre o apostolado disponível na feira.

Maria Rafaela, da Aliança de Misericórdia, comentou que apesar da comunidade ser já bem conhecida, é importante estar na feira para expor o que Deus os deu de graça e o que dão também de graça. O trabalho de Evangelização, com os pobres, os jovens. “Interessante que ao longo dos dias Deus foi inspirando várias coisas e uma delas, num momento de celebração, foi que sentimos Deus nos convidava a ser essa presença de oração, de evangelização. Então, fizemos vários papeizinhos escrito ‘vale oração’ e começamos a distribuir. E as pessoas começaram a nos procurar com esse intuito de receber oração e assim conhecer um pouco do carisma. O que nos trouxe essa confirmação de sermos presença missionária.”

PRESENÇA DA ARQUIDIOCESE

Como nas edições anteriores, a Arquidiocese de São Paulo estará presente com um estande na ExpoCatólica, com destaque para os meios de comunicação (jornal O SÃO PAULO, rádio 9 de Julho, folheto Povo de Deus em São Paulo e mídias digitais), além de organizações e serviços, como o Amparo Maternal.

O estande – localizado em frente à Praça Literária do Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte – conta com um estúdio multimídia onde está sendo transmitida uma programação especial para a rádio e mídias digitais, além da redação, que permitirá que os visitantes acompanhem o processo de edição do semanário arquidiocesano.

Para saber mais sobre a ExpoCatólica ou fazer o credenciamento prévio, acesse: https://feira.expocatolica.com.br.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários