‘O grande legado de Dom Cláudio foi seu testemunho de fé, serviço a Deus e aos irmãos’

Afirmou o Cardeal Odilo Scherer, em missa que abriu funerais do Cardeal Hummes

Dom Odilo preside rito de encomendação do corpo do Cardeal Hummes
(foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO)

Começou na noite desta segunda-feira, 4, na Catedral da Sé, o funeral do Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo e Prefeito Emérito da Congregação para o Clero, falecido esta manhã, aos 87 anos.

A primeira missa de corpo presente foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo Metropolitano de São Paulo, e concelebrada por bispos auxiliares e padres.

Na homilia, Dom Odilo afirmou que o primeiro grande legado deixado pelo Cardeal Hummes “foi seu testemunho de fé, serviço a Deus e aos irmãos, a proclamação da Palavra de Deus, o exercício dos santos mistérios, por meio dos sacramentos”.

O Arcebispo enfatizou, ainda, que entre os tantos legados de seu predecessor a sua preocupação em manter unida a Igreja em São Paulo e que a fé cristã fosse anunciada e testemunha por meio das ações organizadas, como o Seminário da Caridade, sua atenção especial aos mais pobres, desempregados.

O Cardeal Scherer também destacou a atenção dada por Dom Cláudio à formação dos sacerdotes e religiosos, recordando que ele foi prefeito da Congregação para o Clero no período em que a Igreja no mundo todo celebrou o Ano Sacerdotal, o qual ajudou a organizar.

“Nos últimos anos, já após ter completado a sua missão em Roma, voltou para cá ainda realizar o que estava em seu alcance, quando lhe foi pedido que assumisse a Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, para estar mais próximo da Igreja nessa região e incentivar a presença missionária na Grande Amazônia. Dom Cláudio aceitou com muita alegria, dizendo ser um sonho guardado de sua juventude, se missionário na Amazônia”, observou Dom Odilo.

Por fim, O Cardeal Scherer sublinhou que o testemunho de abnegação, simplicidade de um homem de fé e servidor sem reservas são exemplos para todo o povo de Deus.

Os ritos fúnebres do Cardeal Hummes seguem até a quarta-feira, 6. Confira a programação aqui.

Acesse notícias sobre a vida e ministério do Cardeal Cláudio Hummes

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Raul Carlos da Silveira
Raul Carlos da Silveira
1 ano atrás

D. Cláudio deixou um legado. Marcou sua passagem nessa vida. Que Deus o acolha em sua infinita bondade.