O Matrimônio alicerçado na rocha firme: Jesus Cristo

Casal espanhol falou sobre o projeto ‘Family Rock’ no X Encontro Mundial das Famílias, em Roma

O Matrimônio alicerçado na rocha firme: Jesus Cristo, Jornal O São Paulo
Eduardo de la Paz e Mónica Gonzalez Soriano (Reprodução de vídeo de Vatican Media)

Como acompanhar as famílias recém-formadas em seus primeiros anos de vida matrimonial? Este foi o assunto tratado na segunda conferência do Congresso Teológico Pastoral da X Encontro Mundial das Famílias, que acontece em Roma, em diferentes dioceses pelo mundo até o próximo domingo, 26.

A temática da segunda conferência foi apresentada pelo casal Eduardo de la Paz e Mónica Gonzalez Soriano, que atuam na Pastoral Familiar da Diocese de Toledo, na Espanha.

Em entrevista ao Vatican News em Espanhol, o casal explicou que para tal acompanhamento aos recém-casados eles criaram um projeto chamado “Family Rock”, um jogo de palavras, cujo significado é “Família construída sobre a rocha”.

“É uma referência ao Matrimônio como base forte para a família e a Jesus Cristo como esta rocha firme”, explicou o casal.

Mónica e Eduardo assinalaram que “da simplicidade, com uma aparência atraente e jovem, uma nova forma de aproximação aos casamentos começa a se configurar e com a intenção muito firme de acompanhar os casais com um programa baseado no capítulo VI da Amoris laetitia, contribuindo com demais recursos, orações, pontos de diálogo e dirigido especialmente para a criação de grupos de jovens casais guiados por um sacerdote e um casal veterano”, detalharam.

Outro aspecto significativo do projeto é a celebração de São Valentim [data que na cultura espanhola equivale ao que se faz no Dia dos Namorados no Brasil]. Mónica a Eduardo lembraram que o Papa Francisco na referida exortação apostólica critica que o Dia de São Valentim é melhor aproveitado pelos comerciantes do que pelos pastores para iniciativas criativas que possam aproximar os casais das experiências de fé.

“[Nesta data], os casamentos celebram em grande estilo, com uma magnífica rota por nossa cidade, Toledo, que tem uma grande riqueza histórica, artística e arquitetônica. É uma rota muito especial, primeiro porque é um plano para nós como esposos e, além disso, um encontro com outros casados”, comentou, lembrando que ao fim desta rota há um encontro entre os casais e uma oração conjugal.

O Matrimônio alicerçado na rocha firme: Jesus Cristo, Jornal O São Paulo

OUTRAS AÇÕES DO PRIMEIRO DIA

Ainda na quinta-feira, no primeiro dia do Congresso Teológico Pastoral, houve uma conferência sobre Igreja Doméstica e Sinodalidade, conduzida pelo casal norte-americano Gregory e Lisa Popcak.

Ocorreram, também, quatro painéis com testemunhos de casais de todo o mundo, com as temáticas sobre:

“Matrimônio e sacerdócio: juntos para construir a Igreja”, na qual também se falou como essas vocações são complementares e corresponsáveis; que famílias e pastores devem estar juntos na missão; e que a comunidade de fé deve ser como que uma família.

“Jovens e idosos juntos pela Igreja do futuro”, também com menções ao papel dos avós, a participação dos jovens e idosos no caminho sinodal, e a atuação dos mais velhos nas ações pastorais da Igreja.

“O amor familiar em prova”, no qual se mencionou as maravilhas e fragilidades do amor em família, abordando ainda assuntos como traição e perdão e o abandono de membros familiares.

“Acompanhar a maternidade e paternidade”, se destacando que todos precisam de um pai e uma mãe; Também se falou sobre a adoção e a acolhida afetiva; e que sempre se deve acolher o nascituro.

ASSISTA ÀS REFLEXÕES E TESTEMUNHOS DO DIA

A programação da sexta-feira, 24, começará com a Santa Missa, ÀS 3h30 (horário de Brasília) e terá sequência com mais duas conferências e quatro painéis. Todos os eventos em Roma do X Encontro Mundial das Famílias estão sendo transmitidos ao vivo pelo canal do YouTube do Vatican Media em português: https://www.youtube.com/c/VaticanNewsPT.

Deixe um comentário