Países do G7 prometem abandonar energias fósseis e acabar com poluição plástica

Pixabay

Reunidos em Sapporo, no norte do Japão, ministros da Energia, Clima e do Meio Ambiente dos países do G7 se comprometeram no domingo, 16, a acelerar o banimento das energias fósseis em todos os setores. As nações do grupo também prometeram reduzir a zero a poluição plástica até 2040.

Em comunicado emitido no final do encontro, os países participantes do evento – Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido – explicaram que a promessa do abandono das energias fósseis (petróleo, gás e carvão) não envolve as que estão associadas a dispositivos de captura e armazenamento de gás carbônico. No entanto, para isso, as sete maiores potências não estabeleceram um calendário específico, apenas mencionam 2050 “no mais tardar”. 

O impasse também foi verificado pela supressão da utilização do carvão no setor da eletricidade. Os ministros não conseguiram alcançar um compromisso sobre a questão, embora o Reino Unido, apoiado pela França, tenha proposto 2030 como data limite.

No nível ambiental, os países do G7 prometeram zerar a poluição plástica até 2040, graças à economia circular, à redução ou ao abandono da produção de plásticos não recicláveis. Alemanha, França, União Europeia, Reino Unido e Canadá já integram uma coalizão internacional que se comprometeu, no ano passado, a cumprir esse compromisso. No entanto, essa é a primeira vez que Estados Unidos, Japão e Itália aceitam o desafio. 

Trata-se de um “sinal forte” antes da próxima sessão de negociação de um tratado internacional sobre o plástico, prevista para ocorrer no final de maio em Paris, indicou o ministro francês da Transição Ecológica, Christophe Béchu. 

Fonte: RFI Brasil

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários