Praedicate Evangelium: entra em vigor a reforma da Cúria Romana

As mudanças na organização da Cúria Romana, cuja principal missão é ajudar o Papa a governar a Igreja, entraram em vigor no Domingo de Pentecostes, 5. A data havia sido anunciada na constituição apostólica Praedicate Evangelium (“Preguem o Evangelho”), assinada pelo Papa Francisco em 19 de março, dia de São José e 9° aniversário do seu ministério petrino. 

Praedicate Evangelium: entra em vigor a reforma da Cúria Romana, Jornal O São Paulo
Vatican Media

Desde a renúncia do Papa Bento XVI, em 2013, a necessidade de atualizar algumas estruturas da Cúria Romana já vinha sendo discutida. A pedido dos cardeais, após sua eleição, o Papa Francisco instaurou um grupo de estudo e consulta sobre o tema. A nova constituição, publicada nove anos depois, é o resultado desse processo. 

Praedicate Evangelium atribui uma ênfase maior no espírito missionário da Cúria Romana, ou seja, deixa claro que a Cúria não é apenas um conjunto de departamentos administrativos do Vaticano, mas o lubrificante para a colaboração de todos os membros da Igreja e para a ação do Espírito Santo – nas palavras do Papa Francisco. 

A reforma dá prioridade à “evangelização”, seja no primeiro anúncio do Evangelho, seja na revitalização de igrejas antigas. A “nova” Cúria também deve funcionar como instrumento vivo de apoio às conferências episcopais e às igrejas orientais, “recolhendo e elaborando a presença da Igreja no mundo”, conforme a Praedicate. Francisco espera que ela seja verdadeira “expressão da catolicidade”, da universalidade da Igreja. 

Espera-se, nos próximos meses, que o Papa faça algumas nomeações para cargos nos dicastérios da Cúria, como, por exemplo, no Dicastério para a Cultura e a Educação, resultante da unificação de dois segmentos. Um dos nomes cogitados para o cargo de Prefeito é o do Cardeal José Tolentino de Mendonça, atualmente arquivista e bibliotecário. 

Recentemente, o Papa confirmou nos cargos de Prefeito e Secretária do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, o Cardeal Michael Czerny e a Irmã Alessandra Smerilli, espectivamente. Também já houve nomeações em cargos do segundo escalão no Dicastério para a Doutrina da Fé, para o qual se espera a nomeação de um novo Prefeito – o nome mais cotado é o de Dom Charles Scicluna. Também se aguarda um novo Prefeito no Dicastério para os Bispos. 

Outra novidade é a mudança no nome da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, que passa a se chamar somente “Secretaria Geral do Sínodo”. De acordo com o Cardeal Mario Grech, Secretário-geral, essa mudança dá uma visão mais abrangente da sinodalidade que, embora seja um exercício de comunhão e colegialidade entre os bispos, inclui também todos os outros fiéis batizados, convidados a participar ativamente da vida eclesial.

1 comentário em “Praedicate Evangelium: entra em vigor a reforma da Cúria Romana”

  1. Que Deus abençoe o Papa Francisco e o capacite a realizar a reforma,da forma eficaz possível para assim termos uma igreja mais humana,ativa e fiel ao evangelho
    amém

    Responder

Deixe um comentário