Região Episcopal Santana promove mostra on-line sobre presépios

Divulgação

Com o início do tempo do Advento, a tradição de montar os presépios começa nas paróquias, comunidades, capelas e nas famílias. Com isso, a Região Episcopal Santana está realizando a Mostra “Melhor Presépio de 2022”. 

A iniciativa tem como objetivo animar as famílias a se engajarem na vivência do Natal, do seu valor espiritual e sua razão de ser. Além de divulgar e valorizar os trabalhos realizados nas igrejas, capelas e nas casas. 

O evento que é voltado para as paróquias, capelas e famílias da Região Santana já está com as inscrições abertas, e poderão ser realizadas entre os dias 25 de novembro a 16 de dezembro, enviando a foto do presépio para o email da Pastoral da Comunicação da Região: pascomregiaosantana@gmail.com

O processo de votação acontecerá nas mídias sociais da Região, a partir do dia 17 de dezembro e vai até o dia 22, e acontecerá por meio das curtidas que as fotos receberem nas redes sociais. 

O resultado será divulgado no dia 23 de dezembro, e os três mais votados receberão os seguintes prêmios: 

1º Lugar – Uma placa em acrílico e diploma, que será entregue por Dom Jorge Pierozan, Bispo auxiliar da Arquidiocese, na Solenidade da Epifania do Senhor; além de uma divulgação especial e a história do presépio. 

2º Lugar – Diploma entregue por Dom Jorge Pierozan na Solenidade da Epifania do Senhor, além de divulgação em todas as mídias da Região. 

3º Lugar – Divulgação nas mídias da Região e na página da respectiva paróquia. 

presepios museu arte sacra TEOFILO DE JESUS
Museu de Arte Sacra de São Paulo

O PRESÉPIO

Símbolo do Tempo do Advento e do Natal, o presépio, é a representação artística da cena da natividade do Senhor. O primeiro presépio de que se tem notícia foi feito por São Francisco de Assis, em 1223, numa gruta, com o objetivo de facilitar a compreensão do povo sobre o sentido do Natal. No entanto, as tradições bizantinas do Oriente cristão já destacavam ícones que retratavam a cena da Natividade do Senhor na gruta de Belém.

O termo vem do latim praesepe, que significa “estrebaria ou curral”. Geralmente, contém as imagens da Sagrada Família, cercada de animais, pastores, anjos e os reis magos. Contudo, é possível representar o presépio apenas com as imagens da Virgem Maria, São José e o Menino Jesus.

O presépio costuma ser montado nas casas e igrejas no início do Advento e, geralmente, é desmontado após a celebração da Epifania do Senhor, que recorda a visita dos reis magos a Jesus.

LEIA MAIS
Presépio: a tradição que anuncia a natividade de Jesus
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários