Conheça as pessoas e instituições que receberão a Medalha São Paulo Apóstolo

Premiação será entregue pela Arquidiocese de São Paulo no dia 26 deste mês

Criada com o propósito de valorizar, estimular e dinamizar a vida eclesial e pastoral da Arquidiocese de São Paulo, a Medalha São Paulo Apóstolo será entregue aos contemplados no próximo dia 26, às 20h, no Teatro Tuca (Rua Monte Alegre, 1.024, Perdizes).

Todos os premiados foram indicados por outras pessoas e a partir dos inscritos uma comissão julgadora escolheu as sete pessoas e três instituições contempladas. Há ainda uma menção honrosa.

O perfil dos vencedores expressa a multiplicidade das ações do povo de Deus na Igreja em São Paulo, seja as realizadas já há alguns anos, seja as que surgiram em resposta às urgências advindas da pandemia de COVID-19.

Conheça a seguir um pouco mais sobre os contemplados em cada categoria:

TESTEMUNHO LAICAL

Doutor Dalton de Alencar Fischer Chamone – paroquiano da Igreja da Cruz Torta (Paróquia Nossa Senhora Mãe do Salvador), o médico e professor universitário já presidiu a Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, o conselho diretor do Instituto Central do Hospital das Clínicas e coordenou os Laboratórios do Instituto do Coração. Atualmente, é professor emérito da Faculdade de Medicina da USP. Doutor Dalton é propagador de uma Medicina humanizada e pautada pelos princípios da ética cristã. Em seu consultório, ao longo das décadas atendeu sacerdotes, religiosos (as) e bispos, incluindo Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo de São Paulo entre 1970 e 1998.

SERVIÇO SACERDOTAL

Padre Sidinei Lang – Com 71 anos de idade, 37 dos quais dedicados ao sacerdócio, ele é exemplo de dedicação à vocação presbiteral. Atual Diretor Espiritual do Seminário de Teologia Bom Pastor, Padre Sidinei tem contribuído na orientação de muitos seminaristas. Aqueles que com ele convivem o descrevem como alguém com grande exemplo de simplicidade, amor à Igreja e às pessoas mais sofridas. Entre outras atribuições na Igreja, o Padre já foi capelão do Hospital do Servidor Público Estadual.

AÇÃO CARITATIVA E DE PROMOÇÃO HUMANA

Diácono Permanente Nilo José de Carvalho Neto – Assistente Pastoral na Paróquia Santa Teresinha, na Região Santana, ele está a frente do núcleo regional da Caritas nesta mesma Região e tem feito um zeloso trabalho caritativo em favor dos mais vulneráveis, em especial com a distribuição de cestas básicas. Também anuncia o Evangelho no Conjunto Habitacional Cingapura, na Avenida Zaki Narchi, onde colabora com os grupos de Crisma e de Catequese para crianças e adultos. O Diácono integra a Comunidade Canto de Maria.

AÇÃO MISSIONÁRIA

Padre Flávio Demoliner, SdC –Pároco na Paróquia Santa Cruz, na Região Santana, o Sacerdote de 59 anos também atua em favor das crianças com deficiências físicas e intelectuais atendidas no Recanto Nossa Senhora de Lourdes, no bairro do Horto Florestal. Em agosto de 2020, criou a Pastoral Solidariedade Guanelliana, que realiza ações em favor das pessoas em situação de rua, com a distribuição de refeições, roupas e cobertores e momentos de diálogos com elas. Os trabalhos são inspirados no carisma de São Luís Guanella (1842 – 1915).

INOVAÇÃO NA METODOLOGIA PASTORAL

Paula Lorenna Alves Pirolo – Em 2015, ela e o esposo, Emerson Pirolo, criaram a Associação Católica Missionários da Redenção, na qual, desde 2017 realizam o projeto Solicitude junto às pastorais sociais da Paróquia Jesus Ressuscitado, no Setor Conquista da Região Belém. A iniciativa começou com a construção de moradias permanentes para famílias em situação de vulnerabilidade e se expandiu para ações socioeducativas em Saúde, Educação, Segurança, Família e Espiritualidade, alicerçadas na Doutrina Social da Igreja. Em novembro de 2020, o projeto passou a ser replicado na Paróquia Jesus Ressuscitado, no Setor São Mateus.

EDUCAÇÃO CRISTÃ

Doutor Hélio Begliomini – Aos 66 anos de idade e com uma consolidada carreira na área Médica, ele já recebeu dez prêmios de Medicina e 112 de Literatura. Diretor clínico do Instituto de Medicina Humanae Vitae (Imuvi) e Paroquiano da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Tremembé, da Região Santana, desde os anos 1980 o doutor atende, gratuitamente, no ambulatório que criou pessoas em situação de vulnerabilidade, um trabalho caritativo que inspirou até a criação de uma farmácia mantida com doações espontâneas para assegurar medicamentos aos atendidos.

DEFESA E PROMOÇÃO DA VIDA E DIGNIDADE HUMANA

Doutor Edson Aparecido dos Santos – Atual secretario municipal de Saúde de São Paulo, ele é formado em História, já foi deputado estadual e federal e atuou em secretarias no estado de São Paulo. Foi indicado à medalha por sua atuação no combate à pandemia de COVID-19 na cidade, incluindo o apoio que tem dado aos consultórios de rua, formados por equipes multidisciplinares que prestam serviço de atenção integral à saúde da população em situação de rua em diferentes pontos da capital paulista.

CULTURA

“Brasil, Terra de Santos” – A iniciativa apresenta, por meio de perfis no Instagram e no Facebook (@brasil.terradesantos), a biografia dos brasileiros com causas de beatificação e canonização em curso ou já canonizados. Apenas no primeiro ano foram retratadas mais de cem histórias. Há ainda um canal no Youtube, pelo qual mensalmente são publicadas entrevistas que ajudam a conhecer melhor um dos personagens do mês. Participam do projeto cinco pessoas, atuantes em paróquias das Regiões Episcopais Belém e Sé.

COMUNICAÇÃO SOCIAL

TV Canção Nova – Documentário “Deus habita esta cidade – somos suas testemunhas” – o conteúdo foi ar pela primeira vez no domingo de Páscoa deste ano, 4 de abril. A importância da Igreja em São Paulo foi retratada a partir de seus templos, seguindo a cronologia da construção de cada um e os fatos históricos a eles relacionados. A narrativa foi construída com base em fatos, documentos, depoimentos de especialistas e personagens que expressam a fé e a religiosidade católica na capital paulista.

SERVIÇO SOCIAL

COR – Centro de Orientação à Família – a instituição, fundada em 1971 por Nair Salgado, auxiliada por um grupo de cristãos pertencentes à Legião de Maria, atua na promoção cultural e bio-psico-social do indivíduo e da família, para que se atinjam os níveis condizentes com a dignidade humana. Em quatro décadas de atividades, destaca-se pelo atendimento a crianças e adolescentes, grupos de mães, cursos profissionalizantes, atendimento à população com problema de subsistência e educação de adultos.

MENÇÃO HONROSA

Doutor Fábio Nusdeo – Graduado em Economia e Direito pela USP, ele também é doutor em Economia pela mesma universidade, onde atualmente é professor aposentado, mas com vínculo ativo junto ao Programa de Pós-graduação em Direito. É autor de diversos livros e artigos sobre Direito Econômico em seus vários segmentos. Na Arquidiocese de São Paulo, há anos é conselheiro do Conselho de Assuntos Econômicos, uma de suas ações que testemunham seu amor à Igreja.

Comentários

  1. Com certeza belos testemunhos de vida. Precisamos de mais neste mundo tão difícil e cheio de dores. Aqueles que conjugam a oração e a ação são bem-vindos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter