SP volta a ter dias de intenso frio. Ajude as organizações que atuam em prol dos ‘irmãos da rua’

A partir deste fim de semana, os moradores da cidade de São Paulo terão dias com temperaturas em queda, em razão da chegada de uma frente fria acompanhada de uma forte massa de ar frio de origem polar.

SP volta a ter dias de intenso frio. Ajude as organizações que atuam em prol dos ‘irmãos da rua’, Jornal O São Paulo
Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO

As temperaturas entram em declínio acentuado, o que mantém a sensação de frio nos próximos dias. A expectativa é de que os dias mais frios ocorram entre o domingo, 12, e a próxima terça-feira, 14. Em algumas madrugadas, a mínima prevista é de 9°C.

Diante da queda de temperaturas, novamente a atenção está para a população em situação de rua, ao menos 32 mil pessoas, segundo dados oficiais da Prefeitura de São Paulo.

A Igreja Católica volta a pedir que as pessoas de boa vontade sejam solidárias para que ninguém morra de frio. Conheça algumas das iniciativas em favor dos irmãos da rua e colabore com doações de roupas, cobertores e alimentos.

CASA DE ORAÇÃO DO POVO DA RUA

Diariamente no local é servido o café da manhã e são produzidas cerca de 700 marmitas, distribuídas em ruas e praças da cidade. Há ainda a entrega de roupas e itens de higiene pessoal obtidos por meio de doações, que podem deixadas, 24 horas por dia, no local: Rua Djalma Dutra, 3, bairro da Luz.

Também a Paróquia São Miguel Arcanjo, na Rua Taquari, 1.100, Belenzinho, recebe doações regularmente, dada a alta demanda de procura por parte das pessoas em situação de rua.

SERVIÇO FRANCISCANO DE SOLIDARIEDADE

Diariamente, o Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras) atua no combate à fome e à violação de direitos, tendo como uma das ações de referência a atenção às pessoas em situação de rua. Doações podem ser entregues no Chá do Padre (Rua Riachuelo, 268, Centro) e na Casa Franciscana (Rua Otto de Alencar, 270, Cambuci).

MISSÃO EUCARÍSTICA VOZ DOS POBRES

A Missão Eucarística Voz dos Pobres, realiza todos os dias sua ação pastoral nas ruas, com missionários consagrados e voluntários que levam refeições e dialogam com os ‘irmãos da rua’. Também acolhe pessoas com a saúde debilitada que vivem nas ruas ou que tenham sido abandonadas por familiares em hospitais e em suas próprias casas. Um dos endereços para a entrega de doações é a Casa São José Moscati (Rua Dr. Álvaro Osório de Almeida, 315, Jardim Bonfiglioli).

MISSÃO PAZ

Formada pela Casa do Migrante, o Centro Pastoral e de Mediação dos Migrantes, o Centro de Estudos Migratórios e a Igreja Nossa Senhora da Paz, desenvolve serviços de apoio à acolhida, documentação, aprendizagem do idioma, inserção laboral, atendimento médico e jurídico aos migrantes. O endereço de referência é a Rua Glicério, 225, no bairro da Liberdade.

MISSÃO BELÉM

A Missão Belém mantém casas de acolhida, nas quais pessoas que um dia viveram em situação de rua, especialmente no vício das drogas, acolhem os irmãos recém saídos das ruas e que aceitam a restauração de suas vidas a partir de um itinerário de espiritualidade católica. Um dos locais é o Edifício Nazaré (Praça da Sé, 47), onde são acolhidos 50 irmãos por dia, e residem cerca de 100 pessoas, alguns muito doentes.

ALIANÇA DE MISERICÓRDIA - CASA RESTAURA-ME

A Aliança de Misericórdia mantém a Casa Restaura-me (Rua Monsenhor Andrade, 746, Brás), frequentada diariamente por cerca de 450 pessoas em situação de rua, que lá recebem refeições e podem tomar banho, lavar roupas e obter encaminhamentos para serviços sociais.

ARSENAL DA ESPERANÇA

Localizado no bairro da Mooca (Rua Doutor Almeida Lima, 900), no local, diariamente, são acolhidos 1,2 mil homens que antes estavam em situação de rua por razões diversas, como a falta de trabalho, de moradia ou de suporte familiar. Lá, eles podem descansar, tomar banho, se alimentar e frequentar cursos profissionalizantes, além de usufruir de muitos outros serviços, como o acompanhamento do serviço social.

BOMPAR

O Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (Bompar) realiza variadas atividades, incluindo as iniciativas em favor da população em situação de rua. Uma das estruturas é o Centro de Acolhida São Martinho de Lima, localizado na Rua Siqueira Cardoso, 277, Belenzinho.

NAS PARÓQUIAS

Doações diversas também podem ser deixadas nas paróquias da Arquidiocese. Para a consulta completa dos locais, acesse a platafoma ANIMANDO A ESPERANÇA.

Deixe um comentário