Dioceses, entidades e personalidades manifestam pesar pelo falecimento do Cardeal Cláudio Hummes

Reproduzimos a seguir as manifestações de pesar enviadas à Arquidiocese de São Paulo, por ocasião do falecimento do Cardeal Cláudio Hummes, ocorrido na segunda-feira, 4 de julho.

Conselho de Fraternidade Cristão Judaico de São Paulo

Deputado Estadual Gil Diniz

NOTA DE PESAR DO PPG EM PSICOLOGIA CLÍNICA DA PUC-SP

AGRADECIMENTOS A D. CLAUDIO HUMMES.

COMO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA EXPRESSO A TRISTEZA AO RECEBERMOS A “NOTA DE PESAR E DE ESPERANÇA” DE NOSSO REVERENDÍSSIMO GRÃO CHANCELER ARCCEBISPO DE SÃO PAULO D. ODILO PEDRO CARDEAL SCHERER SOBRE A MORTE DE SEU PREDECESSOR GRÃO CHANCELER DA PUC-SP, D. CLAUDIO HUMMES.

EXPRESSO A GRATIDÃO PELO CARINHO ESPECIAL QUE D. CLAUDIO DEMONSTROU PARA COM NOSSO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA. LEMBRO DE SUA GENEROSA E ATIVA PARTICIPAÇÃO, EM 2006, NA CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS E SAÚDE, PARTE DAS ATIVIDADES DO CONVÊNIO INTERINSTITUCIONAL EMBRAPA/PUC-SP, SOB MINHA COORDENAÇÃO PELA UNIVERSIDADE, E PELO PROF. DR. JOSÉ MARIA GUSMAN FERRAZ, PELA EMBRAPA.

EXPRESSO A GRATIDÃO PELAS REFLEXÕES QUE FIZEMOS JUNTOS SOBRE “CIÊNCIA E FÉ” EM ATIVIDADE PROMOVIDA PELA FACULDADE DE TEOLOGIA, NO CAMPUS SANTANA –SÃO PAULO, ANOS MAIS TARDE…

PEÇO LICENÇA PARA EXPRESSAR MINHA GRATIDÃO PESSOAL A D. CLAUDIO PELO QUE ELE REPRESENTOU EM MINHA VIDA: QUANDO BISPO DA DIOCESE DE SANTO ANDRÉ, PARTICIPOU DE VÁRIOS ENCONTROS DE REFLEXÃO E ORIENTAÇÃO SOBRE OS PRINCÍPIOS E VALORES CRISTÃOS CATÓLICOS PARA ALUNAS, PROFESSORES, PROFESSORAS E RELIGIOSAS DO “INSTITUTO CORAÇÃO DE JESUS”, ONDE ESTUDEI EM SANTO ANDRÉ. LEMBRO-ME PARTICIPAR DAS MISSAS CELEBRADAS POR ELE NA “CATEDRAL (N. SRA.) DO CARMO” AOS DOMINGOS, 11 HORAS DA MANHÃ, CUJAS HOMILIAS ENFOCAVAM A JUSTIÇA, A FRATERNIDADE, E O APROFUNDAMENTO NAS LEITURAS E NO EVANGELHO DE JESUS CRISTO.

QUANDO D. CLAUDIO HUMMES, GRÃO CHANCELER DA PUC-SP, CELEBROU A MISSA DE ANIVERSÁRIO DA UNIVERSIDADE NA “CAPELA DA PUC-SP”, FUI ME (RE)APRESENTAR A ELE, AGORA COMO PROFESSORA TITULAR DA (ENTÃO)FACULDADE DE PSICOLOGIA E DA PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA. RECORDEI OS ANOS EM SANTO ANDRÉ, AO QUE ELE ME RESPONDEU: “AH, A DIOCESE DE SANTO ANDRÉ! QUE SAUDADE”!

A PARTIR DESTE MOMENTO, A CADA EVENTO QUE NOS ENCONTRÁVAMOS, D. CLAUDIO SE REFERIA A MIM, CARINHOSAMENTE, COMO “A PROFESSORA DE SANTO ANDRÉ”!

EXPRESSO NOSSAS ORAÇÕES PARA QUE DEUS JÁ O TENHA ACOLHIDO, E VOLTO NOSSAS PRECES PARA QUE DEUS CONTINUE EM NÓS AS MENSAGENS E EXEMPLOS DE PAZ E JUSTIÇA DE D. CLAUDIO HUMMES, COMO FARÓIS DA LUZ DIVINA A NOS GUIAR!

REPRESENTAREI CADA UM/A DE NÓS, DO PPG EM PSICOLOGIA CLÍNICA, NAS CERIMÔNIAS DE HOJE, NA CATEDRAL DA SÉ: CORPO DISCENTE, CORPO DOCENTE, COORDENAÇÃO (COORDENADORA, VICE COORDENADORA E ASSISTENTE DE COORDENAÇÃO).

PAZ E BEM, IRMÃO D. CLAUDIO HUMMES. OMNES VOS FRATRES (VÓS SOIS TODOS IRMÃOS).

Igreja Ortodoxa Antioquina

Arquidiocese de Teresina

…os que ensinaram a muitos brilharão para sempre como estrelas (Dn 12,30)  

A Pia Sociedade Filhas de São Paulo – Irmãs Paulinas – manifesta pesar e gratidão pela páscoa definitiva de Dom Cláudio Hummes. Nesse momento, em comunhão com a Igreja de São Paulo e com toda a Igreja, professamos a fé na ressurreição, esperança definitiva que nos une, e manifestamos nossa gratidão pela vida longa e dedicada do filho de São Francisco, do bispo dos operários, do Prefeito do clero e do Cardeal da Amazônia. O legado de Dom Claudio nos ensina a defesa da justiça e dos mais frágeis e nos indica o caminho do Reino de Deus na comunhão eclesial. 

São Paulo,06 de julho de 2022 

Ir. Ana Marlene Konzen, fsp

Superiora provincial

Emº Sr. Cardeal Odilo Pedro Scherer

A Diocese de Santo Ângelo, RS, manifesta condolências e solidariedade, em comunhão de preces, neste momento em que, na esperança cristã, a Igreja de São Paulo, devolve ao Pai o grande presente que recebeu na pessoa do Emº Sr. Cardeal Cláudio Hummes, OFM, seu Arcebispo Emérito.  

Louvamos ao Senhor pela vida e missão tão eficaz e carregada de bons frutos, pelo testemunho eloquente de vida doada e partilhada, em todas as instâncias que lhe foram confiadas, pautando seu ser e agir pelos valores do Evangelho e do Reino de Deus.
A vida de Dom Cláudio foi GRAÇA e BÊNÇÃO que visibilizou o AMOR de Deus pela humanidade, particularmente pelos pobres e vulneráveis!

Deus o receba nos seus braços de Pai e o faça gozar da glória celeste!

Fraternalmente,

Dom Liro Vendelino Meurer

Bispo Diocesano de Santo Ângelo – RS

Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral 

Consulado Geral dos Estados Unidos da América em São Paulo

A Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da CNBB expressa a sua fé na ressurreição ao receber a notícia da Páscoa de Dom Cláudio Hummes, OFM. Arcebispo Emérito de São Paulo – SP e Prefeito Emérito da Congregação para o Clero, Dom Cláudio nasceu em Salvador do Sul (RS), ingressou na Ordem Franciscana dos Frades Menores, e depois de ser ordenado sacerdote em 1975 foi nomeado bispo diocesano de Santo André (SP), Arcebispo de Fortaleza – CE e, por fim, da Arquidiocese de São Paulo – SP. Agradecemos a Deus pela vida, serviço e ministério de Dom Cláudio. Louvamos e bendizemos a Deus pelo bem e pela bondade, pelo amor e pela solidariedade junto ao Povo de Deus. Louvemos e agradecemos pelo cuidado e pelo ânimo evangelizador junto as Igrejas e comunidades da região amazônica. Nossa gratidão pelo serviço comprometido de Dom Cláudio Hummes na presidência da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia, e para o qual ergueu sua voz em defesa dos direitos humanos, da proteção dos povos indígenas, comunidades tradicionais e para a conversão integral, sem em vista do cuidado com a Casa Comum. Ele participe do Reino definitivo, das alegrias eternas e com a multidão esteja na admiração franciscana diante do trono do Cordeiro. As dioceses e prelazias da Amazônia são profundamente agradecidas! Brasília-DF, 04 de julho de 2022.

Dom Leonardo Ulrich Steiner Arcebispo de Manaus – AM
Presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia – CEA

É com grande pesar que a Fundação Pontifícia ACN recebe hoje, 4 de julho de 2022, a triste notícia sobre o falecimento do Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo emérito da Arquidiocese de São Paulo, emérito da Congregação para o Clero e grande amigo da ACN. O Cardeal Cláudio Hummes nasceu na cidade de Salvador do Sul (RS) em 08 de agosto de 1934. Entrou na Ordem Franciscana dos Frades Menores; recebeu a ordenação sacerdotal em 3 de agosto de 1958 e a ordenação episcopal em 25 de maio de 1975. Foi bispo diocesano de Santo André, Arcebispo de Fortaleza e Arcebispo de São Paulo. Foi feito membro do Colégio Cardinalício pelo Papa São João Paulo II em 2001. De 2006 a 2011 trabalhou ao lado do Papa Bento XVI em Roma, como Prefeito da Congregação para o Clero. Nesta época, acompanhou também a transição da ACN para fundação pontifícia. De volta ao Brasil, ocupou a função de Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, e da recém criada Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA). Com a ACN, teve uma grande proximidade, tendo recebido ajuda da Obra desde o seu tempo de seminarista e realizado vários projetos quando arcebispo de Fortaleza e São Paulo. O Cardeal Cláudio Hummes também visitou diversas vezes a sede da ACN Brasil, como quando presidiu a celebração de inauguração da nova capela da ACN, em 2005. Em sua última visita à ACN Brasil, encorajou a todos com muita esperança, dizendo: “O trabalho fundamental da ACN é fazer misericórdia, é a misericórdia que mantém a Igreja em pé!”

A ACN une-se a todos em oração e gratidão pela vida e legado do Cardeal Cláudio Hummes.

A Renovação Carismática Católica do Brasil se une em oração e profundo pesar com a Arquidiocese de São Paulo pela páscoa eterna do Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo e Prefeito emérito da Congregação para o Clero.

Dom Cláudio faleceu nesta segunda-feira (04/07), em sua residência, na zona Sul da capital paulista, onde recebia cuidados paliativos após um quadro irreversível de câncer no pulmão. O Cardeal completaria 88 anos no próximo dia 08 de agosto.

Neste momento a RCCBRASIL expressa gratidão a esse servo de Deus por toda a sua dedicação ao rebanho de Cristo, e roga ao bom Deus que o acolha em Sua infinita misericórdia. 

Com profundo pesar, a Congregação Israelita Paulista se solidariza com nossos irmãos católicos pela perda de Dom Claudio Hummes, que sua memória seja uma benção.

Dom Claudio foi líder ativo do diálogo católico-judaico e proponente de perspectivas religiosas que privilegiassem a proteção aos segmentos mais vulneráveis de nossas sociedades. Nesses papéis e em tantos outros, Dom Claudio foi nosso parceiro, oferecendo sua visão, sua liderança e sua voz clara, e estabelecendo conosco um diálogo de irmãos que reconhecem e respeitam tanto nossas diferenças quanto as similaridades e que buscam a construção de uma sociedade mais acolhedora e mais justa para toda a população brasileira. 

Sua falta será sentida; seguindo seu legado, nos comprometemos a continuar o trabalho de compreensão e parceria entre os mundos judaico, católico e de outras comunidades religiosas parceiras. 

Rabinato da Congregação Israelita Paulista
Rabino Ruben Sternschein
Rabino Rogério Cukierman
Rabina Tamara Schagas

Foi com grande tristeza que recebemos a notícia do falecimento do Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo emérito da cidade de São Paulo e frade franciscano.

Em nota, o atual Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, informa que o Prefeito emérito da Congregação para o Clero faleceu no dia de hoje, com a idade de 88 anos incompletos, após prolongada enfermidade, que suportou com paciência e fé em Deus.

Nascido no dia 08 de agosto de 1934, em Salvador do Sul (RS), Hummes ingressou na vida religiosa da Ordem Franciscana dos Frades Menores, foi ordenado sacerdote em 03 de agosto de 1958 e recebeu a ordenação episcopal em 25 de maio de 1975. Foi bispo diocesano de Santo André (SP), Arcebispo de Fortaleza e Arcebispo de São Paulo. Foi feito membro do Colégio Cardinalício pelo Papa São João Paulo II no Consistório de 21 de fevereiro de 2001. De 2006 a 2011 trabalhou ao lado do Papa Bento XVI em Roma, como Prefeito da Congregação para o Clero. De volta ao Brasil, ocupou a função de Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, e da recém-criada Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA).

No seu brasão episcopal lê-se “Omnes vos fratres” (Vós sois todos irmãos), ecoando a expressão de São Francisco de Assis, “Fratelli tutti”, que inspirou também a última encíclica do Papa. Outro sinal evidente daquela unidade de propósitos e pensamento que o ligava ao outro Francisco, o Pontífice reinante, cujo nome foi fruto de sua sugestão.

“Dom Cláudio”, como era chamado carinhosamente por quem conhecia o cardeal Cláudio Hummes, tinha um grande coração que pulsava – e não há retórica em dizer isso – pelos “pobres”. Os povos indígenas da Amazônia, como os missionários consagrados e leigos; os sedentos e famintos do “Sul do mundo”, como os operários mal pagos ou as vítimas das mudanças climáticas.

Ele os tinha em mente o tempo todo, mesmo nas últimas votações do Conclave de 2013 que elegeu o arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio. Ao amigo argentino, sentado ao seu lado, quando alcançou o número de votos necessários para ser eleito, sussurrou-lhe ao ouvido: “Não se esqueça dos pobres”. Da intuição surgiu outra intuição do Papa recém-eleito para a escolha do nome. Foi o próprio Francisco a revelar aos jornalistas que encontrou na Sala Paulo VI em 16 de março de 2013.

No ano 2020 foi eleito presidente da Conferência Eclesial da Amazônia, instituída como uma “ferramenta eficaz” para implementar muitas das propostas que surgiram do Sínodo e se tornar “uma ponte que anima outras redes e iniciativas. ambientais a nível continental e internacional”. O que Dom Cláudio tentou fazer até os últimos dias de sua vida terrena.

O bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, dom Angelo Ademir Mezzari, revelou hoje que Dom Cláudio “estava bem tranquilo, claro, respirando com dificuldade, mas ele esperou na fé, no amor, na certeza de que Cristo estava com ele; a irmã morte que chegava. Um verdadeiro franciscano!”

Elevemos nossas preces a Deus em agradecimento pela vida do falecido Cardeal Hummes, homem sereno e altivo que se colocava diante das coisas com equilíbrio e naturalidade.

Que seu testemunho, solidariedade e compromisso ecoem em nossos corações e em nossa caminhada.

Respeitosamente,

Em nome do Conselho Nacional da OFS do Brasil,

Maria José Coelho – Ministra Nacional

Márcio Bernardo de O. Ramos – Coordenador Nacional de Comunicação

Nessa realidade tão plural da Amazônia, precisamos aguçar urgentemente nosso olhar amoroso, que contempla e admira a vida das pessoas e da mãe natureza no contexto da Amazônia; nosso olhar cuidadoso, que se preocupa com os problemas encontrados na vida das pessoas e do ambiente natural; nosso olhar esperançoso, que acredita ser possível cuidar da qualidade de vida em todas as suas dimensões” (Dom Cláudio Hummes, Cartilha para a escuta e participação popular em vista do Sínodo para a Amazônia)

A Prelazia de Itacoatiara – Amazonas, recebeu com profunda tristeza a notícia do falecimento do Cardeal Cláudio Hummes.

Nascido em Salvador do Sul (RS) em 08 de agosto de 1934, entrou na Vida Religiosa na Ordem Franciscana dos Frades Menores; recebeu a ordenação presbiteral em 03 de agosto de 1958 e a ordenação episcopal em 25 de maio de 1975. Foi bispo diocesano de Santo André (SP), Arcebispo de Fortaleza e Arcebispo de São Paulo. Foi feito membro do Colégio Cardinalício pelo Papa São João Paulo II no Consistório de 21 de fevereiro de 2001. De 2006 a 2011 trabalhou ao lado do Papa Bento XVI em Roma, como Prefeito de Congregação para o Clero. De volta ao Brasil, assumiu a Presidência da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB e da REPAM – Rede Eclesial PanAmazônica e depois do Sinodo assumiu a Presidência da CEAMA – Conferência Eclesial da Amazônia.

Agradecemos a Deus por sua vida, vocação e missão na Igreja do Brasil e na nossa Querida Amazônia; pelo seu empenho para a realização do Sínodo para a Amazônia em 2019, na fase de preparação e na sua atuação decisiva durante o Sínodo, especialmente na aprovação do Documento Final.

Agradecemos, também, a Deus por ele ter lembrado ao Cardeal Bergoglio, eleito Papa em 2013, a “não esquecer dos pobres”, inspirando assim a escolha do nome Francisco.

A fé na ressurreição de Cristo, certeza de nossa ressurreição, nos conforte e nos faça perseverantes na vivência fiel de nossa vocação e missão, seguindo o exemplo de Dom Cláudio Hummes.

Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, SDV

Arquidiocese de Brasília

O Regional Leste 1 – CNBB, por meio da sua presidência, manifesta o seu pesar e proximidade à Arquidiocese de São Paulo (SP), ao Regional Sul 1 e à Ordem dos Frades Menores, bem como a todos os povos amazônicos, pelo falecimento do Arcebispo Emérito de São Paulo (SP) e Prefeito Emérito da Congregação para o Clero da Santa Sé, o Cardeal Cláudio Hummes, ocorrido nesta segunda-feira, 04 de julho de 2022, na sua residência em São Paulo, após longo tempo de enfermidade.

Natural da cidade de Salvador do Sul (RS), Dom Cláudio tinha 87 anos. Iniciou sua caminhada vocacional como religioso junto aos frades franciscanos e fora ordenado presbítero em 3 de agosto de 1958, sendo eleito bispo dezessete anos mais tarde, recebendo a ordenação episcopal em 25 de maio de 1975. Foi bispo diocesano de Santo André (SP), Arcebispo de Fortaleza e Arcebispo de São Paulo. Criado cardeal pelo Papa São João Paulo II no Consistório de 21 de fevereiro de 2001, Dom Cláudio participou de dois conclaves. Concluída sua missão como Prefeito da Congregação para o Clero em 2011, de volta ao Brasil, ocupou a função de Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, e da recém criada Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA).

Agradecemos a Deus que nos concedeu, na pessoa de Dom Cláudio Hummes, um belo exemplo de discípulo missionário, amigo dos mais pobres e daqueles que estão à margem. Que sintamos em nossos nossos corações o mesmo apelo que fizera ao Papa Francisco: “não se esqueça dos mais pobres!” Que a Virgem Mãe celeste, a Imaculada Conceição, interceda por este amado pastor, rogando a Deus que o acolha em seu Reino de paz e amor, a verdadeira terra sem males.

DOM JOSÉ FRANCISCO REZENDE DIAS

Arcebispo de Niterói (RJ)
Presidente do Regional Leste 1 – CNBB

“Dom Cláudio Hummes, um grande pastor, Bispo Emérito da Arquidiocese de São Paulo, nosso Cardeal que agora nos deixa. Dom Cláudio me acolheu na Arquidiocese de São Paulo, no mês de agosto, depois me ordenou do dia 15 de dezembro de 2000, com quem tive a alegria de trabalhar aqui muito próximo e com quem muito aprendi. Depois, quando fui nomeado Cura da Catedral de São Paulo, tive um contato muito próximo com Dom Cláudio; ele vinha celebrar sempre às 9h aqui na Catedral da Sé, transmitia uma alegria muito grande, e um desejo de ser missionário na Amazônia, o que pôde realizar no final da sua vida; um trabalho belíssimo, não só para a igreja do Brasil, mas para a Igreja do mundo, e nos deixa esse grande legado, um cuidado para com a natureza, um cuidado para com a Amazônia. Dom Cláudio deixa muita saudade e esse carinho de pastor, esse cuidado com o povo de Deus e com a natureza. Que Dom Cláudio descanse em paz, que Deus dê a ele o repouso eterno.”

Dom Eduardo Vieira/Bispo de Ourinhos

Centro Universitário Assunção/UNIFAI

Querido irmão Odilo,

Sinto muito pesar pelo falecimento de nosso querido irmão Dom Cláudio Hummes, O.F.M. Entretanto, desde nossa fé em Jesus, morto e ressuscitado, cremos firmemente que Dom Cláudio participa da alegria eterna na presença de Deus, a quem amou durante a sua vida terrena e serviu com generosidade à Igreja como pessoa, como franciscano, bispo e cardeal.

Seus últimos 12 anos de vida, como Arcebispo emérito de São Paulo, viveu-os intensamente presidindo a Comissão Episcopal para a Amazônica, da CNBB, a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) de 2014 a 2020, e a inédita Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA) entre 2020 e 2022. Lembro-me das palavras que ressoaram no coração e na mente do Cardeal Jorge Mario Bergoglio em 13 de março de 2013, quando foi eleito Bispo de Roma: “não se esqueça dos pobres”. A partir deste acontecimento eclesial, Dom Cláudio afirmava sobre o Papa Francisco: “é um Francisco de Assis atualizado”.

Tive a enorme graça de Deus de partilhar de perto os últimos 8 anos e meio de sua vida. Mostrava-se como um pastor simples e firme para expressar suas convicções de fé e suas escolhas claras em favor dos mais pobres e esquecidos. Seu amor e paixão era por toda a criação de Deus, na sua escolha preferencial pela Amazônia e seus povos originários.

Dom Cláudio foi uma pessoa de plena confiança que inspirou “os novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral” desde o Sínodo Especial para a Amazônia, realizado em outubro de 2019, no qual o Papa Francisco lhe outorgou a missão de ser relator.

Lembro-me de suas palavras proféticas antes que eu o sucedesse como presidente da CEAMA: “A crucificação da Amazônia desencadeia o sofrimento de muitos filhos e filhas de Deus. Os povos indígenas correm o risco de perder o direito de possuir os seus territórios, já tão invadidos. Os ribeirinhos ficam com os rios secos e as águas contaminadas por pesticidas e resíduos da mineração”. Ele não ficava somente na denúncia, mas anunciava a esperança com uma profunda convicção de fé, porque “no meio da noite mais escura com a morte de Jesus, se impôs a luz da ressurreição”.

Dom Cláudio nos deixa o melhor legado de apostar nos últimos, nos invisíveis da humanidade. Soube ensinar-nos o caminho para Jesus no anúncio do Reino de Deus desde os povos amazônicos e da biodiversidade de seu entorno natural.

Indica-nos o caminho sinodal que a Igreja percorre hoje, com o nosso querido Papa Francisco, no seu processo de renovação, desde a comunhão, participação e missão evangelizadora.

Obrigado, Dom Cláudio! Descanse na paz do Senhor e reze por nós que seguimos as pegadas de Jesus.

Cardeal Pedro Barreto Jimeno, S.J.

Arcebispo de Huancayo – Peru/Presidente da CEAMA e da REPAM

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, representado pelo seu reitor, Padre Sérgio Augusto Baldin Júnior, SDB, manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Dom Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo e Prefeito Emérito da Congregação para o Clero, ocorrido em 4 de julho de 2022, em São Paulo (SP). 

Agradecemos a Deus pelo dom da vida do Cardeal Hummes, por todo seu zeloso serviço pastoral, sempre pautado nos valores evangélicos. Rendemos graças por todo legado deixado para a Igreja Católica do Brasil e do mundo. Somos gratos por toda amizade com a Família Salesiana durante o seu ministério episcopal.  

Nos unimos em oração à Arquidiocese de São Paulo, ao arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, aos familiares, amigos e admiradores de Dom Cláudio.  

Deixamos nossas mais sinceras condolências por esta inestimável perda.  

Dai-lhe Senhor, o repouso eterno. 
E brilhe para ele a vossa luz. 
Descanse em Paz, querido Dom Cláudio! 

Fraternalmente, 

Padre Sérgio Augusto Baldin Júnior, SDB/Reitor do UNISAL  

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP

O Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular/CESEEP agradece e louva a Deus pela vida e fecundo ministério presbiteral e episcopal de Dom Cláudio Hummes.

Une-se ao pesar da Ordem dos Frades Menores Franciscanos, OFM, onde Dom Cláudio ingressou na sua juventude; à diocese de Santo André, onde serviu como bispo de 1975 a 1996; à Arquidiocese de Fortaleza, onde esteve como arcebispo de 1996 a 1998; à arquidiocese de São Paulo que o recebeu como seu arcebispo de 1998 a 2006 e à Congregação para o Clero em Roma, na qual atuou como Prefeito de 2006 a 2010, até tornar-se emérito.

Ao retornar ao Brasil, dedicou-se de corpo e alma à Amazônia, tornando-se presidente da Comissão Episcopal da CNBB para a Amazônia, desde 2011. Dedicou-se com afinco à preparação do Sínodo para a Amazônia (06 a 27 de outubro de 2019) e foi o seu relator.

Presidiu nas Catacumbas de Santa Domitila em Roma, na manhã do domingo, dia 20 de outubro a celebração eucarística em que foi assinado por cerca de 200 participantes do Sínodo, o Pacto das Catacumbas pela Casa Comum:  Por uma Igreja com rosto amazônico, pobre e servidora, profética e samaritana.

Como Grão Chanceler da PUC-SP, continuou prestando todo seu apoio à realização do Curso de Verão do CESEEP nos locais da Universidade e no TUCA.

Gratidão também da Comissão de Estudos de História da Igreja na América Latina, CEHILA, que foi acolhida na sua Diocese de Santo André, de 15 a 17 de julho de 1986, para a realização de do seu XIII Simpósio Latino-americano dedicado ao estudo da trajetória da classe operária no continente latino-americano e no Caribe.

Acedeu prontamente ao convite do CESEEP e do Fórum de Participação da V Conferência de Aparecida para uma noite de debate sobre o Sínodo da Amazônia no salão do Colégio Arquidiocesano a 05 de junho de 2019. Em 2019 e em 2020 veio, a convite do CESEEP, discorrer sobre a preparação e depois sobre os resultados do Sínodo da Amazônia para o Encontro Latino-americano de Estudos – Curso dos Bispos.

É com profundo reconhecimento por sua atenção, apoio e amizade para com o CESEEP e seus trabalhos no campo da formação que nos despedimos de Dom Cláudio, na certeza de que de junto de Deus, seguirá velando por todos nós e por sua querida Amazônia.

A Associação Arautos do Evangelho externa seu pesar pelo falecimento do Arcebispo Emérito de São Paulo, Cardeal Dom Cláudio Hummes, OFM, figura tão marcante e representativa da História da Igreja Católica Apostólica Romana nas últimas décadas, desde a sua ordenação presbiteral, em 1958.

Unidos em oração ao Santo Padre, ao clero e a todos os fiéis que lamentam a perda de tão valoroso cristão, rogamos a Nossa Senhora que, com os Anjos e Santos do Senhor, possa recebê-lo em seu amoroso amplexo maternal e conduzi-lo aos páramos celestiais.

Querido Dom Odilo! Paz e bem! Aqui em Floriano tenho rezado missas nestes dias em comunhão com o senhor e a Arquidiocese de São Paulo, agradecendo a Deus pela vida e a missão de Dom Cláudio Hummes, “servo bom e fiel” chamado por Deus para a eternidade. Um grande testemunho recebemos deste homem de Deus na fidelidade à missão de pastor, no zelo e na caridade pastoral especialmente com os pobres, na profunda comunhão com o Papa e na defesa da Amazônia e dos direitos dos povos indígenas. A Páscoa do Cardeal Dom Cláudio Hummes nos fortaleça ainda mais na missão. Que Deus o tenha junto Dele intercedendo pela Igreja de São Paulo e todo Brasil nestes tempos difíceis. Minhas condolências e meu abraço.

 + Dom Edivalter Andrade.

Ao POVO DE DEUS da Arquidiocese de São Paulo.

As Comunidades Eclesiais de Base do Regional Sul I da CNBB expressam ao Povo de Deus da Arquidiocese de São Paulo nossos sentimentos pela morte de Dom Cláudio Hummes, cardeal e bispo emérito dessa comunidade-Igreja, que em seu ministério episcopal assumiu como lema: “somos todos irmãos” (Mt 23,8).

Fazemos memória desde a sua missão vivida como bispo de Santo André, tomando o lado do povo durante as greves operárias no ABC; das palavras motivadas pelo Espírito ao dizer ao papa Francisco, quando da eleição no conclave, “não se esqueça dos pobres”; de seu serviço missionário aos povos da
Amazônia, lembrando à Igreja “que cuidar da casa comum faz parte de nossa fé”.

Ressoemos as palavras do franciscano, bispo e pastor Claudio Hummes no coração de nossa Igreja: “não se esqueça dos pobres”, “cuidar da casa comum faz parte de nossa fé”.

Transmitimos à Igreja que está em São Paulo o nosso abraço solidário!
Na certeza da ressurreição, em comunhão de preces, fraternalmente,

Colegiada das CEBs do Sul 1

Prezado Sr. Arcebispo Odilo Cardeal Scherer, Igreja em São Paulo, no Brasil e na América Latina

Dom Claudio Hummes morreu. Temos um grande intercessor no céu para a causa dos pobres e para a causa da criação.

Os encontros com Dom Cláudio permanecem presentes, encorajam, testemunham, abrem horizontes, convidam.

Sua ação pastoral não somente atingiu a Igreja Católica no Brasil, mas atravessou fronteiras e corações.

Através desta carta mandamos os nossos profundos sentimentos.

Graças a sua extraordinária bondade humana, sua impressionante clareza intelectual e sua admirável dedicação, sua maneira de ser humano,

Dom Claudio sempre será um grande exemplo de fé, esperança e amor para o mundo inteiro.

Na capela de Misereor em Aachen, agradecemos seu testemunho, sua busca e sua luta, sua confiança.

Estaremos conectados na confiança com todos, local, regional, nacional, mundial.

Unidos em Cristo que venceu a morte

Pe. Pirmin Spiegel – Diretor Geral

 A nossa Igreja Particular se une na comunhão de orações à Arquidiocese de São Paulo, suplicando a Cristo Ressuscitado que acolha o Cardeal Hummes no Reino dos Céus e o recompense pelo bem que em seu pastoreio fez a tantos. Nossa Diocese tem uma dívida de gratidão com Dom Cláudio, pois quando celebramos o 1° Sínodo Diocesano, ele, na qualidade de Arcebispo de Fortaleza, foi o Assessor da 6ª Sessão Sinodal em 1997, e muito nos ajudou nos discernimento que fazíamos na ocasião. Ainda, por ocasião da posse de nosso quarto bispo diocesano ele se fez presente, dividindo conosco aquela alegria. O pastoreio de Dom Cláudio nos inspira a sermos uma Igreja em saída, samaritana e misericordiosa, renovando cada dia o desejo de viver as Bem-aventuranças do Reino. Rezamos para que Deus o receba na eternidade e faça brilhar para ele seu rosto cheio de ternura, e que, do céu, interceda continuamente por todos nós.

Pe. João Cândido da Silva Neto – Administrador Diocesano

A Federação Israelita do Estado de São Paulo, entidade representativa da comunidade judaica paulista, se solidariza com nossos irmãos da Igreja Católica pelo falecimento do Arcebispo Emérito de São Paulo, D. Claudio Hummes. 

Grande incentivador do diálogo inter-religioso, D. Claudio foi peça fundamental no processo da redemocratização do Brasil e na luta contra a pobreza e pelos direitos humanos.

Que sua alma seja recebida pelo Criador e ele pode servir de exemplo para todos nós.

A/C: Cardeal Arcebispo D. Odilo Pedro Scherer

Cordialmente, Shalom!

Marcos Knobel – Presidente

Raul Meyer – Diretor

Ricardo Berkiensztat – Presidente executivo

A Diocese de São José dos Campos se solidariza a Arquidiocese de São Paulo, pelo falecimento de seu arcebispo emérito: Cardeal Claudio Hummes, na data de hoje, 4 de julho.

Um grande homem de Deus que muito se doou pela Igreja. Foi bispo diocesano de Santo André (SP), Arcebispo de Fortaleza e Arcebispo de São Paulo. Foi feito membro do Colégio Cardinalício pelo Papa São João Paulo II no Consistório de 21 de fevereiro de 2001. De 2006 a 2011 trabalhou ao lado do Papa Bento XVI em Roma, como Prefeito da Congregação para o Clero. De volta ao Brasil, ocupou a função de Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, e da recém criada Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA).

Faleceu nesta manhã (04/07), Cardeal Dom Claudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo-SP e prefeito emérito da Congregação para o Clero. O corpo será velado na Catedral Metropolitana de São Paulo.

Membro da Ordem Franciscana, Dom Claudio Hummes presidiu a Ordenação Sacerdotal e também Episcopal de nosso bispo diocesano Dom Frei João Bosco.

A Diocese de Osasco manifesta suas condolências à Ordem Franciscana, à Igreja no Brasil e também aos familiares e amigos. Que Deus lhe conceda a recompensa pela sua entrega generosa.

Que as almas dos fiéis defuntos pela misericórdia de Deus descansem em paz. Assim seja.

A Diocese de Santos recebeu, com pesar, a notícia do falecimento do Eminentíssimo Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo e Prefeito emérito da Congregação para o Clero, aos 87 anos de idade, ocorrido nesta segunda-feira, 4 de julho, após prolongada enfermidade.

Nascido em Salvador do Sul (RS), em 08/08/1934, entrou na vida religiosa da Ordem Franciscana dos Frades Menores. Recebeu a ordenação sacerdotal em 3 de agosto de 1958 e a ordenação episcopal em 25 de maio de 1975. Foi bispo diocesano de Santo André (SP), Arcebispo de Fortaleza e Arcebispo de São Paulo. Foi feito membro do Colégio Cardinalício pelo Papa São João Paulo II no Consistório de 21 de fevereiro de 2001. De 2006 a 2011 trabalhou ao lado do Papa Bento XVI em Roma, como Prefeito da Congregação para o Clero. De volta ao Brasil, ocupou a função de Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, e da recém criada Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA).

A Diocese de Santos une-se em oração à Arquidiocese de São Paulo e aos familiares de Dom Cláudio Hummes rogando a Deus por seu descanso ao lado do Pai.

Pe. Vagner de Sousa Argolo – Chanceler do Bispado

D. Tarcísio Scaramussa, SDB – Bispo Diocesano de Santos Santos

Com muito pesar comunicamos o falecimento do Cardeal Dom Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo e Prefeito da Congregação para o Clero, no dia de hoje, com 87 anos de idade.

A Diocese de Campo Limpo quer manifestar sua solidariedade ao Cardeal Dom Odilo Scherer, atual Arcebispo de São Paulo, à Arquidiocese de São Paulo e a todo seu clero diocesano.

A Diocese de Santo Amaro, com nosso Bispo Diocesano Dom José Negri, se une solidariamente à Arquidiocese de São Paulo e ao Cardeal Arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer. Rezamos em sufrágio da alma de Dom Cláudio e pelo conforto de todos que sentem sua partida.

O cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, comunicou, nesta data, o falecimento do cardeal arcebispo emérito da citada arquidiocese, Dom Claudio Hummes, OFM, aos 87 anos de idade, depois de um longo período de enfermidade. Solidarizo-me, pessoalmente, com Dom Odilo e seus auxiliares, e com todos os que sentimos a partida de Dom Cláudio.

Tive o privilégio de conviver com Dom Cláudio, inicialmente, na Diocese de Santo André, na qual ele foi bispo e eu era seu cooperador, como presbítero. Depois, fui nomeado também seu bispo auxiliar, na citada Arquidiocese de São Paulo e, no dia 10 de março de 2001, Dom Cláudio foi o ordenante principal da celebração eucarística na qual fui ordenado bispo. Na arquidiocese, trabalhamos em conjunto até ele ser nomeado Prefeito da Congregação para o Clero, em 2006, pelo então papa Bento XVI.

Dom Cláudio, até o fim, foi um homem disciplinado, lúcido, atualizado nos campos da Filosofia e da Teologia e, nos últimos anos, bastante entusiasmado com os trabalhos do Sínodo da Amazônia.

Agradeço a Deus pela oportunidade que tive, pessoalmente, de conviver e tanto aprender com Dom Cláudio.

Bendito seja Deus por tudo o que, nos seus quase 88 anos de vida, ele realizou pela Igreja do Brasil.

Fraternalmente, em Cristo Jesus,

Dom Manuel Parrado Carral

O Regional Sul 1 da CNBB recebeu com pesar a notícia de falecimento do Cardeal Dom Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo, dia 4 de julho. Manifestamos as mais profundas condolências ao Sr. Arcebispo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, ao presbitério, e a todo o povo de Deus da Arquidiocese de São Paulo, unindo-nos em oração em sufrágio pela alma do querido Dom Cláudio Hummes.

Dom Cláudio teve uma trajetória de vida marcada pela dedicação a Cristo, à Igreja e aos pobres. Iniciou sua trajetória na Igreja como frade franciscano (OFM), tornando-se sacerdote. Como bispo, escolheu como lema “Omnes vos fratres” (Vós sois todos irmãos).

Bispo de Santo André (1975-1996), ficou sempre ao lado dos operários, apoiando a luta sindical e os direitos dos trabalhadores. Foi Arcebispo de Fortaleza (1996-1998), Arcebispo de São Paulo (1998-2006) e, em Roma, Prefeito da Congregação para o Clero. Em 21 de fevereiro de 2001, foi criado Cardeal pelo papa João Paulo II.

Como emérito, tornou-se o Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, em nome da CNBB. Visitou as dioceses da Amazônia, apoiando e animando o trabalho de tantos missionários e missionárias naquela região, preparando o Sínodo da Amazônia e empenhando-se na defesa dos povos indígenas e preservação da floresta. Deixou à Igreja e à humanidade um eloquente e profético legado.

Rezemos para que Deus o receba na eternidade e faça brilhar para ele a luz eterna, e que, do céu, interceda continuamente por todos nós.

Em Jesus Cristo Mestre e Pastor!

Dom Pedro Luiz Stringhini/Presidente

Dom Edmilson Amador Caetano/Vice-Presidente

Dom Luiz Carlos Dias/Secretário

Em nome da Província Camiliana Brasileira e da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, em comunhão com com toda a Arquidiocese de São Paulo, familiares e o povo de Deus dessa cidade imensa, manifesto a certeza das nossas orações, solidariedade e todo pesar pelo falecimento do Arcebispo emérito, Cardeal Cláudio Hummes.

Igualmente manifestamos confiança na Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, que chamou o nosso querido cardeal Hummes e o recebe no festim da Eternidade!

“Dai-lhe, Senhor, o repouso  eterno e brilhe para ele a Vossa Luz”

Pe Adailton Mendes da Silva, M.I. 

Vigário Provincial e Pároco.

Paulo Alexandre Barbosa, Prefeito de Santos/SP

A Associação Comercial de São Paulo – ACSP, externa seus votos de pesar pelo falecimento do Arcebispo Emérito D. Cláudio Hummes, ocorrido hoje em São Paulo, aos 88 anos, após prolongada enfermidade. Teve Dom Cláudio Hummes destacada atuação na sua missão religiosa, de modo especial aos menos favorecidos e deixou uma vida de exemplo para todos nós.

 Alfredo Cotait Neto/Presidente da CACB, Facesp e ACSP

O CONSELHO METROPOLITANO DE SÃO PAULO DA SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO vem expressar sentimentos, orações e agradecimento por tudo que o Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo e Prefeito emérito da Congregação para o Clero, fez pela Igreja e pela Arquidiocese de São Paulo.

Que Deus acolha com alegria o cardeal Cláudio Hummes em sua imensa glória e faça brilhar para ele a luz eterna. Amém.

Marcos Ramos de Melo/ Conselho Metropolitano Sociedade São Vicente de Paulo

Recebemos com consternação a notícia do falecimento de S. Ema. Revma. D. Cláudio Hummes, OFM, que foi Arcebispo de São Paulo e muito serviu a Mãe Igreja em sua longa vida e nos diversos ofícios eclesiásticos que ocupou na Igreja do Brasil e na Santa Sé. Sabemos também da amizade que o unia a Papa Francisco, tendo sido quiçá o principal inspirador do nome papal escolhido pelo Pontífice reinante.

Por meio desta viemos transmitir nossas condolências a V. Ema. Revma., aos familiares e amigos do Cardeal Hummes e ao povo católico da Arquidiocese de São Paulo. Agradecemos a Deus por sua preciosa e laboriosa vida, rogando seja ele acolhido por nosso Deus Todo-poderoso e Misericordioso com todo amor em sua Glória.

Roberto Guimarães/ Presidente da União dos Juristas Católicos do Rio de Janeiro

A Inspetoria Salesiana de São Paulo vem manifestar a Vossa Eminência e a toda a Arquidiocese de São Paulo suas condolências pela morte do Eminentíssimo Senhor Cardeal Cláudio Hummes, OFM, arcebispo emérito de São Paulo.

A trajetória de vida do Eminente falecido fala por si da grandeza de sua inteligência e, particularmente, de seu coração, com específica atenção aos mais pobres e sofredores, tanto como bispo diocesano de Santo André quanto como arcebispo de São Paulo.

O senhor Cardeal Hummes ficará na memória dos que o conheceram e acompanharam o desempenho de sua vida e do seu ministério, como um grande pastor. Como tal, foi muito apreciado pelo Papa Bento XVI, que o colocou à frente da Congregação para o Clero; em particular, pelo Papa Francisco, que ao ser eleito, acolheu do Cardeal Hummes a sugestão de que não se esquecesse dos pobres.

Grande também foi a dedicação do Cardeal Hummes, à causa da Amazônia à qual ele entrega a herança de seu interesse, de sua dedicação e de seu amor.

Por tudo isso, a Inspetoria Salesiana de São Paulo deseja manifestar sua estima pelo eminente falecido e oferece a Deus suas preces pelo descanso eterno do querido Pastor.

Pe. Justo Ernesto Piccianini, sdb/Inspetor Salesiano

NOTA CRB-SP

A CRB-SP recebeu vossa nota de pesar e esperança pelo falecimento de Dom Claudio Hummes, ofm, digníssimo arcebispo emérito de São Paulo e também prefeito emérito da Congregação para o Clero, o qual partiu para o céu nesta data de 4 de julho de 2022. Agradecemos seu testemunho de vida para o bem da Ordem dos Frades Menores, seara religiosa da sua vida vocacional e presbiteral e, depois, como Bispo Diocesano de Santo André e também Arcebispo de Fortaleza sem nunca esquecer-se da inspiração santoral de São Francisco de Assis.

Esta nossa nota de pesar e solidariedade na esperança da ressurreição se unirá a tantas outras, que certamente, vossa Eminência receberá em virtude da páscoa de Dom Cláudio, como expressão de seu lema episcopal, “vós sois todos irmãos”, pelo qual toda pessoa que se aproximou de nosso cardeal arcebispo emérito pode experenciar a proximidade de um sempre Discípulo de Cristo.

Nesta hora em que a Igreja nos chama à liturgia cristã dos funerais, pela celebração do mistério pascal de Cristo, elevamos nossas orações em sufrágio e auxílio espiritual por todos os fiéis defuntos, bem como, consolação e esperança para os que choram a morte. Peçamos ao Senhor que conceda a este seu filho, a graça de participar na alegria dos novos céus e da nova terra, que Ele preparou para os seus eleitos.

Na Capela da Eucaristia da CRB-SP colocamos embaixo da imagem de São José “dormindo” a intenção de oração pelo descanso eterno de Dom Claudio Hummes: “Os anjos te conduzam ao paraíso; acolham-te os mártires à tua chegada e te introduzam na Cidade Santa de Jerusalém…Santos de Deus, vinde em seu auxílio. Anjos do Senhor, correi ao seu encontro… Acolhei a sua alma, Senhor!”

Recebam nosso apoio por todo bem que Dom Claudio apresentou na continuidade da vossa missão especial de Evangelizar, em todas as vossas obras caritativas, até o dia da vitória final. As equipes de Coordenação e Executiva da CRB-SP vos são solidárias e unidas, desejando a fortaleza e coragem na fraternidade.

Ir. Helena Gesser, fma/ Coordenadora do CRB-SP

Em meu nome e da Diocese de Paracatu – MG, manifesto profundo pesar pela morte do Cardeal Cláudio Hummes, OFM, ocorrida hoje – 4/7. Foi das mãos de Dom Cláudio que recebi os três graus do Sacramento da Ordem. Deus o receba no Seu Reino! Grato por tudo, Dom Cláudio!

Dom Jorge Alves Bezerra, SSS/ Bispo de Paracatu – MG

A Congregação dos Padres e Irmãos Paulinos solidariza-se com a Ordem Franciscana dos Frades Menores e com a Arquidiocese de São Paulo pelo passamento do Eminentíssimo Cardeal Cláudio Hummes – Arcebispo Emérito de São Paulo e Prefeito Emérito da Congregação para o Clero – ocorrido nesta manhã na capital paulista. Somos gratos a Deus também porque colaborou com o Apostolado Paulino, publicando vários livros pela PAULUS Editora. São oportunas as palavras de Santa Teresa de Calcutá: “Não há outro pedágio para o céu senão um bilhete de amor”. Nosso querido, e já saudoso Cardeal Hummes, que viveu plenamente a sua consagração religiosa franciscana, o seu sacerdócio e o seu cardinalato – com os seus quase 88 anos de vida – até o fim de seus dias, já possui em vida “um bilhete de amor”: garantia de uma eternidade feliz

Somos agradecidos a Deus pela vida longeva do Cardeal Hummes. Sua passagem entre nós não foi em vão. Que ele interceda do Céu por nós para que consigamos ser fiéis ao amor de Deus até o fim. “Jesus misericordioso, proponho-me acompanhar com a oração, sempre que possível, os que passam desta vida à eternidade” (Bem-aventurado Tiago Alberione).

Pe Claudiano A. dos Santos, ssp/ Superior Provincial

Nós, Franciscanas da Ação  Pastoral, nos solidarizamos com a Igreja em São Paulo, com o falecimento do Arcebispo Emérito de São Paulo, D. Cláudio Hummes.  Ele que com seu testemunho de fé, de serviço a Deus e aos irmãos, uniu sua voz aos que clamam na Amazônia, colocou-se ao lado dos sem voz e sem vez.

Recordando seu lema, “Vós sois todos irmãos” e o Sínodo da Arquidiocese “Deus habita esta cidade: somos suas testemunhas” acreditamos que ele na eternidade está intercedendo por toda a Igreja,  que tanto amou e se entregou, fazendo-se irmãos de todos

Ir. Ivaldete Rodrigues/Ministra Geral

A Igreja Particular de Araçatuba se solidariza com o Povo de Deus da Arquidiocese de São Paulo neste momento de profundo pesar pelo falecimento do Eminentíssimo Cardeal Claudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo e Prefeito Emérito da Congregação para o Clero, e eleva

suas preces na certeza de que nele (Cristo) brilhou para nós a esperança  feliz e ressurreição. E, aos que a certeza da morte entristece, a promessa da mortalidade consola (Prefácio dos fiéis defuntos, I-A esperança da ressureição em Cristo).

Dom Sérgio Krzywy

Bispo de Araçatuba

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do Eminentíssimo Cardeal Dom Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo e Prefeito emérito da Congregação para o Clero. A Diretoria Nacional, os Conselhos e Estaduais, o Escritório Nacional se solidarizam com a Arquidiocese de São Paulo e com todo o povo de Deus, oferecendo-lhes suas preces e rogando a Deus forças para esse momento difícil.

Rogamos à Virgem Maria, que esteve junto à cruz de Jesus, que console a todos que sofrem com sua partida. Que Jesus Cristo ressuscitado, fonte de vida e de esperança, nos conceda mansidão e serenidade para passarmos por esse momento de dor.

Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e que brilhe para ele a Vossa luz e que descanse em paz.

Prof. Ms.Pe. João Batista Gomes de Lima

Diretor-Presidente da ANEC

Com pesar, recebi a notícia aqui em Roma, onde me encontro, do falecimento hoje de S. Ema. Revma. D. Frei Cláudio Hummes, OFM, Arcebispo Metropolitano Emérito de São Paulo e seu antecessor no governo da Arquidiocese.

Guardo com carinho a recordação da presença do Cardeal Hummes nos encontros de nossa Província Eclesiástica, ainda que por forma virtual, e sua amabilidade e gentileza em sempre responder aos cartões de Feliz Natal e Feliz Páscoa que enviava a ele.

Envio-lhe minhas sinceras condolências, bem como a todo o Povo de Deus da Arquidiocese de São Paulo, que hoje perdeu seu Pastor emérito.

Asseguro-lhe de minhas orações pelo repouso da alma do Arcebispo emérito, para que, como celebramos no rito bizantino em favor dos fiéis falecidos, o Senhor Deus coloque a alma de seu filho falecido Cláudio (no século, Auri Afonso) “num lugar luminoso, num lugar verdejante e de descanso, onde não há dor nem tristeza”.

Com minha fraternal solidariedade cristã neste momento,

D. George Khoury/Bispo Eparquial

Eparquia de N. Sra. do Paraíso Greco-Melquita Católica do Brasil

Nossa Diocese, assim como toda a comunidade armênia do Brasil, se solidariza com a população brasileira  pelo  passamento de Dom Cláudio Hummes. Seu legado humanizou os menos favorecidos, onde não apenas os votos, mas os atos de Nosso Senhor puderam ser revividos. A paz dos nobres e justos estará com ele.

Bispo Nared Berberian

Primaz da Diocese da Igreja Apostólica Armênia do Brasil

“… Os que tiverem sido sábios brilharão como o firmamento; e os que tiverem ensinado a muitos homens os caminhos da virtude, brilharão como as estrelas, por toda a eternidade.” (Profecia de Daniel 12,3)

Dom Sérgio Aparecido Colombo e a Diocese de Bragança Paulista  solidarizam-se com o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer e a Arquidiocese de São Paulo, por ocasião da Páscoa do Eminentíssimo Cardeal Dom Cláudio Hummes, OFM, Arcebispo Emérito.

Pastor segundo o coração de Jesus, com uma vida sábia e experimentada no serviço à Igreja e aos irmãos, com especial solicitude aos povos indígenas da Amazônia, depois de um longo sofrimento, foi acolhido nos braços do Pai para a vida eterna.

O Pai das misericórdias console a todos neste momento de renovada confiança e esperança.      

Foi com pesar que recebemos a notícia da Páscoa do nosso caro irmão Dom Cláudio, Cardeal Hummes, neste dia 4 de junho. Dom Claudio sempre foi muito próximo da Congregação do Santíssimo Sacramento, chegando a ordenar vários dos seus presbíteros. Seus incansáveis trabalhos nos últimos anos em favor da Amazônia revelam a grandeza da sua presença eclesial e social. Enquanto cristãos, acolhemos a morte de um irmão como participação na morte de Cristo e sempre na certeza da ressurreição, da vida eterna. É no Senhor que nos fortificamos, alentados por sua Palavra que orienta e fortifica a nossa fé: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim não morrerá eternamente” (Jo 11,25). Descanso eterno dai-lhe, Senhor; da luz perpétua, o resplendor. Brilhe para ele a vossa luz. Repouse em paz.

Dom Hernaldo Pinto Farias, sss

Bispo da Diocese de Bonfim

A Igreja Particular de Porto Velho-RO une-se à sua família, amigos e à Arquidiocese de São Paulo neste momento de dor pela perda deste grande homem de Deus que, seguindo os passos do Mestre Jesus Cristo, “passou por este mundo fazendo o bem”.

Mas, nosso coração também se eleva a Deus, agradecendo pela profecia viva que foi a vida de dom Claúdio Hummes para a Igreja no Brasil, em especial, para os povos amazônicos que podem testemunhar que o lema de seu brasão episcopal − “Vós sois todos irmãos” −, fez-se palavra encarnada na luta para dar voz e vez aos povos originários e, também, à Casa Comum, visitando incansavelmente as Prelazias, Dioceses, Comunidades Indígenas e Ribeirinhas, escutando a todos com o coração de um verdadeiro pai e pastor.

Vá em paz, irmão e profeta da Amazônia! E, agora, de junto de Deus, interceda pelo Brasil, especialmente pela Amazônia e seus povos, para que possamos ser sempre mais uma Igreja em saída e sinodal. E para que, fortalecidos por seu amor, fé e testemunho de vida, possamos dar continuidade ao sonho de construir a Terra sem males, agora contando com sua intercessão.

Roque Paloschi

Bispo da Igreja que está em Porto Velho-RO

Pe. Luciano da Silva Costa

Chanceler

“Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã nossa, a morte corporal,
da qual nenhum homem vivente pode escapar”.
São Francisco

A Arquidiocese de Fortaleza recebe com pesar a notícia do falecimento de seu 5° Arcebispo Metropolitano, o eminentíssimo Cardeal Cláudio Hummes, OFM, ocorrida nesta segunda-feira, 4, em São Paulo (SP).

Após enfrentar longa enfermidade, nosso querido Dom Cláudio retornou a casa do Pai, aos 87 anos, suportando as suas dores com esperança.

“Os sentimentos da Arquidiocese de Fortaleza unem-se à toda a Igreja em preces pelo repouso eterno do pastor”, lamenta Dom José Antonio, atual arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza.

Rezemos ao Onipotente e Bom Senhor pelo descanso eterno desse grande servo de Deus, que fez da sua vida uma total entrega ao Reino de Deus, sobretudo, aos mais fragilizados.

Sorocaba, 04 de julho de 2022

O falecimento do Eminentíssimo Cardeal Dom Claudio Hummes entristece todos os que o conheceram e tiveram o privilégio de estreitar amizade com ele. Além de todos os ofícios e responsabilidades, exercidos com dedicação e competência, ele foi um homem de relações muito numerosas, cultivadas com dedicação e profundamente fundadas na fé, na esperança e na caridade. Nesse sentido, ele permanecerá como um exemplo de homem de comunhão: fez a ponte entre os diferentes; uniu colaboradores e voluntários; lutou pela justiça social e pelo bem da Igreja; atuou em favor da Amazônia, riqueza do Brasil e do mundo. Agora devemos entregar o seu corpo à sua última morada, na esperança, que não engana, de que receberá do Senhor da Vida o fruto de todas as suas canseiras e obras de bem. Garanto meu empenho em fazer com que a Arquidiocese de Sorocaba esteja unida à Arquidiocese de São Paulo neste momento de despedida e de oração. Agradeçamos ao Senhor por todos os dons recebidos através de Dom Cláudio Hummes. O eterno repouso dai a ele, Senhor! E a luz perpétua o ilumine! Repouse em paz. Amém.

Dom Julio Endi Akamine SAC

É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do Cardeal Dom Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Paulo, ocorrido nesta data.

Sempre pudemos contar com o apoio e o incentivo de Dom Cláudio em nossa missão apostólica, especialmente no período em que esteve à frente da Arquidiocese de São Paulo

Elevamos as nossas orações a Deus pela alma de Dom Cláudio.

Padre Fábio Carvalheiro

Vigário Regional do Opus Dei

São Paulo, 04 de julho de 2022

Hoje, pela manhã, recebemos com pesar a notícia do falecimento do Cardeal Dom Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo.

O Cardeal Hummes foi um homem excepcional e marcou a história da Aliança de Misericórdia. Ele acompanhou os primeiros passos da nossa fundação e aprovou a primeira versão dos nossos estatutos, no ano de 2005.

Dom Cláudio visitou muitas vezes nossas casas em São Paulo, conheceu as áreas mais pobres onde realizamos nosso trabalho pastoral (como a Favela do Moinho e o Parque de Taipas) e celebrou no encerramento da Missão Thalita-Kum.

Antes da pandemia, tivemos a oportunidade de visitá-lo em sua residência em São Paulo, onde nos partilhou seu amor pela região amazônica e abençoou com muito apreço nossas missões de Manaus e São Paulo de Olivença.

Por tudo isso e por sua dedicação incansável pela Igreja, erguemos um hino de ação de graças pela vida do Cardeal Hummes e fazemos uma prece em sufrágio pela alma deste bom homem.

Convido todos os membros da Aliança de Misericórdia a se unirem nesta oração!

Deus os abençoe.

Pe. Rodrigo Custódio A. Ramos

Presidente da Aliança de Misericórdia

Professando nossa fé na Ressurreição

“Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá para sempre” (Jo 11,25).

A Diocese de Montenegro, neste momento da páscoa do Cardeal Dom Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo e Prefeito Emérito da Congregação para o Clero, expressa suas condolências, aos familiares e aos amigos, à Arquidiocese de São Paulo e a toda a Igreja.

Dom Cláudio Hummes é filho da nossa terra. Nasceu em Salvador do Sul, então Município de Montenegro. É um discípulo de Cristo, modelado no espírito franciscano, se fez frade, tornou-se bispo e cardeal da Igreja. Foi Bispo de Santo André, Arcebispo de Fortaleza, Arcebispo de São Paulo e Prefeito da Congregação para o Clero, no Vaticano. Tendo se tornado Arcebispo emérito, dedicou todas as suas forças a serviço da Igreja da Amazônia. No último Conclave, na hora que o Cardeal Jorge Mario Bergoglio era escolhido como o Sucessor de Pedro, o Cardeal Hummes, que estava ao lado de Bergoglio, lhe disse: “Não esqueça dos pobres”. Esta frase, fez com que o Cardeal Bergoglio escolhesse o nome de Francisco.

Agradecemos a Deus tão grande dom concedido à Igreja e ao mundo, através deste filho, deste discípulo e pastor. Como cristãos, professamos nossa fé na Ressurreição. No Cristo Ressuscitado, Dom Claudio e todos nós colocamos nossa fé e nossa esperança.

Nossa Diocese expressa sua comunhão, na oração e na Celebração da Eucaristia.

Montenegro, 04 de julho de 2022

+ Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva – Bispo da Diocese de Montenegro

Caríssimo Dom Odilo, receba as condolências de S.E. Dom Lazaro You Heung-sik, Prefeito do Dicastério pelo Clero e de todos nós que aqui estamos a serviço da Igreja, pelo falecimento de Dom Claudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo e que também foi prefeito deste Dicastério entre 2006-2010. Que Maria o conduza à presença do Bom Pastor para que seja recompensado pelo abundante bem que ele realizou. Celebraremos uma Santa Missa por Dom Claudio amanhã na capela do Dicastério.

Andrés Ferrada Moreira
Secretário

O Conselho Indigenista Missionário – Cimi vem manifestar profundo pesar pelo falecimento do Cardeal Dom Cláudio Hummes, ocorrido hoje pela manhã.

Em sua trajetória, Dom Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo, foi um ser humano engajado na defesa das causas sociais, dos mais pobres, dos missionários e missionárias, dos nossos irmãos indígenas e da Amazônia. Manifestava sempre sua preocupação com as questões ambientais e climáticas e a sobrevivência das pessoas e dos biomas, tendo sido Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) e da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama).

Foi um dos incentivadores da convocação do Sínodo para a Região Pan-Amazônica, ocorrido em outubro de 2019, em Roma. Por onde Dom Cláudio passava, fazia ressoar fortemente a voz das populações amazônicas, massacradas por projetos predatórios de morte e de violência, bem como as doenças da terra e do ser humano. Na Ceama, trabalhava para que as propostas que surgiram no Sínodo se tornassem uma “ponte que anima outras redes e iniciativas ambientais em nível continental e internacional”.

Foi amigo do Papa Francisco, que assim se referiu a ele: “Dom Cláudio teve a coragem de abrir trilhas e caminhos”.

O Cimi e os povos indígenas se solidarizam com a grande família de Dom Cláudio Hummes, que hoje lamenta a partida de um irmão tão querido e tão necessário, pelos seus exemplos e luta, ao nosso país e ao nosso planeta. Ao mesmo tempo, agradece ao Deus da Vida pela existência de Dom Cláudio Hummes entre nós. Que ele seja recebido com alegrias e louvores em sua nova morada!

Dom Cláudio Hummes, presente!

Conselho Indigenista Missionário

Brasília, 04 de julho de 2022

Rodrigo Garcia, governador de São Paulo

NOTA DA REPAM

A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), manifesta extremo pesar pela Páscoa de Dom Cláudio Hummes, acontecida na manhã desta segunda, 04 de julho, em São Paulo, SP.

Em nota, Rede agradece a vida doada de Dom Claudio, na certeza que já foi recompensado pelo senhor da vida. “Convencido de que ‘o Cristo aponta para a Amazônia’, não mediu esforços em abrir caminhos que para uma Igreja com rosto amazônico, encarnada e comprometida com os povos, a cultura e o meio ambiente da Amazônia”, diz presidente da REPAM-Brasil, Dom Evaristo Pascoal Spengler. 

Leia a íntegra.

Nota pela páscoa de Dom Cláudio Hummes

Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo

A Canção Nova recebeu com tristeza a informação da morte do Cardeal Dom Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo e Prefeito Emérito da Congregação para o Clero e se solidariza com a Arquidiocese, seus confrades da ordem Franciscana dos Frades Menores, familiares e toda comunidade ligada à Conferência Eclesial Amazônica, onde atuou com empenho nos últimos anos. 

Agradecemos a Deus o dom da vida de Dom Cláudio para a Igreja do Brasil e do mundo. Somos gratos também por todo acolhimento e amizade para com a Comunidade Canção Nova durante todo seu ministério episcopal.

Cheios de fé e esperança, pedimos a Deus, Pai das Misericórdias, que receba com um abraço paterno, este filho que retorna à morada eterna. 

Com imenso pesar, a Comunidade Católica Shalom recebe a notícia do falecimento do Cardeal Dom Frei Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo e Prefeito emérito da Congregação para o Clero e o responsável pela aprovação dos Estatutos da Comunidade em nível Diocesano na Páscoa de 1998. Dom Cláudio tinha 87 anos e morreu em sua residência, na capital paulista, onde permanecia em cuidados médicos após um quadro irreversível de câncer.  Leia na integra.

Conselho Episcopal Latino-Americano

“Neste momento em que o Cardeal Hummes volta para o Pai, a Nossa Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, reza pelo seu repouso eterno. Para que possa contemplar a visão beatífica e o amor misericordioso do Pai.Que aqueles que desfrutam da sua amizade próxima, seus familiares, a arquidiocese de São Paulo, as congregações romanas que ele presidiu e serviue em especialmente os povos da Amazônia, a quem também serviu na recém criada Conferência Episcopal da Amazônia, possam experimentar a nossa fraternidadesolidária e nosso abraço fraterno. Que a esperança esteja cada vez mais presente no coração de todos.”(Dom Orani João, Cardeal Tempesta –Arcebispometropolitanodo Rio de Janeiro) Padre Arnaldo RodriguesAssessoria de Imprensa da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Dom Pedro Cipolinni – Bispo de Santo André

A Arquidiocese de Natal recebeu, com pesar, a notícia do falecimento do eminentíssimo  Cardeal Cláudio Hummes, aos 87 anos de idade, ocorrido nesta segunda-feira, 4 de julho, após prolongada enfermidade.  Gaúcho, nascido em 8 de agosto de 1934,  pertencia à Ordem Franciscana dos Frades Menores, foi bispo da Diocese de Santo André (SP), arcebispo de Fortaleza (CE) e arcebispo da Arquidiocese de São Paulo (SP).  De 2006 a 2011, trabalhou ao lado do Papa Bento XVI, em Roma, como Prefeito da Congregação para o Clero. De volta ao Brasil, ocupou a função de Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, e da recém-criada Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA).

Dom Cláudio era devoto dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. Em maio de 2017, ele esteve no Rio Grande do Norte, oportunidade em que conheceu os dois locais onde aconteceram os martírios, em 1645: Cunhaú, no município de Canguaretama, e Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante. Por ocasião da missa em ação de graças pela canonização dos Santos Mártires, na Basílica de São Pedro, em 16 de outubro de 2017, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, denominou o Cardeal Cláudio Hummes de ‘Padrinho dos Mártires’, por ter sido ele o responsável por apresentar a história dos Mártires potiguares ao Papa Francisco e buscou estar sempre acompanhando o processo de canonização na Congregação para a Causa dos Santos.

A Arquidiocese de Natal une-se em oração à Arquidiocese de São Paulo e aos familiares de Dom Cláudio Hummes, rogando a Deus, por intercessão dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, que lhe conceda a paz e o descanso eterno, como recompensa por sua vida dedicada à causa do Reino do Céu.

Informamos com tristeza o falecimento do Cardeal Cláudio Hummes. Agradecemos pela sua vida e contribuição para a sustentabilidade do planeta, e cuidado com as pessoas. Incansável colaborador da ADCE nos Encontros de Diálogo Bispos e Empresários, precursor nas mediações entre empresários, colaboradores e sindicatos. Nossas orações para que acompanhado por Nossa Senhora seja acolhido na Glória do Pai.
Gigi Cavalieri
UNIAPAC Latam e ADCE SP Presidente

NOTA DE PESAR E GRATIDÃO 
 
…os que ensinaram a muitos brilharão para sempre como estrelas (Dn 12,30)  
A Pia Sociedade  Filhas de São Paulo – Irmãs Paulinas – manifesta pesar e gratidão pela páscoa definitiva de Dom Cláudio Hummes. Nesse momento, em comunhão com a Igreja de São Paulo e com toda a Igreja, professamos a fé na ressurreição, esperança definitiva que nos une, e manifestamos nossa gratidão pela vida longa e dedicada do filho de São Francisco, do bispo dos operários, do Prefeito do clero e do Cardeal da Amazônia. O legado de Dom Claudio nos ensina a defesa da justiça e dos mais frágeis e nos indica o caminho do Reino de Deus na comunhão eclesial. 
São Paulo,06 de julho de 2022 

Eminentíssimo Senhor Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo

Manifesto minhas condolências pelo descanso eterno do Cardeal Dom Cláudio Hummes, homem de fé incansável pelo serviço ao Povo de Deus, especialmente à Igreja Particular de São Paulo.  Faço memória do trabalho desenvolvido na Congregação para o Clero e junto à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e, em sua missão mais recente, na evangelização e na defesa dos povos amazônicos. Repousa agora na eternidade um verdadeiro guardião da fé e trabalhador zeloso do Reino de Deus. Bendito seja Deus pelo testemunho de fraternidade e comprometimento com o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo do cardeal Hummes. Saudações.
Dom José Lanza Neto
Bispo de Guaxupé-MG

Inspetoria Salesiana de São Paulo

Arquidiocese de Sant’Ana de Botucatu

Movimento dos Focolares

Consulado Geral dos Estados Unidos da América

Dicastério para o Serviço Humano Integral

guest
5 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Pe.Edisio Carvalho da Silva
Pe.Edisio Carvalho da Silva
1 ano atrás

Com profundo pesar, em meu nome e da Diretoria Arquidiocesana do Ensino Religioso, lamentamos a morte do Amadissimo Cardeal e agradecemos pela vida e grande apoio de D.Claudio aos educadores do Ensino Religioso e por sua paternal atenção e bondade conosco em tantos eventos. Deus, o Pai, o recompense por tantos benefícios que marcaram nossas vidas e de tantas pessoas e console os seus familiares e tantos que o amam para sempre.

Dilson Manoel Soares Viana
Dilson Manoel Soares Viana
1 ano atrás

Sou Católico, apostólico, romano , moro em Brasília , fiquei triste , com esta notícia do falecimento do Sr Cardeal , agora tenho certeza , que Jesus está muito feliz, com sua Alma no céu.

Mario Alves Batista
Mario Alves Batista
1 ano atrás

Obrigado Dom Claudio por ter sido como Cristo (e Cristo pobre) aqui na terra, amou a todos sem distinção em especial os pobres e os povos originários. Nem em um hospital quis morrer, sinal de que aceitava a vontade de Deus para sua vida, e sabia que sua missão terrena estava acabando. Vai em paz e receba a coroa dos justo! “Dai-lhes Senhor o descanso eterno”.

Irmã Fátima Garcia Leal
Irmã Fátima Garcia Leal
1 ano atrás

Exelentissimo Dom Odilo, com grande tristeza , a Congregacao Religiosa das Irmas Servas do Senhor recebeu a noticia do falecimento do Cardeal emérito de São Paulo, D.Cláudio Hummes. Receba nossas condolências e unidade neste momento de dor.
D. Cláudio, agora faz parte do numero dos resgatados, primicias ofercidas a Deus e ao Cordeiro, que o acompanham por toda eternidade,intercedendo por todos e por aqueles os quais cuidou em vida.
Em comunhão e preces e na esperança que se firma na ressurreição do senhor, receba nossas condolências..
Irmãs Servas do Senhor.

Padre Sidney Barone
Padre Sidney Barone
1 ano atrás

Dom Cláudio, além de ser inteligentíssimo, e profundo conhecedor da Teologia, foi um Arcebispo que viveu profundamente o que pregou.
Dei9xou uma marca de santidade unida com a inteligência, agindo com caridade científica, como o levantamento dos locais de pobreza da arquidiocese, além da reforma da Catedral, fundação do Centro de emprego acolhida para os desempregados, etc.
Deu aula para todos os padres logo na chegada, que influenciou os mestres da Escola da Teologia.
Teve dificuldade no governo da Arquidiocese pelo fato de suceder Dom Paulo Evaristo Arns que foi muito querido e que ordenou centenas de padres para a Arquidiocese.
É um homem de de Deus que merece ser encaminhado para a a canonização domo Dom Luciano Mendes de Almeida.