O conselho no conclave ao amigo Bergoglio

Dom Claudio Hummes, após ser feito cardeal em 2001 por São João Paulo II, participou de dois conclaves: em 2005, no qual foi eleito papa o Cardeal Joseph Ratzinger (Bento XVI); e em 2013, o Cardeal Jorge Mario Bergoglio (Francisco). 

Vatican Media

Em 2006, o Cardeal Cláudio Hummes foi nomeado por Bento XVI como Prefeito da Congregação para o Clero, cargo que exerceu até 2010, quando, aos 75 anos, apresentou um pedido de renúncia por limite de idade.

Em 2013, no conclave em que o Cardeal Bergoglio foi eleito papa, Dom Claudio deu um conselho ao colega argentino de episcopado.

“Na eleição, eu tinha ao meu lado o Arcebispo Emérito de São Paulo, também Prefeito Emérito da Congregação para o Clero, o Cardeal Cláudio Hummes, um grande amigo, um grande amigo. E quando a coisa começou a ficar um ‘pouco perigosa’, ele me tranquilizou”, disse o Papa Francisco em uma entrevista em 16 de março de 2013.

Quando os aplausos em celebração à escolha começaram, o Frade Franciscano o abraçou, o beijou e lhe fez um pedido. Suas palavras incentivaram sua escolha: ‘Não te esqueça dos pobres’. O Cardeal Hummes conservou-se ao lado do novo Papa. Foi ele quem acompanhou a primeira aparição de Francisco na sacada da Basílica de São Pedro.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários