O reencontro com a Diocese de Santo André: ‘Vocês me ensinaram a ser bispo’

“Descobri que aqui era uma grande diocese de trabalhadores que lutavam pelos seus direitos, mas sempre com métodos pacíficos. O ano de 1979, quando teve aquela grande greve geral, foi decisivo na minha vida”, disse o Cardeal Cláudio Hummes, em 25 de maio de 2015, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André.

Naquele dia, a missa foi em ação de graças pelos 40 anos da ordenação episcopal de Dom Cláudio. 

“Vocês me ensinaram a ser bispo. Fico muito feliz em celebrar aqui meus quarenta anos de bispo. Santo André ficou no meu coração. Me ajudou a compreender o que é uma diocese e a praticar o lema que escolhi para minha caminhada: ‘Vós sois todos irmãos’”.

O cardeal falou das lutas operárias e contra os crimes praticados pela ditadura. Também destacou que sempre é preciso dar atenção ao que o outro tem a dizer.

“Tudo isso me ajudou a entender que tinha que ouvir o povo. Compreender aquilo que a população acha que é melhor para ela e não o que eu acho”, revelou, ao acrescentar que é esse exatamente um dos ensinamentos do Papa Francisco. “Já temos bastante discurso, mas o mundo carece de prática. O Papa ensina que é preciso caminhar até o povo e sorrir com sorriso de pai, que está ali para encorajar e não para cobrar”, completou.

(Com informações da Diocese de Santo André)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários