Dom Paulo: um apaixonado pelo Reino de Deus e pela cidade

Durante a abertura da Semana Teológica 2022 da PUC-SP, houve o lançamento do livro “Dom Paulo Evaristo Arns: um franciscano apaixonado pelo Reino de Deus na cidade”. 

Luciney Martins/O SÃO PAULO

A obra, publicada pela Educ, reúne artigos de teólogos e pessoas que conviveram com o Cardeal Arns e aborda suas realizações como Arcebispo de São Paulo na missão de ensinar, santificar e governar a Igreja naquela que, na época de seu pastoreio, era a maior arquidiocese do mundo. 

O livro é organizado pelo Padre Boris Agustín Nef Ulloa, Diretor da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção da PUC-SP; e pelos professores Padre Edelcio Ottaviani e Rosana Manzini, contando com a colaboração de 21 autores. 

O Cardeal Odilo Scherer e a reitora da PUC-SP, Maria Amalia Andery, assinam as apresentações da obra que tem o prefácio de Dom Leonardo Steiner, Arcebispo de Manaus (AM) e primo de Dom Paulo. 

Padre Boris explicou a preocupação de não produzir uma obra estritamente acadêmica, mas que testemunhasse a prática do Cardeal Arns por meio de pessoas que estiveram com ele no dia a dia e foram estimuladas por seu pastoreio a ocupar um lugar na Igreja e na sociedade. 

Rosana Manzini chamou a atenção para a riqueza dos artigos recebidos que ajudaram a mergulhar na história e na vida de Dom Paulo. “Esses autores colocaram a vida e o coração nos textos. Por isso, a vida de Dom Paulo continua a pulsar nessa obra”, disse. 

Mencionando um dos artigos do livro, Padre Edelcio destaca que Dom Paulo é um “monumento”, não para ser reverenciado ou cultuado, mas “para lembrar quando nossa memória se fragiliza, do que essa pessoa significa para a história da Igreja e do Brasil”. 

INFORMAÇÕES 

A versão digital (e-book) do livro “Dom Paulo Evaristo Arns: um franciscano apaixonado pelo Reino de Deus na cidade” já está disponível para compra no site da Educ. A versão impressa do livro será disponibilizada nos próximos dias. 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários