Exposição fotográfica sobre Dom Paulo será aberta em sala do MAS na Estação Tiradentes do Metrô

A partir da terça-feira, 25, “De Esperança em Esperança – Itinerário e Eclesiologia no Pastoreio de Dom Paulo Evaristo Arns” terá um novo endereço: a Sala do Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS) na estação Tiradentes do Metrô.

Inaugurada em 28 de outubro de 2021, na Basílica Menor de Sant’Ana, na zona Norte da capital paulista, por ocasião das comemorações do centenário de nascimento Cardeal Arns (1921-2016), a mostra é composta por 40 imagens que registram a trajetória Eclesiástica e Pastoral do Arcebispo de São Paulo entre 1970 e 1998.

Com imagens registradas por Luciney Martins, Douglas Mansur e, também pertencentes ao Arquivo Metropolitano Dom Duarte Leopoldo e Silva e do Banco de Imagens do Colégio Santo Américo, a exposição visa retratar momentos representativos na vida de Dom Paulo, desde sua nomeação como Bispo Auxiliar de São Paulo, em 1966, e seu período de 28 anos à frente então maior arquidiocese do mundo.

Os curadores da exposição são o Padre José Roberto Abreu de Mattos, Pároco e Reitor da Basílica de Sant’Ana, e o Padre José Ulisses Leva, historiador da Igreja, ambos professores na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Homem da Igreja na cidade

Na ocasião da inauguração da exposição, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, recordou que o grande propósito da mostra é o de recordar a pessoa de Dom Paulo Evaristo Arns e não eventuais ideias ou releituras que se tenham sobre seus feitos.

O Arcebispo enalteceu ainda o fato de a exposição mostrar a atuação de Dom Paulo como homem da Igreja, que esteve em paróquias, diferentes pontos da cidade, teve contato com os fiéis, algo que a ressalta – conforme apontou Dom Odilo – que a Igreja mais que as estruturas e os aspectos organizativos é composta por pessoas que testemunham a fé.

“Essa exposição ajudará a recordar a vida e o serviço prestado por Dom Paulo, dando, portanto, o devido reconhecimento a ele, mas, sobretudo, àquilo que acaba ficando para a história como patrimônio, como bem da Igreja, que fica para a memória para as gerações que virão depois de nós”, afirmou o Cardeal Scherer.

A exposição permanecerá até o dia 20 de março e o acesso é gratuito aos usuários do Metrô.

Serviço

“De Esperança em Esperança – Homenagem a Dom Paulo Evaristo Arns”

Curadoria: Padre José Roberto Abreu de Mattos e Padre José Ulisses Leva.

Duração: de 25 de Janeiro a 20 de Março de 2022

Local: Sala MAS Metrô na Estação Tiradentes (Linha 1-Azul)

Endereço: Estação Tiradentes do Metrô de São Paulo

Horários: De terça a domingo, das 11h às 17h

Telefone: (11) 3326-539

Ingressos: Grátis aos usuários do transporte coletivo. O valor do bilhete para acesso às estações de metrô é de R$4,40.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários