A cidade da Alegria é um dos pontos principais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. Um espaço único desenhado para o aprofundamento de fé que engloba a Feira Vocacional, a Capela e o Parque do Perdão. Desde o início da semana, pessoas de diferentes culturas e nacionalidades já passaram por esse local de encontro com Jesus e com os milhares de peregrinos presentes em Lisboa.
O Parque do Perdão foi pensado para o encontro com Cristo Misericordioso através do Sacramento da Reconciliação. Neste local, muito dos peregrinos preparam-se espiritualmente para acolher o Santo Padre, que já aterrou em Lisboa. “O ambiente que se vive, momentos antes de receber o Santo Padre, é tão especial e emocionante. Adoro esperar pelo Papa, é uma alegria”, partilhou Maria Eugénia Lopes. “Ver os jovens tão empenhados dá-me uma felicidade sem nome,” acrescenta.
Foram vários os peregrinos que, na manhã do dia 2, se deslocaram da Cidade da Alegria para acolher o Santo Padre em Belém. “Foi uma emoção muito grande ver o Santo Padre, aquilo que o Papa representa é de grande importância. A fé traz multidões de alegria, é incrível”, afirma Marta Lobo Vasconcelos. Quanto à JMJ Lisboa 2023, “a organização está fabulosa”, acrescentou Carlos Lobo Vasconcelos.
Há uma grande admiração pelo Papa Francisco. “Rezo todos os dias para que Deus lhe dê saúde. Ainda ontem disse ao meu marido: são as orações do mundo que o mantêm aqui, junto de nós”, disse Maria Fernanda. “Quando o Papa João Paulo II veio a Portugal, fui a primeira a beijar-lhe as mãos. E o meu filho, na altura com apenas 1 ano, emocionou-se”, recordou.