Dia Mundial reforça luta contra desigualdades por trás de doenças negligenciadas

Data estabelecida em 2021 aumenta a visibilidade sobre 25 condições de saúde que afetam especialmente pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, onde a segurança da água, o saneamento e o acesso aos cuidados de saúde são inadequados.

IAEA/ONU

O Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas é assinalado todos os anos em 30 de janeiro.

Para marcar a data em 2024, a Organização Mundial da Saúde, OMS, pede que líderes e comunidades de todo o mundo se unam e atuem para enfrentar as desigualdades que impulsionam esses males. 

Aumento da visibilidade e financiamento

Segundo a agência, as doenças tropicais negligenciadas, DTN, são parte de um “ciclo vicioso de doença e pobreza” que afeta 1,6 bilhão de pessoas nas comunidades mais vulneráveis do planeta. 

O objetivo do Dia Mundial é aumentar a visibilidade das doenças tropicais negligenciadas, expor o sofrimento que causam e reunir apoio e financiamento para o controle, além de promover a eliminação e erradicação dessas enfermidades, conforme as metas internacionais e os compromissos da Declaração de Kigali, de 2022. 

As DTN são um grupo diversificado de 25 condições presentes em locais em que as pessoas vivem em situação de vulnerabilidade, onde a segurança da água, o saneamento e o acesso aos cuidados de saúde são inadequados. 

Causadas principalmente por agentes patogênicos, incluindo vírus, bactérias, parasitas, fungos e toxinas, as DTN afetam mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo e são responsáveis ​​por milhares de mortes evitáveis.

Impactos sociais

Estas doenças são chamadas de “negligenciadas” porque historicamente ocuparam uma posição muito baixa na agenda da saúde global, recebendo pouca atenção e financiamento. 

As DTN causam impactos socioeconômicos de milhões de dólares em países em desenvolvimento por custos diretos de saúde, perda de produtividade e redução do nível socioeconômico e educacional.

Muitos programas de resposta às DTN foram impactados em diversos países durante a pandemia de Covid-19, resultando em interrupções massivas no tratamento e nos cuidados. 

Em 31 de maio de 2021, a 74ª  Assembleia Mundial da Saúde reconheceu o dia 30 de janeiro como o Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas através de aprovação unânime pelos Estados-membros da OMS. 

Na mais recente atualização, em 15 de dezembro de 2023, a OMS, anunciou a inclusão do noma na sua lista oficial de doenças tropicais negligenciadas, DTN. 

Conheça todas as 25 doenças:

Úlcera de Buruli: É uma doença crônica debilitante causada por uma bactéria que afeta a pele e, às vezes, os ossos e pode causar desfiguração permanente e incapacidade a longo prazo.

Doença de Chagas: É uma doença potencialmente fatal causada pelo parasita protozoário Trypanosoma cruzi. Até um terço das pessoas cronicamente infectadas desenvolvem alterações cardíacas e uma em cada dez desenvolve alterações digestivas, neurológicas ou mistas.

Dengue: É uma infecção viral transmitida aos humanos através da picada de mosquitos infectados. Embora muitas infecções sejam assintomáticas, o vírus pode ocasionalmente causar casos mais graves e até a morte.

Dracunculíase (doença do verme da Guiné): É uma doença parasitária incapacitante que está prestes a ser erradicada, com 27 casos humanos relatados em 2020. O parasita é transmitido principalmente quando as pessoas bebem água estagnada contaminada com pulgas infectadas.

Equinococose: É uma doença parasitária causada por tênias do gênero Echinococcus. Os seres humanos são infectados através da ingestão de ovos do parasita em alimentos, água ou solo contaminados, ou após contato direto com hospedeiros animais, como o cachorro. 

Trematodiases transmitidas por alimentos: Um grupo de doenças infecciosas adquiridas pelo consumo de peixes, crustáceos e vegetais contaminados com parasitas larvais.

Tripanossomíase africana humana (doença do sono): Uma infecção protozoária disseminada pelas picadas de moscas tsé-tsé, altamente fatal sem diagnóstico e tratamento imediatos para evitar que os parasitas invadam o sistema nervoso central.

Leishmanioses: Um grupo de doenças protozoárias transmitidas pela picada de flebotomíneos fêmeas infectadas. A forma mais grave é a visceral, que ataca os órgãos internos. A forma mais prevalente é a cutânea e causa úlceras na pele, cicatrizes desfigurantes e incapacidade.

Hanseníase: É uma doença infecciosa crônica causada por um tipo de bactéria. A doença afeta predominantemente a pele e os nervos periféricos. Se não for tratada, pode causar incapacidades progressivas e permanentes.

Filariose linfática (elefantíase): Uma doença que prejudica o sistema linfático e pode levar ao aumento anormal de partes do corpo, causando dor, incapacidade grave e estigma social.

Micetoma: É uma doença infecciosa crônica e progressivamente destrutiva dos tecidos subcutâneos que se espalha para afetar a pele, tecidos profundos e ossos. Pode ser causado por diferentes espécies de bactérias ou fungos.

Oncocercose (cegueira dos rios): é causada pelo verme parasita Onchocerca volvulus, transmitido aos humanos pela exposição a picadas repetidas de moscas negras infectadas. Os sintomas incluem coceira intensa, doenças desfigurantes da pele e deficiência visual, incluindo cegueira permanente.

Raiva: É uma doença viral zoonótica, evitável por vacinação, que afeta o sistema nervoso central. Assim que os sintomas clínicos aparecem, a raiva é virtualmente 100% fatal. Em até 99% dos casos, os cães domésticos são responsáveis ​​pela transmissão do vírus da raiva aos humanos.

Escabiose: É uma infestação parasitária causada por pequenos ácaros que penetram na pele e põem ovos, causando coceira intensa e erupções na pele. A sarna pode causar feridas na pele e complicações graves, como septicemia, uma infecção da corrente sanguínea, doenças cardíacas e problemas renais.

Esquistossomose: É uma doença parasitária aguda e crônica causada por vermes sanguíneos (vermes trematódeos) do gênero Schistosoma. As pessoas são infectadas durante exposição à água infectada. Pode resultar em dor abdominal, diarreia e sangue nas fezes. Danos renais e fibrose da bexiga e do ureter são às vezes diagnosticados em casos avançados.

Envenenamento por picada de cobra: Podem causar paralisia que pode impedir a respiração, distúrbios hemorrágicos que podem levar a uma hemorragia fatal, insuficiência renal irreversível e danos nos tecidos que podem causar incapacidade permanente e amputação de membros.

Helmintíases transmitidas pelo solo: São causadas por diferentes espécies de vermes parasitas transmitidos por ovos presentes nas fezes humanas, que contaminam o solo em áreas onde o saneamento é precário. Podem causar diarreia e dor abdominal, desnutrição e comprometimento do crescimento e desenvolvimento físico.

Teníase e cisticercose: Infecção intestinal por tênias, transmitida através da ingestão de cistos larvais do parasita em carne de porco mal-cozida e infectada, ou ingestão de água e comida contaminada. Quando o parasita entra no sistema nervoso central, podem causar sintomas neurológicos, incluindo crises epilépticas.

Tracoma: É uma doença ocular causada por infecção pela bactéria Chlamydia trachomatis. Está associada a condições de vida e práticas de higiene inseguras. Se não for tratada, causa opacidades irreversíveis da córnea e cegueira.

Noma: Uma doença gangrenosa grave da boca e da face, afeta principalmente crianças pequenas subnutridas em regiões de extrema pobreza. Começa como uma inflamação das gengivas que, se não for tratada, se espalha rapidamente e destrói os tecidos e ossos faciais. Frequentemente leva à morte, com os sobreviventes sofrendo grave desfiguração.

Tungíase (bicho do pé): É causada por pulgas da areia, que penetram na pele principalmente dos pés. Causa imensa dor e coceira, dificuldade para andar, dormir e se concentrar na escola ou no trabalho.

Cromoblastomicose É uma infecção sob a pele causada por fungos que pode ser desfigurante, causando lesões na pele semelhantes a verrugas que se espalham lentamente para áreas adjacentes. Causa desfiguração e incapacidade e, em casos raros, câncer de pele.

Podoconiose: É um inchaço não infeccioso nas pernas, linfodema, causado pela exposição prolongada de pés descalços a solos ásperos. Causa incapacidade através de pés e pernas inchados e deformados e ataques agudos de dor. 

Esporotricose: É uma infecção sob a pele causada por diferentes espécies do fungo Sporothrix. Uma espécie, a Sporothrix brasiliensis, causa infecções zoonóticas que se espalham através de gatos. A esporotricose pode se espalhar e, em casos raros, causar meningite, artrite e infecção respiratória.

Bouba: É uma doença infecciosa infantil crônica, desfigurante e debilitante. A doença afeta pele, ossos e cartilagens. Atualmente, acredita-se que os humanos sejam o único reservatório. A transmissão é de pessoa para pessoa.

Fonte: ONU News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários