A mensagem do Papa à COP28: ‘Ouçamos os gemidos da terra e o grito dos pobres’

No segundo dia da cúpula dos chefes de Estado sobre mudanças climáticas, o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, transmitiu a mensagem do Santo Padre, aos participantes, na qual propõe que com o dinheiro gasto para as guerras se faça um fundo mundial para o combate à fome

Cardeal Parolin lê a mensgem do Papa Francisco
Foto: Vatican Media

“Infelizmente não posso acompanhar-lhes, como gostaria, mas estou com vocês, devido à urgência da hora em que vivemos, como também porque, agora mais do que nunca, o futuro de todos depende do presente que escolhermos”.

Assim se inicia a mensagem do Papa Francisco aos participantes da 28ª edição da Conferência dos Estados-Partes (COP28), sobre as “Mudanças Climáticas”, promovida pela ONU, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O texto foi lido na manhã do sábado, 2, pelo Secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Pietro Parolin, que está em Dubai, representando o Papa, no evento que prossegue até 12 de dezembro. O Santo Padre não pôde participar do evento, pois está em recuperação de saúde.

UMA CULTURA DE VIDA OU DE MORTE?

Francisco enfatiza que a devastação da criação “é uma ofensa a Deus, um pecado não só pessoal, mas também estrutural, que recai sobre os seres humanos, sobretudo os mais frágeis; trata-se de um grave perigo, porque, sobre cada um de nós, incumbe o risco de desencadear um conflito entre as gerações. As mudanças climáticas são ‘um problema social global, intimamente ligado à dignidade da vida humana’”.

Por isso, o Papa pergunta: “Estamos trabalhando por uma cultura de vida ou de morte?” A esta pergunta responde com um apelo: “Peço-lhes, com veemência, para escolher a vida, escolher o futuro! Ouçamos os gemidos da terra e o grito dos pobres; prestemos atenção às esperanças dos jovens e aos sonhos das crianças! Todos nós temos uma grande responsabilidade: garantir que não lhes seja negado o próprio futuro”.

As mudanças climáticas, em curso, afirma Francisco, derivam do sobreaquecimento da terra, causado principalmente pelo aumento na atmosfera dos gases de efeito estufa, mas também pelas atividades humanas, que, nas últimas décadas, se tornaram insustentáveis para o ecossistema.

A ambição de produzir e possuir, explica o Papa, transformou-se em obsessão e ganância, sem limites, fazendo do ambiente objeto de uma exploração desenfreada. O clima enlouquecido emite um alerta para acabarmos com o delírio de omnipotência. Com humildade e coragem.

RESPONSABILIDADES

Neste sentido, o Santo Padre pergunta ainda: “Qual o obstáculo que impede este percurso?” E responde: “As divisões entre nós”. Porém, temos que nos preocupar com o futuro, que deverá ser de todos senão não existirá. Tenta-se de descarregar as responsabilidades ambientais sobre a multidão dos pobres ou sobre a natalidade.

“Não é culpa dos pobres, porque quase metade do mundo, a mais indigente, é responsável apenas por 10% das emissões atmosféricas poluidoras. Os pobres, indígenas, desflorestamento, fome, insegurança hídrica e alimentar, fluxos migratórios, natalidade são apenas vítimas”, enfatizou.

A propósito, Francisco afirma: “O progresso de tantos países não deve ser penalizado, pois já está sobrecarregado por onerosas dívidas externas. Seria justo encontrar adequados meios para perdoar tais dívidas, para além da dívida ecológica”.

Vatican Media/Arquivo

CAMINHOS POSSÍVEIS

Em nome da Casa Comum, onde moramos, o Pontífice se dirige aos irmãos e irmãs, presentes em Dubai, propondo um caminho para sair deste impasse: “Esta Conferência já é um caminho, mas a prática do multilateralismo também é um caminho a ser percorrido em conjunto. É preciso reconstruir a confiança, fundamento do multilateralismo, que vale para o cuidado da criação como para a paz”.

Neste sentido, Francisco recorda: “Quantas energias a humanidade está desperdiçando em várias guerras, como a de Israel e Palestina, Ucrânia e em muitas regiões do mundo. Tais conflitos, ao invés de resolver os problemas, só pioram as coisas. Os armamentos só destroem vidas e a Casa Comum”.

E propõe: “Com o dinheiro utilizado em armas e em despesas militares, constituamos um Fundo Mundial, para acabar com a fome no mundo; realizemos atividades, que promovam o desenvolvimento sustentável dos países mais pobres, diante das mudanças climáticas; ouçamos os povos, jovens e crianças, que são as bases de um novo multilateralismo”.

Francisco ainda adverte: “As mudanças climáticas precisam de uma mudança política e de uma conversão ecológica, pois não há mudanças duradouras sem mudanças culturais. A Igreja católica garante seu compromisso e apoio, por meio da educação, para sensibilizar a participação comum e promover estilos corretos de vida. Esta Conferência da ONU seja um ponto de partida e de mudança de rota, para acelerar a transição ecológica, que só será possível por meio de três aspectos: eficientes, vinculantes e monitoráveis”.

O Papa conclui seu discurso recordando que, em 2024, se comemoram os 800 anos da composição do Cântico das Criaturas, por obra de São Francisco de Assis. “Sejam artífices de uma política, que dê respostas concretas e coesas. A dignidade do serviço que os senhores prestam é servir! Em nome de São Francisco, exorto-lhes: ‘Deixemos de lado as divisões e unamos as nossas forças! Diante das guerras e devastações ambientais, optemos por um futuro comum de paz e fraternidade”.

Fonte: Vatican Media

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários