ACN ajuda cristãos na Terra Santa

Divulgação ACN

Os conflitos na Terra Santa atingem os cristãos pertencentes à região. Cerca de 1000 cristãos estão abrigados na Paróquia católica Sagrada Família e na Igreja greco-ortodoxa de São Porfírio, em Gaza. Há relatos de escassez de alimentos, água e remédios.

Embora o conflito esteja centrado na Faixa de Gaza, também foram afetados os cristãos que vivem na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental. Os cristãos da região dependem do turismo para a geração e manutenção dos empregos. Com a parada repentina da chegada de peregrinos e turistas, os locais perderam sua principal fonte de renda; outros não podem ir trabalhar devido às restrições impostas e postos de controle. As centenas de cristãos migrantes que trabalham nas áreas ao redor da Faixa de Gaza foram forçados a fugir e buscar refúgio em abrigos temporários em Jerusalém Oriental, principalmente em conventos, pousadas cristãs e outras instalações da Igreja.

A ACN – Ajuda a Igreja que Sofre – está apoiando uma iniciativa do Patriarcado Latino de Jerusalém (LPJ), e preparou um grande pacote para socorrer os cristãos da Terra Santa durante a atual crise.

Em Gaza, a ACN ajuda na distribuição de bens de primeira necessidade, como kits de higiene, medicamentos, alimentos e combustível. Na região próxima à Cisjordânia e Jerusalém Oriental, a ACN presta uma assistência emergencial às comunidades cristãs, composta por vale-alimentação, assistência médica e ajuda existencial para aluguel e pagamento de contas essenciais como água e luz. Em Israel, a Ajuda a Igreja que sofre colabora com o Vicariato para Migrantes e Requerentes de Asilo (VMAS), criado pelo PLJ em 2021, no fornecimento de alojamento, cuidados de saúde e outros serviços essenciais.

O Cardeal Pierbattista Pizzaballa, Patriarca Latino de Jerusalém, agradeceu à ACN por sua colaboração contínua com a LPJ, e principalmente ao apoio dado aos cristãos na Terra Santa durante esse momento de crise. “Obrigado por sua doação e solidariedade. Continuem a rezar por nossa pequena comunidade cristã, enquanto tão testemunho inabalável da fé e da esperança.”

Fonte: ACN (Ajuda a Igreja que Sofre)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários