Após 340 anos, brasileiro se torna o primeiro bispo latino do Chipre

No sábado, 16, no Centro de Con­ferências Filoxenia de Nicósia, capital de Chipre, Dom Pierluigi Pizzaballa, Patriarca Latino de Jerusalém, orde­nou como Bispo Auxiliar do Patriar­cado Latino de Jerusalém e Vigário Patriarcal para Chipre o frade bra­sileiro Dom Bruno Varriano, OFM.

Os coordenantes foram o Carde­al Fortunato Frezza, italiano que foi subsecretário do Sínodo dos Bispos, e Dom Selim Jean Sfeir, Arcebispo maronita de Chipre. Dom Odilo Pe­dro Scherer, Arcebispo de São Pau­lo, participou da cerimônia, além do Cardeal Américo Manuel Alves Aguiar, Bispo de Setúbal, Portugal, e Dom Giovanni Pietro Dal Toso, Nún­cio Apostólico na Jordânia e Chipre, juntamente com outros 40 bispos e centenas de sacerdotes, como o Padre Francesco Patton, Custódio francisca­no da Terra Santa.

“Reunimo-nos neste lugar especial para uma celebração igualmente espe­cial: a consagração de um bispo latino, a serviço da ilha de Chipre”, disse o Cardeal Pizzaballa ao iniciar a missa.

“O último bispo latino residente na ilha morreu há exatos 340 anos. O que estamos testemunhando hoje é um momento histórico para a nossa Igre­ja, para o Patriarcado Latino, mas diria também para todos”, disse o Prelado.

Dom Bruno Varriano, OFM, nas­ceu em 25 de setembro de 1971 em São Paulo (SP), e tem cidadania italiana. Foi ordenado sacerdote em 30 de agos­to de 1997, na Arquidiocese de Cam­pobasso, na Itália. Em 1999, ingressou na Custódia da Terra Santa, na Ordem dos Frades Menores. No dia 5 de ou­tubro de 2003, professou solenemen­te seus votos perpétuos. Entre 2013 e 2022, foi guardião e reitor da Basílica da Anunciação, em Nazaré.

Dom Bruno Varriano viverá em Nicósia e vai liderar 11 sacerdotes que trabalham lá e nas cidades de Limassol, Larnaka e Paphos.

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, concelebrou a missa de ordenação episcopal de Dom Bruno Varriano, OFM, nomeado Bispo Auxiliar do Patriarcado Latino de Jerusalém. A celebração aconteceu no sábado, 16, no Centro Filoxenia de Nicósia, em Chipre, onde o novo Bispo exerce o ofício de Vigário Patriarcal. A liturgia foi presidida pelo Patriarca Latino de Jerusalém, Cardeal Pierbattista Pizzaballa. Franciscano da Ordem dos Frades Menores, Dom Bruno é paulistano e vive na Terra Santa há quase 30 anos. Ele será o primeiro Bispo Católico Romano em Chipre depois de 340 anos.

Fonte: ACI Digital

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários