Aprovado novo modelo de gestão administrativa do Celam

Cardeal Odilo Pedro Scherer, 1º Vice-Presidente do Celam, durante Assembleia Extraordinária da entidade, realizada no México (foto: Celam)

A Assembleia Extraordinária do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), realizada nos dias 20 e 21, na modalidade virtual e presencial, simultaneamente, aprovou a proposta de um novo modelo de gestão administrativa, em consonância com a pastoral estrutura endossada pelos bispos do continente em maio passado.

“Depois da celebração do 38ª Assembleia Geral, na qual foi aprovada a proposta de renovação e reestruturação do Celam, esta Assembleia Extraordinária permite-nos dar mais um passo no caminho que temos percorrido para cumprir o mandato que recebemos na Assembleia de Tegucigalpa [Honduras], em 2019”, afirmou Dom Miguel Cabrejos Vidarte, Arcebispo de Trujillo, no Peru, e Presidente do Celam, ao instalar a Assembleia Extraordinária da Cidade do México.

Também participaram alguns membros da Presidência e da Secretaria-Geral, dentre os quais, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo e 1º Vice-Presidente da entidade.

A Assembleia Extraordinária priorizou os aspectos administrativos e financeiros, bem como a revisão dos Estatutos do Celam, e contou com a participação virtual do Cardeal Marc Ouellet, Prefeito da Congregação para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, bem como dos presidentes e delegados das Conferências Episcopais do continente, os bispos coordenadores dos conselhos dos centros pastorais, seus diretores e alguns convidados, entre especialistas, representantes de agências de cooperação e membros da Comissão de Assuntos Econômicos e da Comissão de Estatutos.

Ao serviço da nova estrutura pastoral

O novo modelo de gestão administrativa visa o uso adequado dos recursos e o impacto social como meio de colocar em prática “ser a Igreja em saída”. Espera-se, assim, que este modelo produza frutos abundantes no Povo de Deus, numa perspectiva de corresponsabilidade e de compromisso, com um renovado impulso evangelizador, pois “a gestão administrativa deve estar a serviço da nova estrutura pastoral” , como sublinhou Dom Miguel Cabrejos.  

Assembleia contou com a participação virtual de presidentes e delegados das conferências episcopais da América Latina e do Caribe (foto: Celam)

Com o aval recebido dos representantes das 22 Conferências Episcopais do Continente, muitas das quais aprovaram o novo modelo de gestão administrativa, se avançará no processo de profissionalização do organismo eclesial latino-americana e caribenho, em serviços de colaboração com o Episcopal As conferências do continente e o plano de sustentabilidade do Celam continuarão, sempre em comunhão com o Papa Francisco e em linha com as orientações da Santa Sé.

O Celam

Fundado em 1955 pelo Papa Pio XII, a pedido dos bispos da América Latina e do Caribe, o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) é um organismo eclesial de comunhão, formação, pesquisa e reflexão a serviço das conferências episcopais. Seus dirigentes são eleitos a cada quatro anos por uma assembleia ordinária. A sede da entidade está localizada em Bogotá, na Colômbia.

“O Celam é um conselho que está a serviço das conferências episcopais do continente, um serviço subsidiário, ou seja, não é o Celam que coordena as conferências episcopais e as dioceses”, destacou dom Odilo, na ocasião da última  Assembleia Geral da entidade.

As iniciativas de maior relevância do Celam foram as cinco conferências gerais do Episcopado da América Latina e do Caribe: Rio de Janeiro (1954); Medellín, na Colômbia (1968); Puebla, no México (1979); Santo Domingo, na República Dominicana (1991); e Aparecida (2007).

“Essas conferências gerais, com a participação de bispos representantes de todas as conferências episcopais dos países-membros do Celam, sempre foram convocadas pelo Papa e ajudaram a moldar o rosto da Igreja pós-conciliar na América Latina e a história de sua atuação no Continente, em cada época sucessiva a elas”, explicou o Cardeal Scherer.

(Com informações do Celam)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários