Arcebispo filipino anuncia 21 dias de oração pela “cura nacional”

Dom Sócrates Villegas (crédito: Reprodução da internet)

Nesta quinta-feira, 16 de julho, festa de Nossa Senhora do Carmo, inicia-se um período de 21 dias de oração convocado pelo Arcebispo de Lingayen-Dagupan, nas Filipinas, Sua Excelência Sócrates Villegas. As três semanas se concluirão dia 5 de agosto e serão dedicadas à “cura nacional”.

Em carta escrita aos párocos da Arquidiocese, Dom Sócrates destacou a sensação de impotência e desencorajamento que toma o País. Segundo ele, a emergência sanitária provocada pelo novo coronavírus e as desordens sociopolíticas estão fazendo com que as pessoas se sintam “incapazes de fazer algo, de entender como ser discípulas do Senhor”.

Vale lembrar que há poucos dias – como noticiou o Jornal O SÃO PAULO –, Sua Excelência manifestou preocupação com a lei antiterrorismo aprovada pelo Parlamento filipino com o apoio do presidente Rodrigo Duterte.

Supostamente destinada ao combate do terrorismo, a lei contém vários trechos polêmicos, que abrem espaço para a perseguição de opositores. Na ocasião, Dom Sócrates disse que “é moralmente errado deixar os termos de aplicação de uma lei tão poderosa para a interpretação dos imprudentes e poderosos”. E acrescentou: “a paz é o único meio para a paz”.

‘DEVEMOS NOS ARREPENDER, SE QUEREMOS SER CURADOS’

O Arcebispo explicou que os 21 dias de oração fazem referência “aos 21 atos de Rebelião dos israelitas após a libertação do Egito”. “Hoje, estamos em estado de rebelião contra Deus e por isso vemos as consequências do nosso pecado, devemos nos arrepender, se queremos ser curados”, disse.

Neste período, Dom Sócrates pretende recorrer especialmente à Virgem Santíssima: “com a ajuda de Maria, jamais estaremos indefesos”. Durante os 21 dias, em cada missa deverão ser recitados o ato de consagração do País a Maria e a “Oração pela cura nacional”. As famílias foram encorajadas a fazer ambas as orações ao final do Terço cotidiano.

No último dia, 5 de agosto, será celebrada uma Missa solene na Basílica de Nossa Senhora de Manaoag. “Por causa dos limites impostos pela pandemia, no interior da Basílica estarão presentes somente os sacerdotes diocesanos e religiosos, e as religiosas. A missa será transmitida por streaming e os fiéis são encorajados a participar por meio das plataformas sociais disponíveis”, disse Dom Sócrates. “Não nos entregamos ao desencorajamento e à tristeza, mas vamos a Maria, nossa Mãe, confiamos nEla e buscamos conforto”, concluiu.

Fonte: Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários