Bispos da África Ocidental lançam ‘peregrinação on-line’ pela justiça

Lideranças católicas de países do continente africano estão oferecendo atividades pela internet até maio do próximo ano para ajudar a combater a injustiça, a grilagem de terras e a destruição ambiental

Cerao

A Conferência Episcopal Regional da África Ocidental (Cerao) lançou uma “peregrinação on-line” interativa para contribuir com a luta pela justiça, o direito à propriedade e a preservação do meio ambiente.

O projeto permite que fiéis pertencentes às igrejas-membros da Cerao postem vídeos ou mensagens de voz gravados no celular que destacam as questões de justiça em toda a região.

UNIÃO

Formalizada em 2012 com a fusão de dois outros organismos eclesiásticos locais, existentes desde as décadas de 1960 e 1970 até então, a Cerao engloba as conferências episcopais de 16 países da região ocidental africana: Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Máli, Mauritânia, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.

Seu surgimento se deveu à necessidade de uma maior integração regional e solidariedade pastoral, buscando unir forças e recursos que transpusessem as diferenças linguísticas e históricas, sobretudo aquelas herdadas da colonização, a fim de estabelecer um plano pastoral consolidado para todos os seus membros.

PEREGRINAÇÃO ON-LINE

Os organizadores da iniciativa da “peregrinação on-line” pediram às pessoas que postassem, por exemplo, como as comunidades são afetadas negativamente pela grilagem de terras ou, ainda, quais são as iniciativas locais que estão promovendo com sucesso a agroecologia e o cuidado com a natureza, e, também, qual o impacto que as injustiças sociais e as crises ambientais estão ocasionando na vida dos jovens.

“Com isso, esperamos fornecer uma plataforma para que as vozes de nosso povo sejam ampliadas e ouvidas por funcionários do governo e formuladores de políticas em vários níveis na África e internacionalmente”, explicou Dom Ignatius Kaigama, Arcebispo de Abuja, na Nigéria, e Presidente da Cerao.

O arcebispo disse em uma mensagem de vídeo que ele e seus companheiros líderes da Igreja Católica na região esperam que a iniciativa “crie consciência e inspire a população em geral para a ação em favor da justiça”.

GRILAGEM DE TERRAS

A “peregrinação on-line” também apoiará uma campanha contra a grilagem de terras, que é patrocinada pela Convergência Global de Lutas por Terra e Água na África Ocidental.

“Em conformidade com o apelo dos bispos por justiça, a Cerao quer estar concretamente próxima dos pobres e oprimidos em sua luta por meios de vida sustentáveis, ​​mediante a proteção de suas terras e água, suas florestas e seu meio ambiente, bem como por meio da transição para a agroecologia “, disse Dom Ignatius.

Fontes: Cerao e LaCroix Internacional

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter