Cardeal Hummes: ‘Tempos difíceis, mas também abertos às inovações e aos novos sonhos’

Arcebispo Emérito de São Paulo e Presidente da Conferência Eclesial da Amazônia participou do evento continental no sábado, 27

Foto: Luciney Martins/ O SÃO PAULO – Arquivo

Os novos sonhos que emergiram na 1a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe são um exemplo de que embora os tempos atuais sejam difíceis, desafiadores, eles estão abertos “às inovações e aos novos sonhos”, comentou o Cardeal Claudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo e Presidente da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama), ao falar ao participantes do evento continental, de modo on-line, no sábado, 27.

O Cardeal Hummes lembrou a homilia da missa que o Papa Francisco celebrou logo ser eleito pontífice no conclave de março de 2013, que se baseou nas palavras caminho e caminhar e ande. O Papa insistiu que é preciso derrubar muros e construir pontes para sair, para ir ao encontro das periferias e com elas construir “caminhos eclesiais, caminhos sinodais” . Caminhos que fizeram parte da Igreja primitiva, retomados no Concílio Vaticano II e sustentados no sensus fidei e no sensus fidelium.

Uma Igreja sinodal, lembrou Dom Cláudio, é uma “instituição pastoral e missionária, constituída não só por bispos, mas também por representantes das demais categorias do povo de Deus”. O Cardeal lembrou o longo processo para chegar a esta Assembleia, referindo-se ao processo vivido no Sínodo para a Amazônia, no qual se foi “ao encontro de todos, mas especialmente dos que mais sofrem e pobres nas periferias geográficas e existenciais da Pan-Amazônia com o objetivo de escutar, escutar e escutar”.

O Presidente da Ceama també recordou as palavras de Francisco na Jornada Mundial da Juventude de 2013, quando falou que “a Igreja está na Amazônia não como aqueles que têm as malas na mão para partir depois de ter explorado tudo que puderam. Não!! A Igreja desde o início está presente na Amazônia com missionários, congregações religiosas, sacerdotes e leigos e bispos e lá continua presente e determinante no futuro daquela área”.  O Papa chamou a consolidar “o rosto amazônico da Igreja”, pedindo audácia e valentia para isso, o que levou à criação da Repam, um processo que desencadeou na atual Assembleia Eclesial, que reúne “não só os bispos, mas sim todo o povo de Deus, segundo o Concílio Vaticano II”.

Dom Claudio recordou, ainda, que a criação da Ceama foi aprovada canonicamente pelo Papa Francisco em 9 de outubro de 2020, uma iniciativa do Pontífice significativa para a história da Igreja. “O Papa pode agora constituir conferências eclesiais em qualquer outra parte da Igreja no mundo”, fato que o Cardeal Hummes avalia como “um avanço extraordinário”, disse, externando o desejo da Ceama de “participar plenamente nesta nova etapa da Igreja na América Latina e Caribe” no caminho de uma Igreja sinodal que se nutre das grandes propostas de Aparecida e do Vaticano.

Fonte: Celam

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários