Cardeal sequestrado é libertado em Camarões

Dom Christian Tumi, Arcebispo Emérito de Douala, tem 90 anos de idade

Na sexta-feira, 6, o Cardeal Christian Tumi, Arcebispo Emérito de Douala, Camarões, foi libertado do cativeiro após ter sido sequestrado na quinta-feira, 5, por homens armados que fazem parte de um movimento separatista.

Foto: Vatican Media

O Cardeal, de 90 anos, estava viajando com 12 pessoas, da cidade de Bamenda a Kumbo, quando o veículo foi parado por homens armados, em Bamakua, um vila no noroeste do país. Além do Cardeal, o líder local Fon Sehm Mbinglo I, que também viajava com o grupo, foi sequestrado e, até o momento, não foi ainda libertado.

“Graças sejam dadas a Deus. Cardeal Tumi foi libertado pelos soldados separatistas. Ele está bem e com boa saúde”, anunciou Dom George Nkuou, da Diocese de Kumbo, na tarde deste sexta-feira.

“Fon Sehm Mbinglo está ainda cativo pelos sequestradores. Ele e o cardeal foram levados a duas direções diferentes, mas apenas o cardeal foi libertado. Não sabemos onde Fon está no momento”, continuou o Prelado.

O Cardeal afirmou, por telefone, ao Arcebispo Samuel Kleda, da Diocese de Douala, que não sofreu nenhuma tortura e apenas foi questionado pelos sequestradores.

Um vídeo divulgado nesta sexta-feira mostra uma multidão composta de padres, freiras e fiéis caminhando em direção à vila em que acreditava-se estarem cativos o Cardel e Fon Sehm, com o intuito de ajudar na procura de ambos.

Cardeal Tumi tem sido uma voz ativa no país na tentativa de apaziguar as tensões entre grupos separatistas e o governo. “Não se traz paz pela violência e violência gera violência”, afirmou, em 2018, depois de atos violentos da forças governamentais contra grupos separatistas na região sul do país.

A crise em Camarões tem origem na tensão entre as áreas francófilas e anglófilas do país, que foram divididas entre as duas potências depois da derrota alemã na Primeira Guerra Mundial. Em 1961, ambas as regiões foram reunificadas para formar o atual país de Camarões.

Fontes: CNA e Agência Fides

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários