Cardeal Van Thuan: o testemunho de um homem que ‘construiu a Igreja’

Por ocasião da comemoração do 19º aniversário de falecimento do Cardeal vietnamita, missa é celebrada no Vaticano para renovar no coração dos fiéis a herança deixada pelo venerável

foto: Vatican Media

Seguindo o exemplo de Francisco de Assis, o Cardeal Van Thuan colocou o dom da sua pessoa e da sua própria vida, reconhecendo-se como criatura de Deus, como pedra para construir o santo edifício da Igreja. Foi o que disse o Cardeal Peter Turkson, Prefeito do Dicastério do para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, na solene Eucaristia celebrada na sexta-feira, 17, na Basílica de Santa Maria, em Trastevere, por ocasião do 19º aniversário da morte do Cardeal vietnamita, Venerável François-Xavier Nguyên Van Thuân (1928-2002).

Fiéis, religiosas, sacerdotes e leigos da comunidade vietnamita de Roma e a administradora da causa da canonização, Luisa Melo, estiveram presentes na celebração. Entre os concelebrantes, Padre Dinh Anh Nhue Nguyen, OFM Conv, Secretário-Geral da Pontifícia União Missionária e Diretor da Agência Fides, anunciou sua intenção de organizar no próximo ano, por ocasião do 20º aniversário da morte do Cardeal Van Thuan, uma especial semana de espiritualidade sobre o tema “Santidade no mundo contemporâneo”, para comemorar e aprofundar a preciosa herança do Cardeal para os dias de hoje.

Dons para todos

 “Hoje comemoramos a sua vida e a sua extraordinária experiência de fé. Estamos unidos na oração para confiá-lo a Deus e rezar pela sua beatificação. Estamos reunidos para renovar a nossa esperança no Deus da Providência!”, explicou o Cardeal Turkson na homilia. Referindo-se à primeira leitura da liturgia (Rm 12,3-13), o Cardeal Turkson recordou que “cada um de nós recebeu dons de Deus, como a fé, a profecia, a caridade. E o Cardeal Van Thuan, seguindo o exemplo de Francisco de Assis, cujo nome levava, construiu a Igreja com os dons que recebeu de Deus. O Cardeal nos ensina que os dons que recebeu não são para uso próprio: são para a comunidade. Hoje ele é um guia e um ponto de referência pela Igreja no Vietnã”.

Durante a missa, os fiéis presentes rezaram por aqueles que sofrem perseguição por sua fé no Vietnã e em outras partes do mundo e pela missão do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, para que seu trabalho seja sempre acompanhado pela intercessão do Cardeal Van Thuan.

Experiência cristã

Os fiéis vietnamitas e muitos que o conheceram recordam a sua extraordinária experiência cristã, marcada pelos acontecimentos de encarceramento e perseguição, descrevendo-o como “uma pessoa sempre cheia de luz, alegria, paz interior, um homem em quem as virtudes da humildade, de a simplicidade e a caridade brilharam”.

Hoje o caminho para a beatificação do Cardeal, declarado Venerável pelo Papa Francisco em 4 de maio de 2017, aguarda o milagre para sua plena realização. O Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, que no passado foi presidido pelo Cardeal Van Thuan, quando era denominado “Conselho Pontifício Justiça e Paz”, está empenhado em promover o conhecimento da vida e da espiritualidade do Cardeal vietnamita, como dom universal para a Igreja.

Fonte: Agência Fides

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários