Catedral de Bahrein recebe fiéis e peregrinos de todo o mundo

Divulgação

A Catedral de Nossa Senhora da Arábia, em Bahrein, também conhecida como a Catedral do Deserto, é um lugar de acolhimento e partilha para milhares de pessoas. “É uma experiência maravilhosa e enriquecedora para mim”, disse o  Frei Saji Thomas, OFM Cap, Reitor ,que juntamente com outros três sacerdotes, é responsável pela pastoral da Catedral. “Todos os dias encontro centenas, milhares de pessoas de diferentes nacionalidades, culturas e línguas com quem partilhamos o amor de Cristo. Como Reitor da Catedral, administro os sacramentos, presto assistência pastoral e estou disponível para atender às necessidades de todos aqueles que nos visitam e com quem rezamos”.

Além do caráter religioso, a Catedral recebe também muitos turistas.“Explicamos-lhes o significado e a importância deste nosso lugar sagrado.” A Catedral do Bahrein é um símbolo de liberdade e coexistência religiosa. Dentre as atividades realizadas, estão retiros e cursos de formação. Frei Saji aponta para o carácter “peregrino” da Igreja do Bahrein, uma “igreja de transição” na qual até padres, freiras e bispos vêm predominantemente de outros países. “Em especial agora, em que celebramos Ano Jubilar de Santa Aretha e Mártires Companheiras, cuja abertura foi em 24 de outubro de 2023 por Dom Aldo Berardi, Vigário Apostólico da Arábia do Norte, temos muitas peregrinações.” 

As missas são celebradas em diversos ritos: Latino, Maronita, Siro Malabar e Siro Malankar. “Nos dias de semana, cerca de cem pessoas participam das missas, enquanto nos finais de semana, ou seja, às sextas, sábados e domingos, o número é de duas a três mil pessoas. Nos períodos de férias como Natal, Ano Novo e Páscoa temos mais de três mil pessoas frequentando as celebrações da igreja”. 

Originário de Vadakkand/Kerala, na Índia, Frei Saji e é o segundo de três irmãos. Frequentou as escolas locais e, graças à paróquia a que pertencia, entrou em contaco com os Capuchinhos e ficou tão fascinado pelo seu carisma que, depois de terminar a escola, embarcou no caminho da vida religiosa. Após sua ordenação, serviu missão por cerca de doze anos nos estados de Assam e Meghalaya, no nordeste da Índia, e desde dezembro de 2013 está em Bahrein.

Fonte: Agencia Fides

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários