Celam exorta o povo de Deus a ‘buscar novos caminhos e estratégias para promover a opção missionária’

Mensagem, publicada no dia 1o, é fruto das reflexões realizadas durante a 38a Assembleia Geral do Celam, em maio

Como um dos frutos de sua 38a Assembleia Geral, o Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) publicou na terça-feira, dia 1o, uma mensagem na qual faz uma análise da realidade do continente, marcada pela pandemia de COVID-19, recorda o processo de renovação e reestruturação do organismo e convida o povo de Deus a “buscar novos caminhos e estratégias para promover a opção missionária”.

CLIQUE E LEIA A ÍNTEGRA DA MENSAGEM

Esperança e compromisso

Essas são duas palavras que os bispos transmitem, ressaltando que apesar das “angústias, tristezas e incertezas” provocadas pela pandemia, essa situação tem mostrado “que somos um povo solidário, aberto às necessidades dos outros, sentindo a dor dos que sofrem”, uma atitude também presente entre os membros da Igreja, “uma comunidade na caridade e na abertura à esperança que gera um novo amanhecer”.

Pelo que se vivenciou na 38ª Assembleia Geral, fica claro que o processo de renovação e reestruturação visa fazer do CELAM um grande Centro Pastoral Continental, “ mais em sintonia com as situações presentes em nossa região sob a inspiração que o Evangelho nos oferece”. 

Numa nova realidade, o CELAM “ tem a obrigação de buscar novos caminhos e estratégias para promover com maior audácia a opção missionária ”, com uma pastoral que torna presente o Reino de Deus, como Igreja sinodal em saída.

Caminhar em conjunto

A partir do Celam, todos são chamados a envolver-se “no ser e na obra da Igreja”, na diversidade e na comunhão, a partir da “força da sinodalidade, pela qual todos temos o direito de participar caminhando juntos”.

A mensagem insiste que não se deve permanecer nos desafios, mas, sim, descobrir as “novas oportunidades e imensas possibilidades de testemunhar o amor de Deus”, procurando “novos caminhos de evangelização e de serviço, com o ardor de autênticos discípulos em caminhada missionária”, cientes da presença de Jesus Ressuscitado, que ajuda a “um discernimento sobre as novas perspectivas e transformações da realidade para enfocar as respostas pastorais necessárias”.

A mensagem  também destaca a realização da “Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe”, que é vista como um sinal de esperança. É um “acontecimento em chave sinodal e participativa” para “procurar e traçar juntos novos caminhos para o anúncio do Evangelho com protagonismo e participação de todos”. É um apelo a caminhar ‘numa atitude sincera de comunhão, colegialidade, eclesialidade e sinodalidade’.

Por fim, os bispos pedem a intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe, a quem confiam “os sonhos, os trabalhos e o impulso missionário”.

Fonte: Celam

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários