Celam externa gratidão aos religiosos consagrados

O Conselho Episcopal Latino-Americano lançou uma mensagem na qual expressa sua  fraternidade, proximidade e gratidão aos religiosos e religiosas’ da América Latina e do Caribe.

Foto: Celam

Em carta assinada pelo presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), Dom Miguel Cabrejos, e pelo secretário-geral, Dom Jorge Eduardo Lozano, é manifestada gratidão aos membros da vida religiosa no continente, sal da terra e luz do mundo, por darem “a vida e semear esperança com seus carismas, mística, profetismo e empenho, assumindo com generosidade e coragem os sinais dos tempos e tornando visível o rosto misericordioso de Jesus no meio dos mais necessitados, em cada gesto de solidariedade com o mais pobres, indefesos e excluídos”.

Dentro do processo do Sínodo Universal, com a temática da sinodalidade, e dos desafios lançados pela 1a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, o Celam valoriza “o testemunho dos religiosos e religiosas do nosso continente”, algo que se especifica em seu compromisso por uma “Vida Religiosa com feição intercongregacional, intercultural e itinerante, guiada por um amor sempre novinho em folha, que nos transforma diariamente em discípulos missionários em saída ”.

CONTRIBUIÇÃO PARA RENOVAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO

Por ocasião do Dia Mundial da Vida Consagrada, celebrado na quarta-feira, 2, o Celam também agradece a contribuição da Vida Religiosa no caminho de renovação e reestruturação da Igreja Latino-Americana e do Caribe e do próprio Celam, destacando o papel da Confederação Latino-Americana e do Caribe de Religiosos e Religiosas (CLAR) e das Conferências de Religiosos de cada país, algo que a mensagem expressamente aprecia.

Recordando as palavras do Papa Francisco durante sua visita ao Peru, Celam reflete sobre a sinodalidade e a importância de uma Igreja nascida do Batismo, na qual somos “chamados a caminhar juntos e buscar novos caminhos de comunhão, participação e missão”. Nesta perspectiva, encorajam a Vida Consagrada “a manter a sua generosa dedicação, a sua paixão por Cristo e pela humanidade em tantos ambientes pastorais e nos mais diversos lugares e territórios do nosso continente”.

TESTEMUNHO DOS MÁRTIRES

A mensagem recorda a sua dedicação e o facto de muitos “religiosos e religiosas terem derramado o seu sangue nestas terras por amor aos mais pobres e vulneráveis ​​e também para defender a nossa Casa comum”. Cita-se como exemplo disso os recém-beatificados em El Salvador, o jesuíta Rutilio Grande e o franciscano Cosme Spessotto, fato que é visto como “um reconhecimento da Vida Consagrada em sua totalidade que supõe viver o Evangelho com coragem, encarnando-se na realidade, do Santo Povo de Deus”.

Por fim, Dom Cabrejos e Dom Lozano dizem à Vida Religiosa que conte com eles, já que se chamam irmãos, ao que acrescentam que “a vida consagrada é um grande dom para a Igreja”. Pedem também para a Vida Religiosa a companhia de Nossa Senhora de Guadalupe em “seu trabalho abnegado e os cubra com sua terna proteção materna”.

Fonte: CELAM

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários