China: comunidade católica em Pequim intensifica preparação para o Natal

Foi um momento eloquente de testemunho de fé, já que os fiéis puderam regressar à igreja após mais de um ano de restrições

Vatican Media

No terceiro domingo do Advento, dia 12, as luzes do Natal, luzes da esperança, iluminaram as diversas paróquias de Pequim, com grande emoção dos fiéis, que puderam regressar às igrejas depois de mais uma restrição provocada pela COVID-19.

Entre estas comunidades, os fiéis da Paróquia de Nossa Senhora do Carmelo reuniram-se no pátio da igreja com velas acesas nas mãos, sussurrando orações com o canto melodioso do coro paroquial “Teodorico Pedrini”. Desta forma, prestaram homenagem ao Padre Teodorico Pedrini, missionário italiano, teólogo e autor de canções sacras, que fundou e viveu nesta igreja durante sua estada na capital do império da dinastia Qing.

Foi um momento evocativo, sobretudo um momento forte de fé e de espírito missionário, porque os fiéis transmitiram a alegria da mensagem cristã a todos os que vivem no local, oferecendo um testemunho vivo e eloquente.

O caminho dos católicos chineses até o Natal se intensificou nas últimas semanas também por meio de obras de caridade concretas. Na festa de São Francisco Xavier, padroeiro da missão na China, o grupo de caridade da Paróquia de Aozhen, na cidade de Ordos, interior da Mongólia, liderado pelo Padre Qiqigeli e pelas freiras, apesar da temperatura abaixo de zero, visitou o asilo do município.

Além dos presentes de Natal, levaram o amor do Senhor aos idosos, por meio de atendimento médico, assistência e disponibilidade para ouvi-los e passar um dia com eles. Por fim, o Pároco deu a bênção aos idosos e às enfermeiras e auxiliares.

A Comunidade Eclesial de Base de Yongnian, em Xangai, foi fundada há 16 anos por um grupo de trabalhadores imigrantes da Diocese de Yongnian (atual Handan), na Província de Hebei.

Ao longo destes anos de trabalho árduo, eles nunca negligenciaram a vida de fé e o compromisso de caridade.

Durante a celebração litúrgica sobre o tema “No caminho das bem-aventuranças”, no dia 4, os membros do grupo confirmaram seu espírito de adesão à diocese mãe de Yongnian e à diocese de Xangai, que os acolheu.

Além da participação ativa na vida da paróquia onde estão hospedados e na reunião mensal da comunidade, na época do Natal, os membros da comunidade ajudam famílias em dificuldade, doam sangue, visitam idosos e enfermos. Eles também apoiaram financeiramente a construção do bispado, o centro diocesano de treinamento, o orfanato e a restauração de igrejas em várias dioceses.

Fonte: Agência Fides

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários