COVID-19: Dez países da União Europeia estão em situação ‘muito preocupante’

A epidemia do coronavírus continua a se agravar no continente europeu, com aumento exponencial de novos contágios, principalmente entre a população não vacinada

Mapa mostra a incidência de casos de COVID-19 nos países da Europa nos últimos 14 dias.  Fonte: ECDC

Em sua última avaliação de risco, o Centro Europeu de Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) declarou que a situação epidemiológica no bloco é de um rápido e significativo aumento dos casos e uma lenta baixa na taxa de mortalidade.

Com a progressiva alta dos contágios desde o início da temporada mais gelada no continente, o quadro deve sofrer alterações em breve. “Espera-se que os casos, hospitalizações e mortes aumentem durante as próximas duas semanas”, diz a agência.

Panorama

Bélgica, Polônia, Holanda, Bulgária, Croácia, República Tcheca, Estônia, Grécia, Hungria e Eslovênia são os países em que a situação é tida como “muito preocupante” pela ECDC.

A classificação combina número de casos, internações e mortes com a evolução recente da doença.

A categoria “preocupante” inclui a Áustria, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Irlanda, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Romênia e Eslováquia, além de três países europeus que não fazem parte do bloco: Noruega, Islândia e Liechtenstein.

Com altas taxas de vacinação, França e Portugal são considerados países em que a preocupação com a nova onda de casos é moderada, enquanto na Itália e na Espanha é baixa.

De acordo com as projeções da agência, o número de casos e mortes deve aumentar em cerca de 50% nas próximas duas semanas, atingindo uma taxa semanal de 300 novos casos e 2,7 mortes por 100 mil habitantes na União Europeia.

Fonte: RFI Brasil

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários