Cristãos de Gaza agradecem ao Papa

Latin Patriarchate of Jerusalem

Em uma mensagem emocionada enviada ao Papa Francisco, os cristãos da única paróquia católica de Gaza, a Paróquia Latina da Sagrada Família, expressaram sua gratidão pelos esforços do Pontífice. “Estamos tão felizes em agradecer ao Papa Francisco por sua contínua ajuda e pelos esforços feitos em nosso favor. Do fundo do coração, agradecemos e pedimos ao Senhor que o abençoe e também o seu trabalho espiritual e humanitário em Gaza e no mundo inteiro”, diz o texto, divulgado pelo Patriarcado Latino de Jerusalém. 

Segundo Padre Gabriel Romanelli, o Pároco, muitos fiéis retornaram às suas casas para avaliar os danos. “Alguns descobriram que suas casas foram completamente destruídas, enquanto outros nem conseguem localizar os bairros onde viviam”, afirmou. 

“Rezamos para que este seja o início de uma paz duradoura. Confiamos nos esforços internacionais para pôr fim à guerra e focar o futuro do Oriente Médio e da Terra Santa”, completou o Sacerdote. 

Durante a guerra, a paróquia se destacou pelo apoio humanitário, atendendo não apenas cristãos, mas também famílias muçulmanas das áreas próximas. Com a ajuda do Patriarcado Latino e da organização Malteser International, alimentos continuam a ser distribuídos a milhares de famílias. “Estamos focados em organizar a vida pastoral da paróquia, garantindo a segurança de todos, continuando a rezar e mantendo as atividades diárias, mesmo em meio às circunstâncias difíceis”, disse o Padre Romanelli. 

EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA MÉDICA 

A educação também é uma prioridade. “Nosso objetivo é manter os estudantes no caminho para o ano letivo, especialmente os que se preparam para o exame Tawjihi, oferecendo-lhes um sentido de esperança tão necessário agora”, explicou o religioso. Além disso, em parceria com a Caritas Jerusalem e as Irmãs de Madre Teresa, a paróquia oferece assistência médica dentro de suas capacidades. 

Apesar das dificuldades, a fé tem sido um pilar essencial para a comunidade cristã de Gaza. “Em meio aos tumultos, nos empenhamos para oferecer não apenas ajuda material, mas também espiritual, promovendo um ambiente enriquecedor para todos”, concluiu Padre Romanelli. 

Com uma mistura de resiliência e apoio humanitário, a comunidade cristã de Gaza busca reconstruir suas vidas, mantendo viva a esperança de dias melhores. 

Com informações de Vatican News e Agência Fides 

Deixe um comentário