Cristãos na Malásia se solidarizam com desalojados após inundações

Cerca de 70 mil pessoas tiveram de deixar suas casas em razão das fortes chuvas no país asiático. ‘O Senhor também vem em tempos de sofrimento e angústia, trazendo seu espírito de amor e consolo’, diz o Secretário Geral do Conselho das Igrejas da Malásia

“Estamos chocados pelo catastrófico acontecimento das inundações que tem afetado muitas comunidades em oito estados do país. Muitas comunidades cristãs que estavam celebrando o tempo do Advento e se preparavam para as festas natalinas se viram afetadas. Expressamos nossa profunda e sincera solidariedade e proximidade espiritual as famílias das vítimas e dos desalojados”.

O relato, feito à Agência Fides, é do Reverendo Jonathan Jesudas, pastor metodista e Secretário Geral do Conselho das Igrejas da Malásia, organismo ecumênico. Ele se refere às condições no país, após as inundações que afetaram primeiro o estado de Kelantan e depois outras áreas de mais sete estados, tanto na península da Malásia quanto em Borneo malaio.

“Nos próximos dias, a rede de igrejas cristãs dos diferentes estados colocará em ação iniciativas de caridade, consolo e solidariedade. Daremos a elas todo nosso apoio. O Senhor também vem em tempos de sofrimento e angústia trazendo seu espírito de amor e consolo”, prosseguiu o Reverendo.

5 MORTOS E 70 MIL DESALOJADOS

De acordo com as autoridades locais, ao menos cinco pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas – entre elas um menino de 15 meses e uma menina de 2 anos – e mais de 70 mil pessoas estão desalojadas após as inundações e o deslocamento de terra provocados pelas enchentes das monções, que alcançaram 3 metros de altura.

No estado de Kelantan, por exemplo, mais de 31 mil pessoas fugiram de suas casas. Já no estado de Terengganu, 39 mil habitantes precisaram ser retirados de seus lares e levados para abrigos temporários. Evacuações também foram feitas nos estados de Pahang, Johor y Perak, Selangor, Sarawak e Sabah. E a previsão é de que as fortes chuvas prosseguirão nos próximos dias.

Cristãos, de diferentes igrejas, estão se mobilizando para ajudar os afetados pelas chuvas. “Rezamos pelas vítimas, para que Deus mantenha unida as famílias que estão experimentando o trauma de perder seus entes queridos e a aterrorizante experiência de ser arrastadas pela água correndo em suas terras, e que vivem um Natal como desalojados. Rezamos para que nos próximos dias, possam experimentar a misericórdia e a compaixão por meio dos muitos braços que lhes estendem as mãos. Rezamos para que a graça de Deus esteja com os socorristas, voluntários, policiais, paramédicos e todos aqueles que possam aliviar o sofrimento destas pessoas”, disse o Reverendo Jonathan Jesudas.

As inundações na Malásia são um fenômeno que ocorre anualmente devido à monção do Noroeste, que ocasiona fortes chuvas de novembro a março. O recém-eleito primeiro ministro malaio, Anwar Ibrahim, visitou as zonas afetadas e uma escola utilizada como centro de acolhida em Kelantan. Frente à atual emergência, o governo do país destinou o equivalente a 90 milhões de dólares para a Agência Nacional de Gestão de Catástrofes.

Fonte: Agência Fides (tradução para O SÃO PAULO – Daniel Gomes)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários