Cristãos voltam a celebrar Domingo de Ramos nas ruas de Jerusalém

Patriarca Latino de Jerusalém celebra Domingo de Ramos na Basílica do Santo Sepulcro (Foto: Nadim Asfour/Custódia da Terra Santa)

A Semana Santa de 2021 foi aberta em Jerusalém na manhã desde dia 28, com a celebração do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor na Basílica do Santo Sepulcro. A celebração foi presidida pelo Patriarca Latino de Jerusalém Dom Pierbattista Pizzaballa.

Ao contrário de 2020, quando todas as celebrações pascais como a participação do público foram suspensas na Terra Santa, devido à fase crítica da pandemia, este ano, foi possível realizar procissões pelas ruas, com número reduzido de fiéis e seguindo os protocolos sanitários. Atualmente, com mais da metade da população vacinada, Israel vive uma fase de queda da COVID-19.

“Devido à pandemia, há mais de um ano não podemos celebrar a procissão solene e festiva no Domingo de Ramos! Embora de forma reduzida, este ano, no entanto, pudemos festejar. Mesmo sendo poucos, a alegria e a determinação para aclamar a Cristo como nosso Rei e Senhor são as mesmas de sempre!”, afirmou o Patriarca latino, em  mensagem enviada a todos os fiéis.

Bênção sobre a Cidade Santa

À tarde, houve uma procissão que partiu do Monte das Oliveiras e fez uma parada na Igreja Dominus Flevit, que recorda o lugar onde Jesus chorou ao avistar Jerusalém, como relata o Evangelho de São Mateus (23, 37). De lá, Dom Pierbattista invocou a bênção de Deus sobre toda a Cidade Santa.

“Rezemos por Jerusalém e a abençoemos com o sinal da redenção! Faz parte da missão específica da nossa Igreja de Jerusalém rezar por esta Cidade Santa e salvaguardar a sua vocação de ser casa de oração para todos os povos, onde todos são igualmente cidadãos e onde cada crente nela encontra a sua casa”, afirmou o Patriarca.

Com número reduzido de fiéis, cristãos realizam procissão do Domingo de Ramos em Jerusalém (Foto: Nadim Asfour/Custódia da Terra Santa)

“Nesta Semana Santa, que começa hoje, iremos percorrer novamente os momentos marcantes da paixão e da morte de Jesus, e também nos uniremos a ele com as nossas muitas paixões e mortes, as muitas cruzes que pesam sobre os nossos ombros. Mas também queremos encontrá-lo ressuscitado e vivo entre nós, e ser suas testemunhas em Jerusalém e em todo o mundo!”, acrescentou Dom Pierbattista.

Pandemia

Desde o fim de fevereiro, o governo de Israel começou a flexibilizar o lockdown nacional, autorizando o retorno gradual das atividades econômicas, escolas e templos, seguindo limites de capacidade e protocolos sanitários. Segundo o ministério da saúde local, 50,07% da população geral recebeu ambas as doses da vacina e 55,96% a primeira dose.

O país viu uma queda de 85% nas mortes diárias de COVID-19, uma redução de 72% nos casos de doenças graves e 86% menos casos diários da doença desde o terceiro pico da pandemia, em meados de janeiro.

(Com informações de Patriarcado de Jerusalém e CNN)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários