Delegação suíça dos ‘Cantores Estelares’ distribui mais de 150 bênçãos em Roma

Vatican Media

Sevan, Bree Victoria, Salome e Norah são os nomes dos quatro Cantores Estelares da Suíça francesa com idades entre 11 e 13 anos que viajaram a Roma pela primeira vez no ano de 2022, com a delegação do Tirol do Sul e da Alemanha, para comparecer a Missa de Ano Novo presidida pelo Papa Francisco.

Os Cantores Estelares fazem parte de uma tradição que remonta ao século 16 e é muito difundida no norte da Europa. Segundo o costume, as crianças vestidas de Reis Magos, pastores ou anjos, cantam canções de natal nas ruas e distribuem as bênçãos “C + M + B” (Christus Mansionm Benedicat – Que Cristo abençoe esta casa), nas casas das cidades onde eles moram. Eles começam antes do Natal até a Epifania. Os pequenos arrecadam fundos para obras de caridade.

Desde 2001, graças à organização da Pontifícia Obra da Infância Missionária Alemã de Achen, algumas delegações dos grupos dos Cantores Estelares puderam visitar Roma para participar da Missa com o Santo Padre no dia 1º de janeiro e desfrutar de um alguns dias na Cidade Eterna entre visitas culturais, encontros e momentos compartilhados entre as diversas delegações que se reúnem em Roma.

“Estamos gratos por termos vindo a Roma apesar do momento difícil que estamos passando devido à pandemia. Como resultado da pandemia, a campanha Cantores Estelares em nossos países será estendida até 2 de fevereiro deste ano”, explica Nadia Brügger, coordenadora dos Cantores Estelares da Suíça francesa e Sonja Lofaro, responsável pelas organizações missionárias infantis da Missão Suíça.

“Os encontros ‘inesperados’ da nossa viagem deram às crianças a oportunidade de conhecer pessoas comuns na rua, em restaurantes ou bares, em frente às igrejas”, continua Nádia.

Especialmente comovente foi o encontro com os sem-teto, que despertou grande interesse neles e levantou muitas questões. Eles distribuíram mais de 150 bênçãos no total “, diz Nádia. De 29 de dezembro a 2 de janeiro, as quatro Cantoras Estelares do cantão de Neuchâtel de St-Aubin-Cortaillod acompanhadas de suas animadoras Rosa Piccinni e Gerda Pimentel, destacaram a atenção ao ecumenismo como o tema principal de suas atividades. Eles também se encontraram com alguns membros da Guarda Suíça e receberam a visita do cardeal Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, que os definiu como “mensageiros da esperança”. reunião cordial, o Cantor Esteelar se apresentou para ele e recebeu uma bênção especial.

No dia 1 ° de janeiro foi a vez da missa com o Santo Padre, que todos se disseram entusiasmados e que nenhum deles esquecerá. “Ser Cantor Estelar é um grande presente – disseram os quatro jovens juntos – nos dá a oportunidade de ajudar outras crianças, assim como o lema da infância missionária nos lembra “As crianças ajudam as crianças” e ao mesmo tempo nos oferece a oportunidade de viver experiências extraordinárias como esta em Roma”.

Graças à campanha Star Singers, cerca de 200 projetos para crianças na África, América Latina, Ásia e Oceania nas áreas de educação, saúde, nutrição e pastoral podem ser apoiados todos os anos. The Star Singers é a maior campanha de solidariedade infantil para crianças em todo o mundo.

Fonte: Agência Fides

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários