Dia Mundial da Infância Missionária é dedicado ao testemunho

(Foto: ANSA)

O Dia Mundial da Infância Missionária 2021 celebrado nesta quarta-feira, 6, é dedicado ao tema comum do testemunho. O anúncio foi feito pelo site do Secretariado Internacional da Pontifícia Obra da Infância Missionária, uma das quatro Pontifícias Obras Missionárias que, hoje presente em mais de 130 países, opera com o lema “Crianças evangelizam crianças, crianças rezam pelas crianças, crianças ajudam crianças em todo o mundo”.

“Este ano, devido à pandemia, muitas Jornadas Missionárias da Infância não serão celebradas a nível nacional com um encontro de todas as crianças e jovens, mas provavelmente a nível paroquial e de grupo – explica a Secretária Geral, Irmã Roberta Tremarelli”

“A possibilidade de utilizar as redes sociais dará a oportunidade de ampliar a participação, por isso posso dizer que, apesar da dificuldade deste momento marcado pela pandemia, temos a oportunidade de conhecer mais pessoas ainda que virtualmente”, acrescenta a religiosa do Instituto das Servas Missionárias do Santíssimo Sacramento.

Com as famílias

Muitas direções nacionais já organizaram o Dia com slogans e materiais adequados para convidar crianças e jovens a se comprometerem e se envolverem no Carisma proposto pela Obra da Infância Missionária. O envolvimento das crianças, graças à sua sensibilidade, envolve também as famílias. “Portanto, o primeiro lugar onde as crianças são testemunhas é justamente na família”, diz a irmã Tremarelli. “É um testemunho recíproco: os pais testemunham a sua fé aos filhos e ao mesmo tempo os filhos e os jovens testemunham aos pais o compromisso de pensar nos outros, aqueles que vão para além da própria família, para além da sua vizinhança, para além da próprio país”.

Recorda-se que o aniversário da Jornada Missionária da Infância foi instituído em 1950 pelo Papa Pio XII, que deixou a cada uma das Igrejas nacionais a liberdade de escolher a data, ainda que muitos países a celebrem no dia 6 de janeiro, Solenidade da Epifania.

A fundação da Pontifícia Obra Missionária da Infância foi criada graças à feliz intuição do bispo francês, Dom Charles de Forbin Janson, inspirado na Venerável Paulina Jaricot (1799-1862), leiga francesa que fundou as Obras do “Conselho da Propagação da Fé” e “Rosário Vivo” e cujo processo de beatificação está em andamento.

A ideia era envolver as crianças na ajuda a outras crianças, por meio da oração e da colaboração material. Era 19 de maio de 1843 quando, com esta iniciativa, foi lançada a semente do que viria a ser a Obra Missionária da Infância, reconhecida como Pontifícia pelo Papa Pio XI em 1922.

(Fonte: Vatican News/Fides)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários