Diocese no Vietnã tem 34 novos sacerdotes ordenados

No país asiático em que a influência das religiões orientais é marcante e os católicos representam menos de 7% da população, diocese surpreende com a pujança de vocações sacerdotais; metade dos novos ministros ordenados será destinada a outras regiões

Reprodução do YouTube da Diocese de Vinh

Dom Alphonso Nguyen Huu Long, Bispo de Vinh, presidiu no último domingo, 25, a cerimônia de ordenação de 34 novos sacerdotes que serão enviados como missionários para anunciar e testemunhar o Evangelho. “É um dia de grande alegria, um dia de grande bênção na Diocese de Vinh”, comemorou.

A celebração estava programada para contar com a presença de todos os sacerdotes da Diocese, juntamente com os religiosos, os seminaristas e os fiéis. Entretanto, respeitando os protocolos de prevenção contra o coronavírus, a cerimônia ocorreu com a participação de um pequeno grupo.

Missão

Na homilia, o Bispo recordou que este momento de felicidade, vivido na Diocese vietnamita, ocorre em um momento de grande sofrimento em muitas partes do mundo, por causa da pandemia de COVID-19.

Segundo Dom Alphonso, os novos sacerdotes serão como o bom samaritano, levando cuidados e misericórdia aos corações feridos, sendo ainda missionários em lugares remotos, inclusive em outras Dioceses, onde o Senhor os chamar.

“A evangelização é a tarefa de todo batizado; a missão de todo sacerdote é levar os homens a Deus para receber o dom da salvação e a vida eterna. Os sacerdotes são chamados a mostrar sua disponibilidade e alegria quando forem enviados para o serviço pastoral ou para uma missão em regiões remotas, pobres ou de difícil acesso”, explicou.

Doar a vida

Em seguida, afirmou que “as pessoas que se encontram em lugares de conflito ou onde há catástrofes naturais ou um alto risco de contágio de pandemias, necessitam realmente da presença dos sacerdotes para ter consolo material e espiritual, ajuda para superar a dor, para receber esperança”.

Segundo o Bispo de Vinh, cuja diocese é composta de 93 paróquias, “os sacerdotes são apóstolos e optaram por Jesus para trabalhar em sua vinha. Hoje em dia, em nosso mundo, não é fácil encontrar jovens dispostos a dar sua vida para servir as pessoas em lugares difíceis e perigosos. O Senhor, no entanto, continua chamando jovens de boa vontade que queiram levar a semente da fé e o amor de Deus aos irmãos em dificuldade”.

Partilha

O Prelado explicou ainda que ‘doará’ alguns sacerdotes para outras Dioceses necessitadas, enviando-os em missão para que todos os fiéis tenham acesso à Boa-Nova do Evangelho. “No contexto da escassez de sacerdotes, e enquanto a população sofre com a pandemia e outras coisas, após um discernimento em oração, decidi compartilhar a metade destes novos ministros ordenados em territórios isolados, em outras Diocese que carecem de sacerdotes”, prometeu.

Falando sobre as vocações sacerdotais na Diocese de Vinh, Dom Alphonso disse que a comunidade diocesana foi abençoada por Deus “porque nos foram dados muitos sacerdotes e estamos contentes em compartilhar este precioso dom com lugares onde as pessoas têm grande necessidade de um padre”.

Por fim, o Bispo de Vinh se dirigiu aos recém-ordenados, exortando-os a “dedicar sua vida ao serviço e à glória de Deus durante o resto de sua existência, sem se preocupar com o lugar em que viverão, mas pensando apenas em levar almas para Deus”.

Fonte: Gaudium Press

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários