Em Assis, presidência do Celam reza pelos povos da América Latina  

Membros da presidência do Celam, em peregrinação a Assis, Itália (Foto: ADN Celam)

A poucos metros do túmulo de São Francisco, na basílica que leva seu nome, na cidade italiana de Assis, a Presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) celebrou a Eucaristia nesta terça-feira, 1º, com dezenas de peregrinos que fizeram da Solenidade de Todos os Santos uma oportunidade para renovar a sua fé e dar graças a Deus pelo testemunho de tantos beatos, mártires e santos da Igreja Católica.

Os membros desse organismo eclesial foram à Itália para uma série de reuniões em dicastérios da Cúria Romana, incluindo um encontro com o Papa Francisco, para a apresentação do documento “Para uma Igreja sinodal em saída para as periferias – Reflexões e propostas pastorais da Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe”, evento continental ocorrido na Cidade do México em novembro de 2021.

TERRA MÍSTICA

“Estivemos no túmulo de São Francisco recordando não só ele, mas também muitos outros santos desta terra mística que tanto nos deram inspiração para viver o Evangelho de Jesus até hoje”, comentou o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo e 1º Vice-Presidente do Celam.

Junto com os bispos e cardeais da Presidência do organismo latino-americano, vários sacerdotes da Argentina, Colômbia, México e Nicarágua concelebraram a Eucaristia na Basílica de São Francisco, considerada “o coração do franciscanismo” e “um pulmão de espiritualidade que nos chama à conversão”, conforme afirmou o Arcebispo de Trujillo (Peru) e Presidente do Celam, Dom Miguel Cabrejos Vidarte, que também pertence à Ordem dos Menores Franciscanos.

Missa na Basílica de São Francisco, em Assis (Foto: ADN Celam)

LEVar O EVANGELHO A SÉRIO

Sobre a Solenidade de Todos os Santos e seu significado para os cristãos, Dom Miguel afirmou, na homilia, que “a santidade não é privilégio de poucos, mas é um ideal que diz respeito a todos aqueles que seguem a Cristo”, lembrando também que “as bem-aventuranças nos apresenta uma imagem de Jesus pobre, manso, dedicado, misericordioso, pronto a fazer sempre a vontade do Pai”.

“Os santos são os que estão ao lado, são aqueles irmãos e irmãs que levaram o Evangelho a sério”, continuou o arcebispo peruano. Nesse sentido, “a vida cristã não é uma caminhada confortável, é um caminho acidentado, em saída, cheio de obstáculos, porque ‘para entrar no Reino de Deus é preciso passar por muitas tribulações’ (At 14, 22), mas também é verdade que não percorremos este caminho sozinhos, Deus está conosco e com Deus nada nos falta”.

‘REZAMOS PELOS JOVENS’

Os membros da Presidência do Celam também visitaram a Basílica de Santa Maria dos Anjos e, nela, a Porciúncula, bem como a Basílica de Santa Clara e a capela onde se encontra o corpo do Beato Carlos Acutis, jovem que dedicou uma grande parte de sua vida à evangelização do ‘continente digital’. “Rezamos pelos jovens, pelas vocações, pelos seminaristas, pela vida consagrada e por aqueles que têm paixão por Jesus e por comunicar sua vida através das redes sociais”, disse Dom Jorge Lozano, Arcebispo de San Juan de Cuyo ( Argentina) e Secretário-geral do Celam.

“Temos rezado por nossos povos, para que o Senhor fortaleça nossas famílias e nos dê paz em nossos corações, para que possamos construir uma pátria onde bendizei e louvei o nome de Deus para sempre”, afirmou o Cardeal Leopoldo Brenes, Arcebispo de Manágua (Nicarágua) e 2º Vice-Presidente de Celam

No final da peregrinação, Dom Rogelio Cabrera, Arcebispo de Monterrey (México) e Presidente do Conselho de Assuntos Econômicos de Celam, inspirando-se na popular saudação Franciscana “Paz e bem”, fez um apelo para continuar “promovendo o bem”, porque “a paz é acompanhada do bem, e onde há o bem, há paz”.

Fonte: ADN Celam

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários