Em meio a guerra em Gaza, o Natal em Belém

Em um cenário de dor e medo pelo conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas na Faixa de Gaza, o Natal foi celebrado em Belém, na segunda-feira, 25 de dezembro.

Missa da Noite de Natal na Igreja de Santa Catarina de Belém, presidida pelo Cardeal Pizzaballa, Patriarca Latino de Jerusalém

“Decidimos preservar o espírito do Natal e proteger o Status Quo. Como cristãos, consideramo-nos uma parte essencial do povo palestino. Jesus Cristo nasceu nesta cidade. Esta mensagem, esta nobre mensagem, deve ser espalhada por todo o mundo e a comunidade internacional tem o dever de trazê-la de volta a Belém, agora que Belém e toda a Palestina precisam de paz”, expressou Hanna Hanania Nasser, prefeito de Belém.

Para demonstrar a sua proximidade e o seu amor por esta terra e pelos seus habitantes, o Papa Francisco enviou o Cardeal Konrad Krajewski como seu mensageiro para este Natal.

“O Papa me enviou aqui sobretudo para rezar. E é o que estou fazendo nestes dias, visitando também as comunidades, as crianças órfãs, famílias pobres, especialmente em Jerusalém e Belém. Consegui falar também com o vice-pároco de Gaza e outras pessoas para transmitir ao Santo Padre todas estas notícias que não são boas mas também aquelas cheias de esperança”, comentou o Cardeal.

Padre Gabriel Romanelli, Pároco de Gaza, lembra que esta terra viu Cristo nascer, acolheu a sua palavra, e agora está novamente  vivendo a escuridão e procura pela luz verdadeira. “Como podemos não ter em conta os nossos irmãos e irmãs em Gaza? Dia e noite, clamamos que o Senhor venha nos proteger. Pedimos a Deus, Nosso Senhor, o  Emanuel, que esta noite de Belém, nos traga uma luz, que venha a luz verdadeira que é o Senhor”.

O Cardeal Pierbattista Pizzaballa, Patriarca Latino de Jerusalém, contou que tem exortado os cristãos a permanecer unidos, a não perder a esperança e não se fechar no casulo da própria dor, “mas olhem para o alto, ou melhor, olhem para a gruta de Belém de onde vem a luz que ilumina a nossa existência. Não só os cristãos da Terra Santa, mas o mundo olha hoje para Belém. Digo à Igreja do mundo inteiro que olhe para Belém, para o mistério que se cumpre em Belém. Mas olhem também para a dor, para a ferida profunda que existe neste país, nesta terra que é uma espécie de sinal, uma espécie de paradigma das feridas, das muitas feridas que existem no mundo. As feridas precisam de cuidado, atenção e amor”.

Apelo similar foi feito por Dom Adolfo Tito Yllana, Núncio Apostólico para Israel e Chipre e Delegado Apostólico para Jerusalém e Palestina: “É Natal, não podemos perder a razão humana que Deus nos deu. Não percamos o sentido humano; Et Verbum Caro Factum Est .‘O Verbo se fez carne’. Este é o verdadeiro sentido do Natal”.

Fonte: Vatican News – por Lurdinha Nunes, em Belém

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários