Em Portugal, peregrinos iniciam celebrações de Nossa Senhora de Fátima

Esplanada com capacidade para 300 mil pessoas poderá acolher até 7,5 mil fiéis (foto: Santuário de Fátima)

Os peregrinos poderão participar presencialmente das celebrações do dia 13 de maio no Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Portugal.

Em articulação com as autoridades de saúde, o santuário mariano poderá acolher até 7,5 mil fiéis seguindo os protocolos sanitários impostos pela pandemia, como o uso obrigatório de máscara, o distanciamento físico e a higienização das mãos.

Os espaços ao longo da esplanada que, em situações normais, tem capacidade para cerca de 300 mil pessoas, foram assinalados por círculos  no chão, nos quais poderão ficar apenas  peregrinos que pertençam ao mesmo grupo.

Programação

As celebrações começaram na noite da quarta-feira, 12, como a Oração do Rosário, seguida da tradicional procissão das velas e uma celebração da Palavra.

No dia 13, haverá a récita do Rosário, às 9h (5h no Brasil), seguida da missa internacional às 10h (6h no Brasil). Na conclusão da missa, haverá ainda a habitual bênção aos enfermos.

Essas liturgias serão presididas pelo Cardeal José Tolentino Mendonça, arquivista do Arquivo Apostólico do Vaticano e Bibliotecário da Biblioteca Apostólica Vaticana.

“Como português e católico, Fátima tem um significado profundo, que me deixa cheio de alegria poder participar com todos os peregrinos nestas jornadas intensas de oração e espiritualidade”, disse o Cardeal Tolentino, em entrevista coletiva realizada na quarta-feira.

Respeito às normas

O Bispo de Leiria-Fátima, Cardeal António Marto, agradeceu o “comportamento exemplar dos peregrinos de Fátima” e sublinhou o “cuidado dos cristãos na celebração da sua fé, em uma atitude que elogiou como “um grande contributo para o controlo da pandemia”.

Celebrações são transmitidas ao vivo pela internet

O Cardeal Marto lembrou ainda a comemoração do 40º aniversário do atentado à vida do Papa São João Paulo II e o 75º aniversário da coroação da Imagem de Nossa Senhora, venerada na Capelinha das Aparições, lembrando a insistência “profética” do Papa Pio XII em que a Imagem fosse coroada com o título de Rainha da Paz e do mundo, “sublinhando o núcleo central e a dimensão universal da Mensagem de Fátima”.

Conectado

O Santuário de Fátima também participará da maratona de oração pelo fim da pandemia convocada pelo Papa Francisco par ao mês de maio, com a participação de 30 santuários de todo o mundo. Por isso, no dia da padroeira, às 17h (13h no Brasil), haverá a oração do Rosário na Capelinha das Aparições.

As celebrações no Santuário de Fátima podem ser acompanhadas ao vivo por este link.

(Com informações do Santuário de Fátima)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários