Encontro Mundial das Famílias acontecerá em Roma e em todo o mundo

Organizado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, juntamente com a Diocese de Roma, o X Encontro Mundial das Famílias, que acontece de 22 a 26 de junho, pretende destacar o amor familiar como vocação e caminho de santidade, para compreender e partilhar o significado profundo e salvífico das relações familiares na vida cotidiana. 

Devido à pandemia, o Papa Francisco estabeleceu, no ano passado, que o Encontro será realizado com uma nova dinâmica: não somente em Roma, principal local que o sediará, como também nas dioceses de todo o mundo, por meio de iniciativas locais baseadas no tema “Amor em família: vocação e caminho de santidade”, possibilitando às famílias e comunidades se envolverem nessa proposta e dela participarem. 

Além de reforçar o pedido do Papa Francisco para que as conferências, painéis e demais atividades durante o Encontro sejam acompanhados em tempo real pelas famílias por meio dos veículos de comunicação e da internet, O SÃO PAULO destaca a seguir as iniciativas locais de três dioceses pelo mundo. 

A Diocese de Maitland-Newcastle, na Austrália, preparou uma extensa programação, com atividades que acontecem diariamente em suas paróquias, de 15 a 26 de junho. Além das missas diárias, destinadas à participação de toda a família, haverá encontros, palestras a respeito de temas como relacionamento familiar, conexão social, bem-estar, doenças mentais, luto e perda na vida adulta, entre outros; bazares beneficentes, caminhadas, piqueniques, churrascos, atividades de lazer em parques, entre outras, sem- pre com o intuito de envolver todos os membros de cada família, independentemente da faixa etária. 

A Diocese de Kingston, no Canadá, em conformidade com o espírito do Encontro, quer colocar as famílias no centro da atenção pastoral, e suas iniciativas se estenderão de 19 a 26 de junho. As atividades propostas incluem, por exemplo, levar todos os membros da família para participar das missas, colaborar com uma coleta em dinheiro ou fazer uma doação para uma campanha beneficente de arrecadação de fundos, voluntariar a família toda em prol de uma causa que seja comum a todos, estimular a proximidade e a conversa familiar, participar de atividades ao ar livre a fim de integrar os familiares, entre outras. 

A Diocese de Westminster, no Reino Unido, criou, como resposta às propostas do Encontro, as “Estações de Oração”, um material acessível na internet que pode ser utilizado por paróquias, famílias e grupos em qualquer época do ano e cuja intenção é criar um itinerário interativo de oração. Seu conteúdo é baseado nos ensinamentos das Escrituras e dos documentos da Igreja a respeito da família e foi desenvolvido para gerar engajamento e interatividade, fornecendo elementos de descoberta e formação para evangelizar e catequizar e, assim, ajudar a construir as famílias e as comunidades locais. 

O X Encontro Mundial das Famílias marcará a conclusão do Ano Família Amoris laetitia, uma celebração das famílias em comemoração ao quinto ano de publicação da exortação apostólica Amoris laetitia, por meio da qual o Papa Francisco endereça uma carta de amor com ações práticas para toda a família, encoraja os casais à santidade e os jovens à vocação matrimonial. 

Fontes: Dioceses de Maitland-Newcastle, Kingston e Westminster e Vatican News 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários